Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Nice Figueiredo, ao acompanhar as etapas do processo de referência, no caso de um usuário não se satisfazer com as respostas apresentadas, o bibliotecário deve seguir para o sexto passo que é a
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Shiyali Ramamrita Ranganathan define o serviço de referência como "o processo de estabelecer contato pessoal entre o usuário e seus documentos de uma maneira pessoal." Nessa afirmativa, a expressão "seus documentos" significa:
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é, segundo Denis Grogan, a entrevista de referência. Para ser um ouvinte, o bibliotecário deve
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta segundo os princípios do manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas e do manifesto da IFLA sobre a Internet.
Por envolver custos de comunicação e de instalação de equipamentos específicos, o acesso à Internet pode ser cobrado dos usuários de bibliotecas e serviços de informação.
Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.
Todos os governos devem ser incentivados a promoverem o apoio à livre circulação da informação acessível pela Internet, por meio de bibliotecas e serviços de informação, e a censurarem ou inibirem o acesso à Internet, segundo as categorias de usuários desses serviços.
A biblioteca pública deve ser de responsabilidade do governo federal, o qual deve garantir, no orçamento da União, os recursos para o funcionamento dela.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca do serviço de referência em bibliotecas.
O serviço de referência é definido como o serviço prestado no balcão de atendimento da biblioteca, por meio da utilização proficiente de obras de referência ou seus equivalentes em meio eletrônico.
Na prestação do serviço de referência, não há perguntas inaceitáveis, pois não cabe ao bibliotecário julgar se deve ou não atender determinados tipos de demandas dos usuários.
As fontes utilizadas para apoio ao serviço de referência incluem fontes impressas e orais.
As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é definida de forma rígida para evitar a recuperação de material irrelevante.
Visando aclarar e melhor definir a questão apresentada pelo usuário, o bibliotecário de referência, segundo Nice Figueiredo, deve se utilizar da
entrevista de referência, incluída na negociação da questão.
estratégia de busca, parte da análise da mensagem.
negociação da questão, logo após a análise da resposta.
análise da mensagem, como parte da busca.
análise da resposta, inserida na entrevista de referência.
Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se aquela que coleta dados aos pares de duas variáveis (causa/efeito) para checar a existência real da relação entre essas variáveis. Essa ferramenta é conhecida como
diagrama de Pareto.
diagrama de Ishikawa.
gráfico espinha-de-peixe.
gráfico de dispersão.
histograma.
A proposta do Serviço de Referência está relacionada à figura de
Jesse Shera.
Samuel S. Green.
Samuel C. Bradford.
Gabriel Naudé.
D. J. Foskett.
A função primordial de um centro de documentação, de um centro de informação ou de uma biblioteca especializada está direcionada para as atividades
de processamento técnico.
da aquisição e seleção.
de armazenamento e preservação.
do serviço de referência e informação.
de desenvolvimento de coleções.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.
O uso de alguns filtros, como a motivação e as características pessoais do usuário, auxiliam o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação do usuário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...