Questões de Biblioteconomia do ano 2010

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Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.

Do ponto de vista do tempo, o planejamento pode ser de longo, de médio e de curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.

As redes de informação podem ser consideradas esquemas institucionais de caráter cooperativo, criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação a um custo menor do que se alcançaria de forma isolada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.

Redes de informação e sistemas de informação referem-se ao mesmo conceito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em desenvolvimento de coleções, elaborar planos de aquisição de documentos; consultar editoras, livrarias especializadas, catálogos especializados; organizar e manter catálogos de sugestões referem-se a

  • A.

    operacionalização do processo de seleção.

  • B.

    elaboração da política de seleção da biblioteca.

  • C.

    procedimentos operacionais para compra de documentos.

  • D.

    operacionalização do processo de aquisição.

  • E.

    formalização da política de desenvolvimento do acervo.

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

O serviço de referência tradicional e o digital pressupõem necessariamente a prestação de assistência presencial ou remota do bibliotecário aos leitores em busca de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

As bibliotecas participantes do QuestionPoint, serviço de referência colaborativo criado pela Library of Congress e a OCLC (Online Computer Library Center), permanecem interligadas em rede e estão disponíveis a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Além disso, oferecem ao usuário a possibilidade de acessar o sistema por navegação por meio de telefone celular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

As expressões referência virtual, referência digital, serviços de informação na Internet, referência permanente e referência em tempo real são utilizadas para descrever serviços de referência que utilizam tecnologia digital de uma ou outra maneira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

Questões de referência de caráter administrativo e de orientação espacial, consultas sobre autor ou título e consultas de localização de fatos, diferentemente de consultas de assunto ou buscas temáticas, são consideradas de natureza autolimitante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que relaciona corretamente conceito ou técnica de gestão de qualidade total com a situação que descreve sua aplicação em serviços de informação.

  • A.

    Padronização de rotinas: para alcançar a satisfação total dos clientes, as unidades de informação que adotam a padronização de rotinas buscam, primeiramente, saber como eles avaliam os produtos ou serviços que lhes são oferecidos.

  • B.

    Política de normalização de processos: cada indivíduo na biblioteca compreende e adota a filosofia da melhoria constante, e todos os processos ou atividades são submetidos a controle estatístico.

  • C.

    Certificação de serviços de informação: as unidades de informação adotam-na facilmente, porque a certificação permite constatar aspectos comuns entre a gestão de qualidade e a necessidade de maior e melhor atuação diante das mudanças ocorridas no cenário nacional e internacional.

  • D.

    Atribuição de critérios de qualidade de produtos e serviços da biblioteca segundo a visão do cliente: as unidades de informação que adotam a padronização de rotinas, por meio da elaboração de manuais, de procedimentos operacionais e de fluxogramas de processos repetitivos, têm ampliado a oferta de produtos e serviços, disponibilizando a informação, o mais rápido possível, a seus usuários.

  • E.

    Método Deming: as unidades de informação que adotam esse método definem claramente os objetivos a serem atingidos, as normas a serem utilizadas e as características do serviço final desejado.

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