Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.
Entre as categorias de fonte de informação, caractrizadas de acordo com a maneira pela qual a informação é encaminhada, distinguem-se: os escritos e imagens; os documentos audiovisuais ou multimeios; e as personalidades, especialistas e grupamentos corporativos, geradores de informação.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.
Recursos informativos são todas as fontes de informação interna ou externamente acessíveis a partir de uma unidade, sejam elas de caráter bibliográfico ou não. Por fontes de informação entende-se todos os tipos de suportes que contêm informações suscetíveis de serem comunicadas.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, acerca do processo de seleção e aquisição de coleções e do marketing em sistemas de informação.
No processo de aquisição, as opções para adquirir os materiais são basicamente três: compra, permuta e doação. Na prática, em situação normal, as opções que mais ocupam o tempo dos profissionais, exigindo maior atenção, são a permuta e a doação.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, acerca do processo de seleção e aquisição de coleções e do marketing em sistemas de informação.
Quanto ao processo de seleção, em bibliotecas especializadas, a primeira questão a ser respondida está ligada à definição temática do acervo, ou seja, o processo de seleção começa com a definição dos grandes assuntos que deverão estar representados no acervo.
A disciplina que busca organizar o conhecimento registrado sob enfoques e filtros específicos denomina-se:
catalogação de assuntos.
descrição bibliográfica.
desenvolvimento de coleções.
planejamento estratégico
referência especializada.
Segundo Weitzel (2002), o novo modelo de biblioteca deve ser alicerçado no estoque ilimitado de conhecimento, a partir de políticas de seleção, aquisição, avaliação e:
descarte.
indexação.
preservação.
salvaguarda.
tombamento.
Hoje, a biblioteca funciona como uma interface entre os recursos de informações disponíveis e a comunidade a ser servida. Por isso, ela passou a oferecer um produto resultante das necessidades institucionais e, conseqüentemente, das demandas de seus clientes internos e externos. Esse produto está centrado nas (nos):
coleções da biblioteca.
publicações estrangeiras
sistemas de acesso.
produtos on-line.
processos técnicos
Ao usuário que busca fontes informacionais sobre acontecimentos mundiais e nacionais deve ser orientada a consulta a:
almanaques e biografias.
almanaques e recortes de jornais.
dicionários e biografias.
dicionários e diretórios.
recortes de jornais e diretórios.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. A biblioteca não deve aceitar doações de livros e de outros documentos para a composição do acervo, uma vez que este deve ser formado de obras adquiridas no mercado livreiro e por permuta com outras bibliotecas.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A documentação possui algumas ordens de elementos em sua estrutura; os elementos mais importantes são os
formais.
intelectuais.
materiais.
gráficos.
convencionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...