Questões de Biblioteconomia do ano 2004

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, a respeito de resumos e indexação.

O problema da recuperação de itens pertinentes de uma base de dados está na relação entre o coeficiente de precisão e o coeficiente de revocação. O primeiro é habitualmente empregado para expressar a extensão com que todos os itens úteis são encontrados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os textos acima, julgue os itens a seguir, relacionados com princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, marketing e planejamento, redes e sistemas nos centros de documentação e serviços de informação.

Nas unidades de informação em que se aplicam as técnicas de marketing, a ênfase é dada ao mercado, constituído de atividades individuais e institucionais, de acordo com a área de atuação da unidade de informação, sendo imprescindível a esta conhecê-las e saber como alcançá-las.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os textos acima, julgue os itens a seguir, relacionados com princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, marketing e planejamento, redes e sistemas nos centros de documentação e serviços de informação.

O marketing de massa utilizado por uma unidade de informação acontece quando ela resolve dividir o seu mercado em segmentos significativos e dedica o principal esforço de marketing a um segmento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Existem diferenças substanciais e variedade entre os serviços que podem ser oferecidos pelo setor de referência. A orientação ao usuário inclui as seguintes atividades: questões simples e complexas de referência e serviço referencial para outras fontes de informação, incluindo pessoas e acesso às bases de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os cinco estados psicológicos identificados nos serviços de referência das bibliotecas, nos quais um usuário pode ser classificado, quando confronta o bibliotecário com uma questão, são: apático, sofisticado, hostil, confiante e crítico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

A porcentagem de questões de referência que podem ser respondidas de maneira competente por técnicos bem treinados pode chegar a 80%, conforme estudos recentes sobre essa área.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

O planejamento estratégico da biblioteca deve incluir os seguintes itens para o setor de referência: incentivo da administração para que o pessoal mantenha contato com os usuários de maneira bastante ativa, elaboração de manuais de serviços do setor e declaração de que o usuário jamais deixará a biblioteca sem a informação desejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

A técnica do incidente crítico se dirige para os estudos destinados a determinar a proporção dos clientes da biblioteca que fazem uso dos catálogos, como o usam, com que finalidade e com que grau de êxito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do profissional da informação, julgue os itens subseqüentes.

Segundo Motta, especialistas dos sistemas de informação são aqueles que planejam, desenvolvem, coordenam e controlam programas de informação, a nível geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, que dizem respeito ao serviço de referência.

Taylor, apud Grogan, identificou quatro níveis de necessidades de informação, no estudo de usuários de bibliotecas: visceral, inconsciente, informal e negociada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...