Questões de Biblioteconomia do ano 2010

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Em administração, inclusive em bibliotecas, as seguintes características: sistema fechado, ênfase na eficiência, ambiente interno, processo dedutivo, amplitude a longo prazo, análise retrospectiva, estrutura centralizada, pertencem ao planejamento

  • A.

    avançado.

  • B.

    de produção.

  • C.

    estratégico.

  • D.

    tradicional.

  • E.

    estrutural.

Todo planejamento estratégico, em unidades de informação, possui paradoxos, mas também soluções. Para o seguinte paradoxo: “possuir extensa documentação de planos e não colocá-los em prática”, a solução é

  • A.

    elaboração de planos conectados com os desafios do dia a dia.

  • B.

    procurar o alto refinamento das propostas estratégicas.

  • C.

    manter a conexão entre os planos com excelência na sua elaboração.

  • D.

    fortalecimento e integração das atividades-fins.

  • E.

    implantar novas tecnologias nas áreas de atuação.

No planejamento de uma biblioteca, os itens: peso, iluminação, piso, temperatura e umidade, acústica, segurança, proteção, referem-se

  • A.

    às áreas dos principais setores do edifício.

  • B.

    às condições gerais do espaço.

  • C.

    aos elementos estruturais do edifício.

  • D.

    ao layout interno da biblioteca.

  • E.

    aos dados sobre áreas de atividades.

No processo de planejamento de uma biblioteca, o conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios à comunidade, onde se insere a biblioteca, denomina-se

  • A.

    guia.

  • B.

    diretrizes.

  • C.

    projeto.

  • D.

    diagnóstico.

  • E.

    relatório.

A atuação do gestor de uma biblioteca, seja de que tipo for, assume algumas dimensões que acompanham a execução e o desenrolar dos trabalhos efetuados pelo grupo, a fim de garantir a sua eficiência e harmonia, entre os diversos focos de ação. Essa atuação chama-se

  • A.

    planejamento.

  • B.

    visão estratégica.

  • C.

    controle institucional.

  • D.

    gestão operacional.

  • E.

    marketing.

No planejamento da automação em bibliotecas e sistemas de informação, os itens que pertencem à automação de tarefas, são:

  • A.

    contabilidade, vendas, atendimentos realizados, treinamentos realizados, publicações editadas.

  • B.

    catalogação e indexação, compras e estocagem de material, edição e editoração eletrônica de produtos, ilustração e diagramação de publicações.

  • C.

    simuladores e analisadores de dados, linguagens computacionais, gestão de banco de dados, redes locais e correio eletrônico.

  • D.

    acervo de respostas técnicas, coleção de relatórios de visitas, estatísticas de mercado, indicadores de produção.

  • E.

    redes eletrônicas de dados, planilhas eletrônicas, agendas eletrônicas, materiais, peças e componentes.

Em relação à coleta de dados em bibliotecas, é correto afirmar:

  • A.

    A qualidade dos formulários pouco afeta a eficácia da coleta de dados.

  • B.

    É natural que se dê prioridade aos dados de entrada, ou seja, dados ligados às atividades-meio da biblioteca, como, por exemplo, a quantidade de materiais recebidos e processados.

  • C.

    A padronização dos conceitos e das formas de coleta é irrelevante frente à necessidade de obtenção de grandes volumes de dados.

  • D.

    O critério para definir o que deve ou não ser contado é a utilização ou aproveitamento que se pretende fazer desses dados.

  • E.

    São poucos os serviços e produtos realmente quantificáveis nas bibliotecas.

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

gerenciar as atividades, e os recursos a elas relacionados, como um processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

apresentar como benefícios o fortalecimento das lideranças em nível estratégico e operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos de usuário, realizados segundo metodologias utilizadas nas ciências sociais, como a observação e a entrevista, buscam compreender as necessidades, as preferências, as opiniões e as avaliações dos usuários acerca dos serviços de informação a eles oferecidos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Nas bibliotecas, são três as áreas de eficiência referentes às necessidades de informação dos usuários: satisfação de necessidades expressas; promoção e direcionamento de necessidades não expressas; e participação da biblioteca no desenvolvimento de necessidades adquiridas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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