Questões de Biblioteconomia do ano 2009

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Ergonomia é a ciência da integração do homem a equipamentos e objetos por ele utilizados no trabalho, no estudo e no lazer. O planejamento de bibliotecas suscita problemas ergonômicos. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Para a iluminação correta do ambiente em uma biblioteca deve-se observar a potência da lâmpada.

  • B.

    A luz a filamento é a mais indicada para luminária próxima ao leitor.

  • C.

    Ler com excesso ou falta de luz não causa nenhuma lesão ao olho.

  • D.

    As mesas de estudo nas unidades de informação devem ser de cor escura para evitar o contraste claro/escuro.

Julgue os itens que se seguem, acerca da ciência da informação e do conceito de informação no contexto dessa ciência.

A conversão da informação em conhecimento é um processo individual que depende da análise e compreensão da informação e que requer conhecimento prévio dos códigos de representação de dados utilizados no processo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de planejamento do espaço físico de uma unidade de informação, a participação do bibliotecário é essencial. Cabe a ele garantir uma das mais importantes diretrizes do planejamento, que envolve a capacidade de adaptação do espaço a novos usos ou funções, com um mínimo de inconveniências e custos, tal como a abertura da unidade a novas tecnologias e novos públicos. Essa diretriz é identificada como espaço

  • A. flexível.
  • B. diversificado
  • C. acessível
  • D. econômico.
  • E. confortável.

O trecho acima transcrito expressa o propósito e a razão de ser do BNDES e, por extensão, de todas as suas unidades, inclusive a biblioteca. Trata-se do ponto focal de todo o esforço de planejamento que, sob o ponto de vista estratégico, é definido como

  • A. mandato.
  • B. objetivo
  • C. meta
  • D. missão
  • E. função.

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

As consultas de localização de fatos demandam assistência limitada do bibliotecário e caracterizam-se por serem simples e fáceis de serem respondidas pelo bibliotecário de referência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

Tanto no serviço de referência tradicional quanto no virtual, a estratégia de busca requer a análise minuciosa da questão do usuário para identificar conceitos e suas relações e, em seguida, traduzir a questão na linguagem de busca empregada nos sistemas de informação consultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

O e-mail básico e o formulário eletrônico disponível na página web da biblioteca são modalidades de serviço de referência virtual por correio eletrônico e apresentam a desvantagem de limitar a participação do usuário no processo de busca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

Uma desvantagem do uso da videoconferência no serviço de referência virtual é que a comunicação entre o usuário e o bibliotecário ocorre de maneira assíncrona.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um usuário está interessado em acompanhar o processo legislativo de um projeto de lei do Senado Federal sobre direito à greve e procura a biblioteca jurídica da sua instituição. O bibliotecário de referência deverá orientá-lo a

  • A.

    pesquisar no Sistema de Legislação Informatizada, no qual poderá obter online o texto completo da lei, bem como as alterações feitas a ele.

  • B.

    aguardar a aprovação e a eventual publicação do texto da referida lei no Diário Oficial da União.

  • C.

    consultar o Sistema de Informações do Congresso Nacional, que permite a busca online na base de dados de matérias em tramitação.

  • D.

    verificar o andamento do projeto nos Anais do Senado Federal, que publicam mensalmente ordens do dia, debates e resoluções da instituição.

  • E.

    procurar os documentos publicados sobre o assunto na Bibliografia Brasileira de Direito e no próprio catálogo da biblioteca.

A propósito do serviço de referência, D. J. Grogan afirma que: O usuário irá negociar a sua questão com o interlocutor [o bibliotecário], para que se chegue a um acordo sobre a forma mais inteligível de apresentá-la [à unidade de informação]. Uma questão mal formulada poderá acarretar o malogro do processo de referência.

Com o objetivo de garantir o êxito desse processo, o bibliotecário de referência, durante a fase de negociação da questão, deve

  • A.

    fazer perguntas objetivas (o quê, quem, onde, como e quando) ao usuário.

  • B.

    conhecer os recursos que a unidade de informação oferece e estar bem treinado.

  • C.

    propiciar treinamento para o uso dos recursos da unidade de informação.

  • D.

    usar seus conhecimentos e seu ponto de vista pessoal para avaliar a questão.

  • E.

    determinar com o usuário o quanto de informação ele está preparado para receber e ler.

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