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Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar problemas estruturais, como
o conjunto de valores e crenças compartilhados por aqueles que atuam numa organização.
a falta de um orçamento próprio para responder às necessidades administrativas.
a validação de normas e regras, criando uma visão comum a todos os envolvidos no serviço.
o estilo gerencial do responsável pela unidade de informação.
a falta de compartilhamento, por parte de funcionário e clientes, de uma única visão sobre a unidade de informação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
No planejamento bibliotecário, é muito importante a formulação de medidas de desempenho ou indicadores. No entanto, deve-se ter em mente que
o processo de escolha de indicadores se encerra pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pelas perguntas avaliativas.
os indicadores devem contemplar três vertentes: ambiente, procedimento e processo.
cada indicador selecionado deve gerar um diferente parâmetro de avaliação.
freqüentemente um único indicador é suficiente para aprofundamento e conhecimento do problema.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
É um compromisso com a mudança, pois viabiliza e controla.
A afirmativa acima, de autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se
ao diagnóstico organizacional.
ao planejamento.
ao controle de ambiente.
ao relatório.
à avaliação de serviços.
Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que os serviços
são intangíveis.
podem ser objeto de reparação ou conserto.
podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.
raramente exigem o envolvimento do cliente.
implicam em facilidade de avaliação pelo cliente.
Em uma conferência realizada nos EUA, em 1876, Samuel Sweet Green apresenta a primeira proposta para o estabelecimento de um "serviço de referência" formalizado nas bibliotecas. É correto afirmar, assim, que o Serviço de Referência surge em concomitância com
a criação da ALA e o surgimento dos estudos de usuários.
o surgimento da Ciência da Informação e dos estudos de usuários.
as cinco leis de Ranganathan e as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas.
a Classificação Decimal de Dewey e a criação da ALA.
as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas e o surgimento da Ciência da Informação.
"Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e a eficácia organizacionais".
A definição acima, apresentada por Maria Christina Barbosa de Almeida em seu livro "Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação", refere-se
ao diagnóstico organizacional.
à avaliação de serviços.
à análise de contexto.
ao planejamento estratégico.
aos indicadores de desempenho.
O relatório anual constitui um instrumento de planejamento e avaliação de serviços de biblioteca. Nesse sentido, ele possibilita
a revisão de metas e propósitos estabelecidos.
uma forma de diálogo com os clientes, demonstrando a efetividade dos recursos aplicados no serviço.
um processo de aprofundamento do plano de trabalho em desenvolvimento.
um momento de reflexão em que se analisa a situação existente e se avaliam os resultados alcançados e os problemas encontrados.
a definição de projetos prioritários.
No caso de dúvida sobre a necessidade de determinado material ao acervo da biblioteca, o profissional pode, ao invés de descartá-lo, colocá-lo em local reservado, de forma a poder, no correr do tempo, melhor avaliar essa necessidade. Conhecida como remanejamento, essa providência deve, no entanto, possibilitar
período de remanejamento que não exceda um semestre.
perfeito estado físico dos itens remanejados.
ocupação de pouco espaço físico.
identificação como material em análise.
acessibilidade do material.
Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se o gráfico que, por meio das coordenadas cartesianas, mostra o comportamento de uma variável específica, durante um período de tempo definido, e que pode também ser utilizado para acompanhar o atendimento a questões de referência ou empréstimo interbibliotecas.
Essa ferramenta é conhecida como
Na gestão de unidades de informação, é importante ter clara a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, o profissional deve considerar que
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