Questões de Biblioteconomia do ano 2004

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os serviços manuais e eletrônicos de informação, julgue os seguintes itens.

Nos serviços de informação em bibliotecas, é preferível adotar o uso de resultados desejados como critérios diretos para sua avaliação, utilizando-se esses mesmos critérios em outros serviços ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os serviços manuais e eletrônicos de informação, julgue os seguintes itens.

Nos serviços de informação, quanto mais itens houver no acervo da biblioteca, maiores serão as chances de serem atendidas as necessidades de fornecimento de documentos, e quanto maior for a coleção de ferramentas de referência, maior será o número de questões respondidas de maneira completa e correta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito das fontes de informação especializadas.

A chave para se alcançar o sucesso na pesquisa e no desenvolvimento e em quaisquer atividades ligadas a ciência e tecnologia é o uso regular e efetivo das ferramentas de busca apropriadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à gestão de unidades de informação e ao marketing, julgue os itens subseqüentes.

O gerenciamento operacional de uma unidade de informação é a gestão de serviços e produtos de informação referente ao acompanhamento e controle das atividades e projetos, avaliação da qualidade e produtividade, visando a melhoria permanente da satisfação dos clientes e a otimização dos recursos materiais, financeiros e humanos utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

Os serviços e produtos de informação pressupõem que se conheça, com segurança, quem são os seus usuários e de que tipos, níveis e quantidade de informação necessitam para apoiar as suas diferentes atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

O serviço de provisão de auxílio bibliográfico, no setor de referência, visa estabelecer os serviços que devem ser oferecidos, determinar os tipos e níveis de prestação desses serviços, a quem podem ser fornecidos e a que preço, se existir algum, e quanto tempo dispender para cada questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

O processo de referência, em qualquer tipo de biblioteca, possui seis fases importantes: a seleção da mensagem, negociação da questão, o desenvolvimento da estratégia de busca, a busca, a seleção da resposta e a renegociação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

As atividades de um setor de referência/informação representam uma ampla gama de ações, desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. De biblioteca para biblioteca, existem diferenças substanciais na extensão e na variedade de serviços que podem ser oferecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

Todos os serviços de uma biblioteca pública, dentro do possível, devem estar à disposição e serem acessíveis aos leitores excepcionais e aos que se acham confinados em casa, quer adultos ou crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às funções do bibliotecário de referência e sua interação com o usuário e a respeito de educação dos usuários e geração, comunicação e uso da informação comunitária.

Em bibliotecas públicas, um dos métodos mais utilizados para diagnosticar as necessidades de informação dos seus usuários é o questionário, que leva uma série de vantagens sobre outros métodos, pelo maior grau de liberdade e pelo tempo que se oferece às pessoas que o respondem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...