Questões de Biblioteconomia do ano 2006

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Nas atividades propostas pelo Serviço de Referência é levado em consideração o tipo de biblioteca e perfil dos usuários. Para um trabalho bem sucedido são requisitos necessários, EXCETO:

  • A. Um sistema com interface amigável e de boa navegação
  • B. O oferecimento de atividades que antecipem as demandas de informações
  • C. O planejamento para o atendimento virtual
  • D. Uma postura criativa e pro ativa do Bibliotecário
  • E. Assumir o erro, caso o cliente não seja atendido prontamente

Divulgadas no Brasil por Nice Figueiredo, seis são as etapas do Processo de Referência. Podem, no entanto, ser reduzidas a cinco quando o usuário aceita as informações oferecidas e o processo é finalizado. A etapa eliminada, nessa situação, é a de

  • A. Negociação da Questão.
  • B. Busca.
  • C. Estratégia de Busca.
  • D. Renegociação.
  • E. Análise da Mensagem.

Visando melhor adequar a resposta às necessidades informacionais, no Serviço de Referência e Informação há uma conversa entre bibliotecário e usuário que é denominada

  • A. procura de necessidades.
  • B. relevância referencial.
  • C. determinação da questão de referência.
  • D. entrevista de referência.
  • E. busca de interação.

Um serviço personalizado e atualizado direcionado ao usuário ou a um grupo de usuários fornecendo em intervalos regulares listas de citações das publicações mais recentes. O que o distingue de outros serviços congêneres "é o desenvolvimento do perfil do usuário que pode ser prontamente modificado com a mudança da necessidade de informação."

O texto acima corresponde à definição para

  • A. informação corrente.
  • B. disseminação seletiva da informação.
  • C. aviso de informações selecionadas.
  • D. clipping de matérias jornalísticas.
  • E. acesso a documentos legislativos.

As atividades e funções de atendimento, individual ou institucional, às solicitações de informações de mercado, gerenciais e tecnológicas, que necessitam de levantamento detalhado e minucioso para elaboração da resposta. Não cria nem desenvolve uma solução, apenas retrata realidades e conhecimentos disponíveis em documentos, bases de dados que foram objetos de estudo de especialistas e pesquisadores, cabendo ao cliente, com base nas informações recebidas, tirar suas conclusões.

O texto acima refere-se à definição para serviço de

  • A. Acesso à Informação.
  • B. Apoio ao Pesquisador.
  • C. Documentação Mercadológica.
  • D. Estímulo à Pesquisa.
  • E. Resposta Técnica.

Quanto ao Serviço de Referência e Informação, é correto afirmar:

  • A. Emprega um modelo de comunicação idêntico ao dos meios de comunicação de massa.
  • B. É uma atividade que possibilita a intermediação entre a necessidade do usuário e a informação presente no universo informacional.
  • C. Pode ter suas atividades desenvolvidas de maneira adequada, sem o emprego de metodologias apropriadas.
  • D. Influencia, como serviço meio que é, todas as atividades exercidas pela biblioteca, desde a aquisição até o processamento técnico.
  • E. Atua com base na interação bibliotecário/usuário, tendo este último como principal interpretador dos recursos informacionais existentes.

Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:

  • A.

    disseminação seletiva da informação.

  • B. informatização da instituição.
  • C.

    seleção temática de documentos.

  • D. avaliação periódica do acervo.
  • E.

    atualização de bibliografias especializadas.

A função principal do "Serviço de Alerta" é:

  • A.

    auxiliar o usuário no sistema implantado na biblioteca.

  • B.

    controlar o problema de sinonímia.

  • C.

    manter o usuário atualizado com a literatura corrente.

  • D.

    codificar as informações recentes.

  • E.

    relacionar os termos da mesma categoria hierárquica.

A realização de um estudo para seleção e escolha de um software para gerenciamento de serviços de bibliotecas deve privilegiar as seguintes etapas:

1. Revisão da literatura sobre o assunto;

2. Definição técnica das necessidades da instituição;

3. Análise das empresas prestadoras de serviços;

4. Aquisição de acervo atualizado para atendimento aos usuários;

 5. Capacidade tecnológica e computacional da instituição.

Assinale:

  • A.

    apenas as etapas 1, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • B.

    apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • C.

    apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • D.

    apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • E.

    todas as etapas estão corretas.

A finalidade do serviço de referência e informação é:

  • A.

    definir o assunto principal de uma publicação, para atender ao interesse da instituição;

  • B.

    oferecer serviços de correio eletrônico ao usuário, sobre assuntos variados;

  • C.

    relacionar um conjunto de publicações que o autor consultou para escrever a sua obra;

  • D.

    permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;

  • E.

    permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;

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