Questões de Biblioteconomia do ano 2009

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Analisar quantitativa e qualitativamente os hábitos, necessidades e demandas de informação dos usuários, podendo ter como instrumentos de apoio para análise: entrevistas, questionários, observação direta, banco de desideratas, formulário de sugestões, incidente crítico, etc.

O texto se refere a uma atividade do desenvolvimento de coleções. Trata-se

  • A.

    da avaliação de coleções.

  • B.

    da aquisição.

  • C.

    da seleção.

  • D.

    do estudo de comunidade.

  • E.

    do desbastamento.

Avalie as afirmativas abaixo, sobre avaliação de serviços de informação, programas e projetos.

I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

II. A avaliação deve ser uma ocorrência isolada.

III. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

IV. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

V. A avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

O processo de desenvolvimento de coleções compreende as atividades de estudo da comunidade, política de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação. É correto afirmar que

  • A.

    a atividade de seleção é a de maior importância no desenvolvimento de coleções, devendo ser priorizada em detrimento de todas as demais.

  • B.

    o processo de desenvolvimento de coleções ocorre da mesma forma em todas as bibliotecas, independentemente de sua especificidade.

  • C.

    a ocorrência de algumas atividades do desenvolvimento de coleções depende especialmente dos objetivos institucionais e do tipo de clientela.

  • D. o processo de desenvolvimento de coleções está presente por inteiro em todas as bibliotecas, mas não da mesma forma.
  • E.

    a inexistência de disponibilidade orçamentária implica na não-realização de qualquer atividade de aquisição.

Avalie as afirmativas a seguir, versando sobre seleção.

I. O bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. O processo de seleção estaria incompleto se a única fonte ficasse ao cargo das sugestões da comunidade.

II. Também fazem parte da atividade de seleção o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção.

Ocorre que

  • A.

    ambas estão incorretas.

  • B.

    ambas estão corretas.

  • C.

    a primeira está incorreta; seria exigir demais do bibliotecário selecionador que também realizasse um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca.

  • D.

    a segunda está incorreta; o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção encontram-se no âmbito da atividade de aquisição.

  • E.

    ambas estão incompletas; essas especificidades só têm sentido em bibliotecas especializadas e jamais naquelas de clientela mais geral.

Segundo a Lei nº 8.666, que rege a aquisição de materiais em bibliotecas ligadas à administração pública, a definição: modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, refere-se à modalidade de licitação conhecida como

  • A.

    convite.

  • B.

    leilão.

  • C.

    tomada de preços.

  • D.

    concorrência.

  • E.

    concurso.

De acordo com o critério de autoridade, procura-se definir a qualidade do material a partir da reputação de seu autor, editora ou patrocinador. No caso da seleção de periódicos, esse critério, além de aplicado aos personagens acima, também pode levar em conta, como indicador de autoridade,

  • A.

    a disponibilidade em bibliotecas similares.

  • B.

    a frequência de publicação.

  • C.

    os resumos e abstracts.

  • D.

    a existência de versão online.

  • E.

    a comissão editorial.

Na avaliação de coleções, baseada no uso que terão pela comunidade, é importante

  • A.

    executar a coleta de dados quando a biblioteca se encontra fechada, para não desvirtuar os resultados.

  • B.

    definir prazos relativamente curtos para a realização do estudo, devido à dificuldade na coleta de dados.

  • C.

    considerar tanto o uso externo (empréstimo) como interno (circulação) do material.

  • D.

    considerar apenas o material já devolvido às estantes.

  • E.

    ter em mente que o uso dos materiais em geral reflete hábitos tradicionais e não a real necessidade de informação do usuário.

O desenvolvimento das coleções mudou profundamente no ambiente digital. Dentre as principais transformações, aponta-se a possibilidade de

  • A. autopublicação.
  • B. cooperação.
  • C. aquisição.
  • D. avaliação.
  • E. seleção.

Dentre as metodologias destinadas à avaliação de coleções, existe a abordagem que parte da premissa, estabelecida por Fussier e Simon (1969), de que "o uso do passado é bom previsor do uso presente, e que o uso presente é, por sua vez, um bom previsor do uso futuro". Trata- se da metodologia de

  • A. fatores de uso.
  • B. observação direta.
  • C. revisão da coleção.
  • D. testes de adequação.
  • E. aplicação de padrões.

Considerando o processo de formação e desenvolvimento de coleções, assinale a opção correta.

  • A.

    A permanência máxima de um documento nas bibliotecas públicas é de 10 anos.

  • B.

    Indicam-se, na função seleção, alternativas para obtenção de recursos e definição de critérios para a alocação dos recursos obtidos.

  • C.

    Deve-se montar uma comissão exclusiva para aprovar o descarte de documentos.

  • D.

    A manutenção de catálogos comerciais de livrarias e editoras, tanto em papel quanto online e bibliografias, devidamente atualizados, postos à disposição tanto de profissionais bibliotecários quanto de usuários interessados em participar do processo, é um dos requisitos indispensáveis ao cumprimento eficaz do processo de seleção em uma biblioteca.

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