Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os serviços de informação de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituição para os seus usuários. Um desses serviços é o fornecimento de normas técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo de referência, que envolve o usuário e o bibliotecário, vai exigir deste dois tipos de habilidades para que aquele encontre a informação: a habilidade humana capacitação para fazer uso de conhecimentos, métodos e equipamentos para recuperar a informação e habilidade técnica capacidade necessária para lidar com pessoas com os mais diversos níveis intelectuais e de comportamentos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os serviços de informação de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituição para os seus usuários. Um desses serviços é o fornecimento de normas técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os serviços de informação ao público estão divididos em dois grupos: serviços sob demanda e serviços de notificação; estes são considerados serviços passivos, no sentido de que respondem as questões, mas não as provocam.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os serviços de informação de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituição para os seus usuários. Um desses serviços é o fornecimento de normas técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O termo norma técnica é utilizado em relação a publicações que incluem especificações, códigos de prática, recomendações, métodos de testes, nomenclaturas etc.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As características do mundo moderno têm influenciado substancialmente as organizações e vêm alterando as formas de gestão, inclusive em bibliotecas, de características mais rígidas em um passado recente, para formas mais flexíveis e dinâmicas. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na gestão de sistemas de informação, a análise, a avaliação e o planejamento são atividades praticamente isoladas, que devem ser conciliadas e administradas pelo gerente, para que a equipe possa atingir as metas propostas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As características do mundo moderno têm influenciado substancialmente as organizações e vêm alterando as formas de gestão, inclusive em bibliotecas, de características mais rígidas em um passado recente, para formas mais flexíveis e dinâmicas. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O gerente de um sistema de informação deve-se ocupar primordialmente das condições de trabalho de seus colaboradores, as quais devem ser adequadas às características psicofisiológicas dos empregados e à natureza do trabalho a ser executado.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que diz respeito às funções do bibliotecário de referência, interação bibliotecário e usuário, educação de usuários e geração, comunicação e uso de informação comunitária, julgue os itens seguintes.
O papel do bibliotecário de referência é superar as dificuldades criadas pelo usuário, bem como os outros fatores envolvidos no processo de referência, para atingir a consecução de sua tarefa, que é prestar a informação requerida pelo usuário no menor prazo possível.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que diz respeito às funções do bibliotecário de referência, interação bibliotecário e usuário, educação de usuários e geração, comunicação e uso de informação comunitária, julgue os itens seguintes.
São fatores concernentes aos administradores de informação, no serviço de referência, a cultura geral e o conhecimento do acervo; a capacidade de disposição para se comunicar; a capacidade para tomar decisões; a consciência de suas responsabilidades profissionais e a eficiência no serviço.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os sistemas de informação devem ser gerenciados de modo eficaz, a fim de que possam proporcionar serviços confiáveis e úteis. O mesmo deve ser feito em relação à gestão de recursos informacionais, no tocante à organização, preservação e manutenção dos suportes de informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A organização de unidades de informação pressupõe uma série de funções básicas, como definição dos planos estratégico e operacional, mobilização e alocação de recursos, definição do processo de trabalho, montagem da infra-estrutura e implantação de produtos e serviços.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relacionados à gestão de serviços informacionais e marketing aplicados em sistemas de informação.
Os produtos da biblioteca, isto é, os serviços oferecidos, são mais tangíveis do que os insumos e muito menos tangíveis do que os resultados. Os produtos são facilmente quantificáveis, assim como os insumos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relacionados à gestão de serviços informacionais e marketing aplicados em sistemas de informação.
A implementação de um plano de marketing em unidades de informação requer uma série de atividades administrativas ou gerenciais no sentido de analisar e identificar o mercado, definir estratégias mercadológicas visando a otimização do uso da informação e proporcionar interação com o setor produtivo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...