Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.
No serviço de difusão seletiva da informação, o boletim bibliográfico reúne cópias das páginas do sumário das publicações periódicas, o que possibilita ao usuário, ao consultá-lo, informar-se sobre o conteúdo de um grande número de revistas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.
No âmbito dos serviços de disseminação seletiva de informação, a relevância consiste em avaliar se os documentos recuperados interessam ou não ao usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.
A consulta no local, a comutação, a circulação, o fornecimento de cópias e a preparação de traduções são atividades do serviço de referência relativas à provisão de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.
A cooperação e o compartilhamento de recursos entre bibliotecas são orientações fundamentais, principalmente para suas atividades-meio, mas não são necessárias para a prestação de serviços-fim, como é o caso dos serviços de referência. Isso ocorre, sobretudo, devido ao uso cada vez mais intenso e facilitado de tecnologias de informação e comunicação na mediação da relação entre bibliotecários e usuários, o que torna as bibliotecas independentes uma das outras na prestação desse tipo de serviço.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.
Serviços de notificação corrente, também conhecidos como serviços de alerta, e sistemas de disseminação seletiva da informação dizem respeito à mesma atividade. A única diferença entre eles é que os primeiros ocorrem em tempo real, ou seja, corrente, enquanto os últimos ocorrem de modo assíncrono.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.
O serviço de referência compreende aqueles serviços prestados diretamente aos usuários, presencialmente ou mediados por tecnologias.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
O processo de referência, sinônimo de serviço de referência, é linear e abrange as etapas seguidas pelo bibliotecário ao dar assistência ao usuário que necessita de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
As bibliotecas digitais podem realizar o serviço de referência digital de duas maneiras: o modo independente, em que cada biblioteca digital desenvolve seu próprio serviço, políticas, procedimentos e padrões de consultas e qualidade, e o modo cooperativo, em que duas ou mais bibliotecas combinam e compartilham as ferramentas de referência digital e as perguntas e respostas aos usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
O LiveHelp, oferecido pelo National Cancer Institute, é um serviço de referência digital assíncrono, do tipo AsK-An-Expert.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
Organização do processo de referência, eficiência, extensão do serviço, processo de comunicação, qualidade das respostas, uso do serviço e métodos de avaliação são categorias gerais que reúnem os principais critérios de avaliação da qualidade de serviços de referência digital.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...