Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Assinale a opção correspondente aos atos que, em documentação jurídica, contêm preceitos, regulamentos ou instruções cuja observância se circunscreve a determinada jurisdição.
individualizados
administrativos
legislativos
normativos
específicos
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A continuidade ou a descontinuidade de programas desenvolvidos em bibliotecas jurídicas é conseqüência de processo decisório alicerçado em:
sistematização.
observação.
avaliação.
ordenação.
progressão.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O Diário da Justiça (DJ) é composto por
três seções; todas as matérias estão disponibilizadas na íntegra, na Internet, e o usuário pode acessá-las gratuitamente. O DJ não produz bases de dados para venda.
duas seções; as matérias nele publicadas estão parcialmente disponibilizadas na Internet e nem todas se apresentam em texto integral.
quatro seções; as matérias nele publicadas não se encontram totalmente na Internet e disponibilizam apenas os resumos e ementas.
três seções; as matérias nele publicadas e disponibilizadas na Internet encontram-se na íntegra e nem tudo está ainda em meio eletrônico.
quatro seções; todas as matérias estão disponibilizadas na Internet na íntegra. O DJ possui bases de dados em CD-ROM que são vendidas.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A técnica de estudo de usuários que faz uso de questionários e entrevistas aplicados a amostras aleatórias de usuários da biblioteca e que consiste em indagar do indivíduo questionado uma lembrança recente e relevante, como a última busca realizada, e fazer que ele a descreva com detalhes, denomina-se técnica de
observação direta.
levantamento de documentos.
busca corrente.
incidente crítico.
Delfos.
Os estudos de usuários ou de comunidades devem ser realizados
a cada dois anos.
apenas no projeto.
sempre que mudar o bibliotecário.
a cada 5 anos.
(V) (F) (V) (F) (V)
(F) (V) (V) (F) (V)
(V) (V) (F) (V) (V)
(F) (V) (V) (V) (F)
Em relação ao estudo de usuários é correto afirmar:
São diagnósticos realizados com o objetivo de identificar o perfil dos clientes da unidade de informação, detectando suas necessidades, seus problemas, propondo soluções para aprimorar seus produtos e serviços.
São estudos para definir as necessidades de cada um dos clientes da unidade de informação.
São levantamentos feitos regularmente com o objetivo de identificar o movimento diário de clientes de uma unidade de informação com o objetivo de antecipar demandas.
São estudos para auxiliar a administração superior da unidade de informação no controle de uso do acervo.
São diagnósticos, precedidos de pesquisa "in loco", que identificam as reais necessidades do cliente e as deficiências do acervo de uma unidade de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue o item subseqüente, relacionado com os serviços de referência e sua organização, com os serviços de alerta e com a disseminação seletiva de informação.
Compete às bibliotecas, em larga escala, propiciar a competência necessária ao seu usuário, promovendo, para isso, programas específicos sobre o uso de seus recursos, a elaboração de pesquisa bibliográfica, a normalização e a estrutura da comunicação científica.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto aos assuntos relacionados com a informatização de unidades de informação e aos estudos de comunidades e de usuários como base para o desenvolvimento de sistemas de informação, julgue os itens seguintes.
É relevante ao usuário saber onde a informação de uma biblioteca virtual é mantida.
Aquele que utiliza os serviços e produtos disponíveis no ciberespaço, de uma unidade de informação, a partir de qualquer lugar do planeta, é o usuário:
preferencial.
real.
potencial.
especial.
remoto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...