Questões de Biblioteconomia do ano 2007

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Nice Figueiredo, ao acompanhar as etapas do processo de referência, no caso de um usuário não se satisfazer com as respostas apresentadas, o bibliotecário deve seguir para o sexto passo que é a

  • A. negociação da questão.
  • B. estratégia de busca.
  • C. análise da questão.
  • D. renegociação
  • E. busca.

Shiyali Ramamrita Ranganathan define o serviço de referência como "o processo de estabelecer contato pessoal entre o usuário e seus documentos de uma maneira pessoal." Nessa afirmativa, a expressão "seus documentos" significa:

  • A. todos os documentos da biblioteca.
  • B. todos os documentos que o usuário possa encontrar.
  • C. os documentos de identificação do usuário.
  • D. cada um dos documentos necessitados pelo leitor no momento da consulta.
  • E. os documentos para uso da biblioteca.

O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é, segundo Denis Grogan, a entrevista de referência. Para ser um ouvinte, o bibliotecário deve

  • A. perguntar bastante ao usuário.
  • B. dar tempo ao usuário para ele expor seu problema de informação.
  • C. falar o menos possível.
  • D. deve confundir o usuário com muitas questões.
  • E. demonstrar sua criatividade em realizar buscas de informação.

Assinale a opção correta segundo os princípios do manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas e do manifesto da IFLA sobre a Internet.

  • A.

    Por envolver custos de comunicação e de instalação de equipamentos específicos, o acesso à Internet pode ser cobrado dos usuários de bibliotecas e serviços de informação.

  • B.

    Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.

  • C.

    Todos os governos devem ser incentivados a promoverem o apoio à livre circulação da informação acessível pela Internet, por meio de bibliotecas e serviços de informação, e a censurarem ou inibirem o acesso à Internet, segundo as categorias de usuários desses serviços.

  • D.

    A biblioteca pública deve ser de responsabilidade do governo federal, o qual deve garantir, no orçamento da União, os recursos para o funcionamento dela.

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência em bibliotecas.

  • A.

    O serviço de referência é definido como o serviço prestado no balcão de atendimento da biblioteca, por meio da utilização proficiente de obras de referência ou seus equivalentes em meio eletrônico.

  • B.

    Na prestação do serviço de referência, não há perguntas inaceitáveis, pois não cabe ao bibliotecário julgar se deve ou não atender determinados tipos de demandas dos usuários.

  • C.

    As fontes utilizadas para apoio ao serviço de referência incluem fontes impressas e orais.

  • D.

    As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é definida de forma rígida para evitar a recuperação de material irrelevante.

Visando aclarar e melhor definir a questão apresentada pelo usuário, o bibliotecário de referência, segundo Nice Figueiredo, deve se utilizar da

  • A.

    entrevista de referência, incluída na negociação da questão.

  • B.

    estratégia de busca, parte da análise da mensagem.

  • C.

    negociação da questão, logo após a análise da resposta.

  • D.

    análise da mensagem, como parte da busca.

  • E.

    análise da resposta, inserida na entrevista de referência.

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se aquela que “coleta dados aos pares de duas variáveis (causa/efeito) para checar a existência real da relação entre essas variáveis”. Essa ferramenta é conhecida como

  • A.

    diagrama de Pareto.

  • B.

    diagrama de Ishikawa.

  • C.

    gráfico espinha-de-peixe.

  • D.

    gráfico de dispersão.

  • E.

    histograma.

A proposta do Serviço de Referência está relacionada à figura de

  • A.

    Jesse Shera.

  • B.

    Samuel S. Green.

  • C.

    Samuel C. Bradford.

  • D.

    Gabriel Naudé.

  • E.

    D. J. Foskett.

A função primordial de um centro de documentação, de um centro de informação ou de uma biblioteca especializada está direcionada para as atividades

  • A.

    de processamento técnico.

  • B.

    da aquisição e seleção.

  • C.

    de armazenamento e preservação.

  • D.

    do serviço de referência e informação.

  • E.

    de desenvolvimento de coleções.

Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.

O uso de alguns filtros, como a motivação e as características pessoais do usuário, auxiliam o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação do usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...