Questões de Biblioteconomia do ano 2009

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Uma série de falhas pode ocorrer em todas as fases do processo de referência, prejudicando, em última instância, o objetivo final da biblioteca, qual seja, satisfazer a necessidade de informação do seu usuário. Basicamente, essas falhas envolvem fatores humanos e técnicos que diretamente interferem no serviço de referência, por exemplo,

  • A.

    desconhecimento do assunto e serviço de empréstimo desorganizado.

  • B.

    falta de treinamento do bibliotecário e fontes adequadas não disponíveis.

  • C.

    falta de treinamento do usuário e inexistência de política de aquisição.

  • D.

    problemas de comunicação do usuário e intangibilidade da informação.

  • E.

    ambiguidade linguística na fonte e interrupção do acesso à internet.

Segundo Tanaka e Mello (2001), indicadores podem ser definidos como variáveis, características ou atributos capazes de sintetizar, representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar. Na avaliação de serviços de informação, costuma-se utilizar dois tipos de indicadores: os quantitativos, que podem ser representados por variáveis numéricas, e os qualitativos, que expressam variáveis ou dimensões que não podem ser representadas apenas por números. O uso de indicadores quantitativos ou qualitativos depende

  • A.

    dos atributos e características do projeto.

  • B.

    dos objetivos e missão da biblioteca.

  • C.

    do tipo de usuário envolvido.

  • D.

    da natureza dos objetivos do projeto.

  • E.

    da disponibilidade orçamentária.

Compromisso contratual entre uma biblioteca e um fornecedor. O fornecedor usa um perfil (uma descrição codificada que o fornecedor faz das necessidades da biblioteca) para determinar os interesses da biblioteca em matéria de aquisição. Utilizando o perfil, o fornecedor compromete-se a fazer remessas regulares (em geral semanais) de publicações atuais sobre os assuntos ou das editoras indicados pela biblioteca.

Esta definição se refere a uma modalidade de aquisição de materiais de informação em bibliotecas, conhecida pela expressão, em inglês,

  • A.

    continuous purchase.

  • B.

    browsing.

  • C.

    current acquisition plan.

  • D.

    in-trade program.

  • E.

    approval plan.

Pode ser visto como um meio a mais disponível para a divulgação da informação, indo ao encontro da necessidade dos usuários de recuperação de informação personalizada e representando uma extensão dos serviços convencionais de referência. Trata-se do serviço de

  • A. sumários correntes (current contents).
  • B.

    referência personalizada.

  • C.

    customização seletiva da informação (CSI).

  • D.

    informação direcionada e segmentada (DSI).

  • E.

    disseminação seletiva da informação (DSI).

Em um processo de referência, um usuário apresenta uma questão ao bibliotecário. Ao negociar a questão, o bibliotecário

  • A.

    compartilha com o usuário a sua própria percepção e conhecimento sobre a questão.

  • B.

    estabelece a melhor estratégia de busca para solucionar a questão proposta.

  • C.

    procura saber o quanto de informação o usuário está preparado para receber.

  • D.

    orienta o usuário sobre eventuais limites apresentados pelas fontes de informação.

  • E.

    transforma a linguagem do usuário na linguagem documental usada pela biblioteca.

A seleção do público-alvo para a implementação de um serviço de disseminação seletiva da informação

  • A.

    depende de uma pesquisa sobre a frequência de uso do acervo.

  • B.

    é feita considerando as prioridades da instituição mantenedora da biblioteca.

  • C.

    baseia-se em uma análise da infraestrutura necessária versus a disponível.

  • D.

    segue critérios como percepção do valor do serviço e qualidade da informação.

  • E.

    requer um estudo do usuário para levantar o seu perfil e interesses.

O serviço de informação e referência compreende, além do serviço de referência propriamente dito, as seguintes linhas de atuação:

  • A.

    diagnóstico, planejamento, coordenação e gestão da informação.

  • B.

    processo de referência, mediação, divulgação e supervisão.

  • C.

    estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.

  • D.

    educação do usuário, alerta e DSI, marketing e avaliação.

  • E.

    atendimento, pesquisa, auxílio bibliográfico e empréstimo.

Na taxonomia dos modelos de avaliação de bibliotecas digitais, dentre as abordagens existentes, encontram-se aquelas centradas nos

  • A. usuários, custos e produtos.
  • B. conteúdos, serviços e usuários.
  • C. custos, conteúdos e documentos.
  • D. recursos, equipamentos e produtos.
  • E. equipamentos, documentos e serviços.

A gestão de ambientes de bibliotecas e das maneiras de torná-los mais apropriados a seus conteúdos; os esforços para estender a vida física de documentos e a transferência de conteúdo intelectual ou informativo de um formato ou matriz para outro configuram os três tipos principais de atividades da

  • A. microrreprodução.
  • B. digitalização.
  • C. conservação.
  • D. preservação.
  • E. restauração.

Dentre os recursos comumente encontrados nas enciclopédias, hoje, destacam-se

  • A. atlas, índices e referências.
  • B. livros do ano, atlas e índices.
  • C. materiais ilustrativos, livros do ano e atlas.
  • D. referências, índices e materiais ilustrativos.
  • E. índices, materiais ilustrativos e livros do ano.
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