Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas atividades propostas pelo Serviço de Referência é levado em consideração o tipo de biblioteca e perfil dos usuários. Para um trabalho bem sucedido são requisitos necessários, EXCETO:
Divulgadas no Brasil por Nice Figueiredo, seis são as etapas do Processo de Referência. Podem, no entanto, ser reduzidas a cinco quando o usuário aceita as informações oferecidas e o processo é finalizado. A etapa eliminada, nessa situação, é a de
Visando melhor adequar a resposta às necessidades informacionais, no Serviço de Referência e Informação há uma conversa entre bibliotecário e usuário que é denominada
Um serviço personalizado e atualizado direcionado ao usuário ou a um grupo de usuários fornecendo em intervalos regulares listas de citações das publicações mais recentes. O que o distingue de outros serviços congêneres "é o desenvolvimento do perfil do usuário que pode ser prontamente modificado com a mudança da necessidade de informação."
O texto acima corresponde à definição para
As atividades e funções de atendimento, individual ou institucional, às solicitações de informações de mercado, gerenciais e tecnológicas, que necessitam de levantamento detalhado e minucioso para elaboração da resposta. Não cria nem desenvolve uma solução, apenas retrata realidades e conhecimentos disponíveis em documentos, bases de dados que foram objetos de estudo de especialistas e pesquisadores, cabendo ao cliente, com base nas informações recebidas, tirar suas conclusões.
O texto acima refere-se à definição para serviço de
Quanto ao Serviço de Referência e Informação, é correto afirmar:
Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:
disseminação seletiva da informação.
seleção temática de documentos.
atualização de bibliografias especializadas.
A função principal do "Serviço de Alerta" é:
auxiliar o usuário no sistema implantado na biblioteca.
controlar o problema de sinonímia.
manter o usuário atualizado com a literatura corrente.
codificar as informações recentes.
relacionar os termos da mesma categoria hierárquica.
A realização de um estudo para seleção e escolha de um software para gerenciamento de serviços de bibliotecas deve privilegiar as seguintes etapas:
1. Revisão da literatura sobre o assunto;
2. Definição técnica das necessidades da instituição;
3. Análise das empresas prestadoras de serviços;
4. Aquisição de acervo atualizado para atendimento aos usuários;
5. Capacidade tecnológica e computacional da instituição.
Assinale:
apenas as etapas 1, 3, 4 e 5 estão corretas;
apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;
apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;
apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;
todas as etapas estão corretas.
A finalidade do serviço de referência e informação é:
definir o assunto principal de uma publicação, para atender ao interesse da instituição;
oferecer serviços de correio eletrônico ao usuário, sobre assuntos variados;
relacionar um conjunto de publicações que o autor consultou para escrever a sua obra;
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...