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Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ergonomia é a ciência da integração do homem a equipamentos e objetos por ele utilizados no trabalho, no estudo e no lazer. O planejamento de bibliotecas suscita problemas ergonômicos. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Para a iluminação correta do ambiente em uma biblioteca deve-se observar a potência da lâmpada.
A luz a filamento é a mais indicada para luminária próxima ao leitor.
Ler com excesso ou falta de luz não causa nenhuma lesão ao olho.
As mesas de estudo nas unidades de informação devem ser de cor escura para evitar o contraste claro/escuro.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, acerca da ciência da informação e do conceito de informação no contexto dessa ciência.
A conversão da informação em conhecimento é um processo individual que depende da análise e compreensão da informação e que requer conhecimento prévio dos códigos de representação de dados utilizados no processo de comunicação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
No processo de planejamento do espaço físico de uma unidade de informação, a participação do bibliotecário é essencial. Cabe a ele garantir uma das mais importantes diretrizes do planejamento, que envolve a capacidade de adaptação do espaço a novos usos ou funções, com um mínimo de inconveniências e custos, tal como a abertura da unidade a novas tecnologias e novos públicos. Essa diretriz é identificada como espaço
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
O trecho acima transcrito expressa o propósito e a razão de ser do BNDES e, por extensão, de todas as suas unidades, inclusive a biblioteca. Trata-se do ponto focal de todo o esforço de planejamento que, sob o ponto de vista estratégico, é definido como
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.
As consultas de localização de fatos demandam assistência limitada do bibliotecário e caracterizam-se por serem simples e fáceis de serem respondidas pelo bibliotecário de referência.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.
Tanto no serviço de referência tradicional quanto no virtual, a estratégia de busca requer a análise minuciosa da questão do usuário para identificar conceitos e suas relações e, em seguida, traduzir a questão na linguagem de busca empregada nos sistemas de informação consultados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.
O e-mail básico e o formulário eletrônico disponível na página web da biblioteca são modalidades de serviço de referência virtual por correio eletrônico e apresentam a desvantagem de limitar a participação do usuário no processo de busca.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.
Uma desvantagem do uso da videoconferência no serviço de referência virtual é que a comunicação entre o usuário e o bibliotecário ocorre de maneira assíncrona.
Um usuário está interessado em acompanhar o processo legislativo de um projeto de lei do Senado Federal sobre direito à greve e procura a biblioteca jurídica da sua instituição. O bibliotecário de referência deverá orientá-lo a
pesquisar no Sistema de Legislação Informatizada, no qual poderá obter online o texto completo da lei, bem como as alterações feitas a ele.
aguardar a aprovação e a eventual publicação do texto da referida lei no Diário Oficial da União.
consultar o Sistema de Informações do Congresso Nacional, que permite a busca online na base de dados de matérias em tramitação.
verificar o andamento do projeto nos Anais do Senado Federal, que publicam mensalmente ordens do dia, debates e resoluções da instituição.
procurar os documentos publicados sobre o assunto na Bibliografia Brasileira de Direito e no próprio catálogo da biblioteca.
A propósito do serviço de referência, D. J. Grogan afirma que: O usuário irá negociar a sua questão com o interlocutor [o bibliotecário], para que se chegue a um acordo sobre a forma mais inteligível de apresentá-la [à unidade de informação]. Uma questão mal formulada poderá acarretar o malogro do processo de referência.
Com o objetivo de garantir o êxito desse processo, o bibliotecário de referência, durante a fase de negociação da questão, deve
fazer perguntas objetivas (o quê, quem, onde, como e quando) ao usuário.
conhecer os recursos que a unidade de informação oferece e estar bem treinado.
propiciar treinamento para o uso dos recursos da unidade de informação.
usar seus conhecimentos e seu ponto de vista pessoal para avaliar a questão.
determinar com o usuário o quanto de informação ele está preparado para receber e ler.
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