Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere:
O esquema acima mostra os serviços básicos que um sistema de documentação e informação desenvolve. O segmento em branco refere-se a
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a perguntas hipotéticas formuladas ao usuário de biblioteca em uma entrevista de referência.
"O que você gostaria de saber sobre plantas medicinais?" é exemplo de pergunta aberta, útil para identificar lacunas na formulação da pergunta do usuário.
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Julgue os itens a seguir, relativos a perguntas hipotéticas formuladas ao usuário de biblioteca em uma entrevista de referência.
"Posso sugerir outras fontes se você me der uma idéia de como essa informação o ajudaria." é estratégia inadequada de entrevista, visto que não está formulada na forma de pergunta, não motivando, portanto, a resposta do usuário.
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Julgue os itens a seguir, relativos a perguntas hipotéticas formuladas ao usuário de biblioteca em uma entrevista de referência.
"Esses documentos contêm todas as informações de que você precisa para o seu projeto?" é exemplo de pergunta de acompanhamento, que visa assegurar que a questão do usuário foi respondida.
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Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.
Estudos de usuários que visam caracterizar a necessidade de informação e aqueles que visam caracterizar a demanda de informação utilizam estratégias distintas, visto que há diferença entre os conceitos de demanda e necessidade de informação.
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Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.
Os estudos de usuários tradicionais, denominados estudos centrados no sistema, baseiam-se em características socioeconômicas de grupos de indivíduos, enquanto os estudos mais recentes, denominados estudos centrados no usuário, estudam as características e perspectivas individuais dos usuários e buscam identificar comportamentos comuns à maioria deles.
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Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.
O método da observação direta é adequado para a coleta de dados socioeconômicos em estudos da comunidade.
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Assinale a opção que está de acordo com a técnica de elaboração de questionário nos exemplos de perguntas/respostas abaixo.
Você considera o atendimento da biblioteca
Muito bom Bom Regular Ruim.
Como você considera o espaço da biblioteca?
Muito Bom Ruim.
Você conhece e utiliza a biblioteca da instituição?
Sempre Às vezes Raramente Nunca.Você considera o espaço da biblioteca suficiente e adequado?
Sim NãoNAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Reconhecer as habilidades do usuário para diagnosticar seu comportamento em relação ao uso da informação, melhorar a resposta do sistema e aumentar o nível de satisfação do usuário, é um mecanismo praticado pelas unidades de informação. Esse mecanismo, que é importante para promover a melhoria dos serviços e produtos, denomina-se:
avaliação do público-alvo.
estudos de usuário.
controle de habilidades.
técnicas de atendimento.
Entre as habilidades desenvolvidas por meio de um programa de educação de usuá-rios voltado para information literacy, NÃO se inclui:
Inteligência competitiva.
Responsabilidade social.
Competência informacional.
Aprendizagem independente.
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