Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens, quanto aos seguintes tipos de descrição de conteúdo: resumos e indexação.
Entre as qualidades avaliadas em um resumo, incluem-se a concisão, a objetividade, a completeza e a inteligibilidade.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta quanto aos tipos de resumo.
Os resumos críticos ou recensões condensadas têm caráter avaliador, o resumidor opina sobre a qualidade do trabalho original.
Os resumos indicativos são mais longos do que os informativos, pois contêm mais informações sobre o conteúdo do documento original.
Quanto ao conteúdo abrangido, os resumos indicativos diferenciam-se dos demais por darem mais ênfase às conclusões do autor.
Os resumos informativos são caracterizados por apresentarem transcrição direta de partes do texto do autor.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Contém apenas os pontos principais do documento. De modo geral, não dispensa a consulta ao original, trata-se do:
resumo informativo.
resumo indicativo
resumo crítico
sumário descritivo
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas concernentes à finalidade dos resumos de artigos de periódicos.
I. Ajudam o bibliotecário a verificar a possibilidade de determinado artigo safisfazer o interesse do usuário.
II. Permitem que o leitor se decida pela leitura ou não do texto integral do artigo.
III. Contribuem para que o indexador faça a identificação rápida do conteúdo temático dominante do documento.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As características dos resumos definem sua tipologia e seu emprego como elemento que auxilia o leitor a decidir se determinado documento é de seu interesse ou não. Julgue os itens subseqüentes a respeito de características e tipos de resumos.
Do ponto de vista do tempo de elaboração e do custo, resumos longos são sempre mais caros que resumos curtos.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As características dos resumos definem sua tipologia e seu emprego como elemento que auxilia o leitor a decidir se determinado documento é de seu interesse ou não. Julgue os itens subseqüentes a respeito de características e tipos de resumos.
Na prática, um mesmo resumo não deve conter elementos indicativos e informativos.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As características dos resumos definem sua tipologia e seu emprego como elemento que auxilia o leitor a decidir se determinado documento é de seu interesse ou não. Julgue os itens subseqüentes a respeito de características e tipos de resumos.
Recensão é o resumo crítico que analisa apenas uma edição de um documento entre as várias publicadas.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As características dos resumos definem sua tipologia e seu emprego como elemento que auxilia o leitor a decidir se determinado documento é de seu interesse ou não. Julgue os itens subseqüentes a respeito de características e tipos de resumos.
A sumarização é um processo que produz representações condensadas de textos e aplica-se à elaboração tanto de resumos quanto de extratos.
Neusa Dias de Macedo afirma que o serviço de referência e informação
se constitui no momento em que o acervo informacional se transforma em acervo documental.
tem, entre suas linhas de atividades, os estudos de comunidade.
deve se valer de metodologias dos outros setores da biblioteca, uma vez que não as possui de maneira específica.
tem, na figura do usuário, o principal interpretador do acervo.
visa melhor canalizar o fluxo final da informação e otimizar o seu uso.
O termo reference work, traduzido no Brasil por serviço de referência,
surge, pela primeira vez, em 1891 no índice da Library Journal.
foi cunhado em 1925 por Melvil Dewey.
foi criado para atender necessidades das bibliotecas universitárias implantadas em meados do século XX.
aparece em 1835, vinculado às concepções básicas dos estudos de usuários.
foi empregado por Paul Otlet, em 1910, a partir de suas propostas para a documentação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...