Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Em administração, inclusive em bibliotecas, as seguintes características: sistema fechado, ênfase na eficiência, ambiente interno, processo dedutivo, amplitude a longo prazo, análise retrospectiva, estrutura centralizada, pertencem ao planejamento
avançado.
de produção.
estratégico.
tradicional.
estrutural.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Todo planejamento estratégico, em unidades de informação, possui paradoxos, mas também soluções. Para o seguinte paradoxo: possuir extensa documentação de planos e não colocá-los em prática, a solução é
elaboração de planos conectados com os desafios do dia a dia.
procurar o alto refinamento das propostas estratégicas.
manter a conexão entre os planos com excelência na sua elaboração.
fortalecimento e integração das atividades-fins.
implantar novas tecnologias nas áreas de atuação.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
No planejamento de uma biblioteca, os itens: peso, iluminação, piso, temperatura e umidade, acústica, segurança, proteção, referem-se
às áreas dos principais setores do edifício.
às condições gerais do espaço.
aos elementos estruturais do edifício.
ao layout interno da biblioteca.
aos dados sobre áreas de atividades.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
No processo de planejamento de uma biblioteca, o conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios à comunidade, onde se insere a biblioteca, denomina-se
guia.
diretrizes.
projeto.
diagnóstico.
relatório.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A atuação do gestor de uma biblioteca, seja de que tipo for, assume algumas dimensões que acompanham a execução e o desenrolar dos trabalhos efetuados pelo grupo, a fim de garantir a sua eficiência e harmonia, entre os diversos focos de ação. Essa atuação chama-se
planejamento.
visão estratégica.
controle institucional.
gestão operacional.
marketing.
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No planejamento da automação em bibliotecas e sistemas de informação, os itens que pertencem à automação de tarefas, são:
contabilidade, vendas, atendimentos realizados, treinamentos realizados, publicações editadas.
catalogação e indexação, compras e estocagem de material, edição e editoração eletrônica de produtos, ilustração e diagramação de publicações.
simuladores e analisadores de dados, linguagens computacionais, gestão de banco de dados, redes locais e correio eletrônico.
acervo de respostas técnicas, coleção de relatórios de visitas, estatísticas de mercado, indicadores de produção.
redes eletrônicas de dados, planilhas eletrônicas, agendas eletrônicas, materiais, peças e componentes.
Em relação à coleta de dados em bibliotecas, é correto afirmar:
A qualidade dos formulários pouco afeta a eficácia da coleta de dados.
É natural que se dê prioridade aos dados de entrada, ou seja, dados ligados às atividades-meio da biblioteca, como, por exemplo, a quantidade de materiais recebidos e processados.
A padronização dos conceitos e das formas de coleta é irrelevante frente à necessidade de obtenção de grandes volumes de dados.
O critério para definir o que deve ou não ser contado é a utilização ou aproveitamento que se pretende fazer desses dados.
São poucos os serviços e produtos realmente quantificáveis nas bibliotecas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve
gerenciar as atividades, e os recursos a elas relacionados, como um processo.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve
apresentar como benefícios o fortalecimento das lideranças em nível estratégico e operacional.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os estudos de usuário, realizados segundo metodologias utilizadas nas ciências sociais, como a observação e a entrevista, buscam compreender as necessidades, as preferências, as opiniões e as avaliações dos usuários acerca dos serviços de informação a eles oferecidos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Nas bibliotecas, são três as áreas de eficiência referentes às necessidades de informação dos usuários: satisfação de necessidades expressas; promoção e direcionamento de necessidades não expressas; e participação da biblioteca no desenvolvimento de necessidades adquiridas.
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