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No MARC 21, em qual campo deve-se registrar a entrada principal de um item informacional?
Sobre publicações impressas que podem receber o ISBN, considere:
I - Estejam disponíveis ao público e não exista a intenção de ser uma publicação em série.
II - Contenham texto.
III - Materiais promocionais e propagandas.
IV - Jornais e revistas.
Podem receber o ISBN:
O elemento, de um ISBN de 13 dígitos, que apresenta 3 dígitos e é especificado pela Agência Internacional do ISBN, em conformidade com o sistema global de numeração de produtos EAN.UCC. é o:
De acordo com a 2ª edição padrão internacional em língua portuguesa da CDU, para a representação de Domicílios formados por unidades familiares no Brasil, considerando 314.117.31 para tipos de domicílios; 316.812 para unidades familiares e (81) para Brasil, a notação adequada é:
Na organização de conceitos, quando um mesmo símbolo é identificado com dois ou mais conjuntos de características distintas se configura polissemia.
Para resolver esse problema, o bibliotecário deve distinguir os símbolos por meio de:
Uma bibliografia compilada para subsidiar um trabalho de estatística, arrolando exclusivamente artigos recém-publicados em periódicos brasileiros, de autores brasileiros indicados pelos pesquisadores que solicitaram essa tarefa ao bibliotecário, é classificada, a partir da consolidação desses critérios, como:
A Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos de uma organização. Resumidamente, pode-se entender que segundo Nonaka & Takeuchi (1997) o conhecimento pode ser de duas formas, tácito e explícito, e que transitar de um tipo a outro pode se dar por 4 diferentes processos, conforme o diagrama:
Analisando esse diagrama, pode-se afirmar que
conhecimento tácito é aquele que está declarado, explicado, e conhecimento explícito é aquele que não pode ser exteriorizado por palavras. Assim, o conhecimento tácito nos leva a entender o chamado know-how, ou a maneira como pessoas especiais fazem coisas diferentes.
o processo que transfere o conhecimento tácito de uma pessoa para conhecimento tácito em outra pessoa é conhecido como combinação. É o processo que gera conhecimento compartilhado.
externalização é uma forma de conversão que envolve diferentes conjuntos de conhecimento explícito controlado por indivíduos, e os mecanismos de troca podem ser reuniões, conversas entre indivíduos, conversas pessoais ou através de sistemas computacionais.
processo de internalização pode ser encontrado em grupos de discussão de Web sites, em que profissionais tentam traduzir suas experiências para diversos públicos.
socialização é o processo de transferência do conhecimento tácito de uma pessoa para criá-lo em outra. É basicamente experimental, um processo entre indivíduos, ativo que envolve a captura de conhecimento por meio da interação, da troca de experiências, resultando em aquisição de habilidades e modelos mentais comuns.
Um dos modelos existentes para sistematizar o processo de busca de informação (PBI) é o modelo de Carol Kuhlthau, que considera este uma atividade construtivista do usuário para encontrar significado a partir da informação, na qual ele se insere para ampliar seus conhecimentos sobre determinado problema ou assunto. A compreensão desse processo (PBI) exige análise sob 3 focos:
Gerencial (procedimentos de trabalho), Tecnológico (software e hardware) e Conteúdo (fontes de informação utilizadas pelo sistema).
Tecnológico (ferramentas utilizadas pelo sistema), Conteúdo (fontes de informação utilizadas pelo sistema) e Organizacional (sistema de recuperação da informação).
Organizacional (sistema de recuperação de informação), Conteúdo (sistema de processamento técnico do material) e Educacional (treinamento recebido pelo usuário).
Físico (ações realmente executadas), Afetivo (sentimentos experimentados durante o processo de busca) e Cognitivo (idéias relacionadas tanto ao processo de busca quanto ao conteúdo).
Físico (identificação do repertório de experiências e de conhecimento já adquirido pelo usuário), Cognitivo (comportamento do grupo social e profissional a que pertence) e Tecnológico (ferramentas conhecidas pelos usuários).
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: O planejamento faz o tempo trabalhar a nosso favor, pois
O planejamento estratégico baseia-se na análise externa do ambiente organizacional, utilizando dados quantitativos e qualitativos de longo prazo, resultando em uma postura proativa de seus dirigentes. Busca-se, dessa forma, antever o futuro, trazendo-o para o presente e indagando-se o que deve a organização estar fazendo hoje a fim de melhor preparar-se para as incertezas e turbulências previsíveis que poderão afetar as suas atividades. Em relação ao planejamento estratégico, é INCORRETO afirmar:
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