Questões de Biblioteconomia do ano 2010

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Com relação ao formato MARC, julgue os itens subsequentes.

Campos de controle 00X não possuem indicadores nem subcampos e, apesar de registrarem números de controle e códigos, diferem dos campos 02X-09X.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos diferentes formatos MARC, assinale a opção correta.

  • A.

    Os códigos de organizações são padronizados pelo formato de autoridade MARC, o qual define as entradas para nomes de instituições.

  • B.

    O formato de autoridade MARC é empregado para registro de nomes padronizados de pessoas, instituições, títulos uniformes, eventos, jurisdição, e assuntos.

  • C.

    Os códigos de países são padronizados pelo formato de autoridade MARC, o qual define a entrada correta para nomes geográficos.

  • D.

    O formato de dados de classificação MARC é utilizado para produzir o arquivo de autoridade para assuntos.

  • E.

    O formato de informação comunitária MARC é utilizado para registro dos dados de usuários da biblioteca.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio de seu comitê brasileiro de informação e documentação, atua na normalização no campo da informação e documentação, compreendendo as práticas relativas a bibliotecas, centro de documentação e informação, serviços de indexação, resumos, arquivos, ciência da informação e publicação por meio da edição de normas específicas. Acerca das normas técnicas brasileiras para documentação, assinale a opção correta.

  • A.

    As informações indispensáveis à identificação do documento são consideradas os elementos essenciais da referência. Os elementos complementares, por sua vez, são as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos.

  • B.

    A NBR 10.520:2002 que fixa as condições exigíveis para a apresentação de elementos que constituem o artigo é destinada a autores e editores de periódicos de natureza técnico-científica.

  • C.

    A especificação dos elementos a serem incluídos em referências, a ordem dos elementos, o estabelecimento das convenções para transcrição e a apresentação da informação originada dos documentos e(ou) outras fontes de informação são objeto da NBR 6.022:1994.

  • D.

    As normas técnicas brasileiras de documentação não consideram, em suas especificações, as características dos documentos digitais.

  • E.

    A NBR 6.021:1994 especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações, visando a apresentação diante de uma banca.

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

Tornar possível a ocorrência de eventos que de outro modo não aconteceriam, reduzir riscos e aumentar o aproveitamento de oportunidades, compensar incertezas e mudanças e reduzir custos são vantagens da atividade de avaliação de serviços de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

Em bibliotecas especializadas, a atividade de planejamento frequentemente ocorre no nível operacional, uma vez que o planejamento estratégico e o tático constituem prerrogativa dos níveis de direção da instituição a que pertencem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

Do ponto de vista do tempo, o planejamento pode ser de longo, médio e curto prazo. O planejamento de longo prazo estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes da instituição e os procedimentos do planejamento a curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

O planejamento de serviços de informação requer que o bibliotecário conheça bem as fontes de informação na área, os serviços existentes, os usuários. Especificamente nessa atividade, os não usuários dos serviços de informação não interferem, pois os elementos fundamentais já estão contemplados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

Fazer os usuários potenciais compreenderem como podem utilizar os diferentes produtos e serviços e quais são as vantagens que eles têm em utilizar esses instrumentos constitui um dos objetivos da atividade de promoção em bibliotecas e unidades de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

  • A.

    A modernização ou a reestruturação do processo produtivo, como estratégia política de gestão de pessoais, constitui elemento crítico para o alcance da qualidade nos serviços de informação, pois a rapidez na tomada de decisões, critério de qualidade tão importante no mundo atual, é possível somente com a estratégia de valorização das pessoas.

  • B.

    No serviço público, a gestão de pessoas está vinculada ao paradigma mecanicista de administração, tendo absorvido pouco do paradigma holístico, que abrange, com profundidade, as áreas de atuação humana.

  • C.

    Programas de treinamento são ações básicas para a implantação de uma política de gestão de pessoas baseada na estratégia de modernização do processo produtivo.

  • D.

    No âmbito das unidades de informação, a promoção de maior compartilhamento de informações, inclusive sobre os processos de trabalho, maximiza os resultados do processo de gestão de pessoas.

  • E.

    A tecnologia é o elemento mais importante para se aumentar a eficiência profissional.

Organizar o espaço físico de uma unidade de informação significa prepará-la para o cumprimento das funções básicas que justificam a sua existência. Nesse contexto, a função básica da organização do espaço físico de uma biblioteca é

  • A.

    desenvolver ferramentas e métodos de trabalho eficazes e eficientes por meio da definição da estrutura interna de operação e da obtenção e distribuição de recursos físicos e humanos compatíveis com o trabalho a ser realizado.

  • B.

    satisfazer os seus usuários mediante oferta de produtos e serviços de informação de qualidade compatível com o mercado.

  • C.

    gerar receitas com a venda de produtos e serviços e a execução de projetos suficientes para sua autossustentação e desenvolvimento continuado.

  • D.

    identificar e organizar fontes e informações potencialmente úteis à sua clientela.

  • E.

    mapear a divisão do poder com a atribuição de responsabilidades e tarefas, propiciando a montagem de uma infraestrutura de trabalho.

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