Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do processo de aquisição de materiais em uma biblioteca, assinale a opção incorreta.
O nível de complexidade das atividades de aquisição varia conforme as características das instituições onde ocorrem.
O controle patrimonial do acervo é atividade inerente ao processo de aquisição.
Usar sistema de classificação com adaptações ou expansões adequadas à área de atuação da biblioteca é fundamental no processo de aquisição.
Cabe à equipe de aquisição a organização de arquivos com os documentos referentes aos processos de compra, doação, permuta, descarte e transferência de documentos, bem como de falhas e demandas não atendidas.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da aquisição de recursos de informação para bibliotecas.
Os itens recebidos pela biblioteca por meio de doação estão sujeitos à política de desenvolvimento de coleções da biblioteca, isto é, devem ser objeto de procedimentos que estabeleçam a forma de recebimento, possíveis repasses e descartes desses itens quando não atenderem ao público-alvo da biblioteca.
Na avaliação de coleções, aqueles métodos que vão enfocar o conteúdo da coleção e sobre eles lançar um julgamento de valor, diagnosticando sua boa ou má qualidade, são conhecidos como métodos
qualitativos.
quantitativos.
dedutivos.
indutivos.
empíricos.
Segundo a literatura especializada, um método bastante utilizado para avaliação de coleções é a verificação de listas. O inconveniente da utilização desse método no Brasil é que
as instituições mantenedoras das bibliotecas não aceitam esse tipo de avaliação como válido para orientação de políticas de aquisição.
apenas uma pequena parte das listas se encontra disponível na Internet.
os responsáveis pelas bibliotecas têm dificuldade para relacionar o material constante de determinada lista com aquele possuído pela biblioteca.
os bibliotecários têm familiaridade apenas com as listas de materiais em língua portuguesa.
aquelas listas disponíveis no mercado não têm tanta relação com a realidade brasileira como seria desejável.
Quanto maior a diversidade de dados ou registros de circulação passíveis de serem utilizados em um estudo de uso da coleção,
menor o esforço a ser dispendido pelos avaliadores.
maior o índice de dúvida (ID) em relação aos resultados.
maior a margem de erro.
maior a confiabilidade dos resultados obtidos.
menor a necessidade de capacitação dos responsáveis pela coleta de dados.
A aquisição cooperativa consiste na
possibilidade de realizar contratos em larga escala, utilizando poucos fornecedores.
disponibilidade do mesmo material em várias bibliotecas, de forma simultânea e isenta de burocracias.
racionalização das compras em função da possibilidade de se obter o título, ou cópia dele, em outra biblioteca.
garantia de fornecimento de materiais pelo menor preço, sem necessidade de realização de licitação.
socialização das compras, contraposta à privatização do uso do acervo.
A diferença maior no desenvolvimento de acervos em bibliotecas especializadas, quando comparadas com outros tipos de bibliotecas, é a
ênfase no desbastamento e na avaliação da coleção, medida necessária para otimização do acervo.
disponibilidade de materiais ligados ao ensino e à pesquisa.
existência de uma clientela mais dinâmica e diversificada.
necessidade de dar suporte às atividades pedagógicas, integrando-se ao processo educacional formal.
presença, com muito maior frequência, de materiais não-convencionais.
A política de desenvolvimento de acervos de diapositivos (slides) deve considerar, além da adequação aos usuários, aspectos técnicos como
interesse concreto pelo material e disponibilidade de material complementar (fitas ou textos explicativos).
tamanho do slide e qualidade do projetor disponível.
uso domiciliar e demanda por esse tipo de material.
perfeição das cores e qualidade da imagem projetada.
produção local (interna) versus aquisição planificada.
O principal requisito para um bem-sucedido convênio de intercâmbio é
o apoio da alta cúpula da instituição mantenedora da biblioteca.
o desejo de diminuir o custo interno de aquisição de materiais.
a existência de um interesse mútuo na troca de publicações.
a existência de um departamento ou seção com responsabilidade exclusiva por essa atividade.
a manutenção de registros detalhados e confiáveis.
A avaliação do custo-benefício de um título permutado com outra instituição ou biblioteca deve considerar, entre outras coisas, o equilíbrio de conteúdo das publicações, os custos reais da publicação da própria entidade, os custos de todos os serviços para abrigar o título recebido e
o processamento do material comparado com o mesmo processamento se fosse adquirido por compra.
o tempo necessário para recebimento do material comparado com o mesmo tempo se fosse adquirido por compra.
o tempo necessário para realização dos contatos visando o estabelecimento da permuta.
o aumento da carga de trabalho devido à ampliação do número de títulos permutados.
a cultura da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...