Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Entre os serviços de referência das bibliotecas, estão as atividades de mostrar aos usuários como utilizar melhor seu potencial informativo, incluindo também visitas orientadas, palestras etc. Esse serviço é comumente chamado de
serviços formais de alerta.
orientação formal.
orientação informal.
instrução bibliográfica.
orientação para pesquisa.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
No setor de referência de uma biblioteca especializada, os seguintes itens: listagem de novos materiais, sumários correntes, circulação de periódicos, boletins informativos e disseminação seletiva da informação, são atividades relacionadas
à orientação dos usuários.
à provisão de documentos.
aos serviços formais de alerta.
aos serviços de provisão de informações.
à provisão de auxílio bibliográfico.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Na avaliação dos resultados de uma busca bibliográfica, nos serviços de referência de uma biblioteca, o coeficiente ou índice de precisão, refere-se à
porcentagem de itens ou documentos recuperados, que são relevantes para o tema da busca.
proporção entre todos os documentos sobre um assunto que podem ser recuperados e o total de documentos conhecidos pelo usuário, antes da busca.
relação dos assuntos contidos em um documento e a quantidade desses assuntos que são recuperados.
capacitação para fazer uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para recuperar informações.
realização de busca cuidadosa e sistemática da literatura, visando a seleção da resposta adequada e correta.
Objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade neles existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.
A definição acima faz referência à
fisiologia do trabalho.
ergonomia.
engenharia do trabalho.
engenharia de produção.
haptonomia.
Não é, nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas à divulgação ou à propaganda. Suas ações não começam com os produtos e os serviços, começam com o cliente.
A definição de Sueli Angélica do Amaral refere-se
ao marketing.
ao planejamento estratégico.
ao empreendedorismo.
à gestão de relacionamento com o cliente.
à comunicação organizacional.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve
contemplar processos voltados exclusivamente para a qualidade intrínseca do produto ou serviço de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve
orientar-se pela busca da excelência na prestação de serviços e se concentrar nas questões econômicas, a fim de melhorar a qualidade com redução de custos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.
Na referência bibliográfica de artigos, o nome da editora do periódico deve ser indicado como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se as palavras que designem a sua natureza jurídica ou comercial.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.
Na referência bibliográfica de artigos, a indicação da periodicidade é feita tanto em meses quanto em estações ou divisões do ano, no idioma original da publicação e de forma abreviada.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para suprir as necessidades de informação dos usuários, as atividades do setor de referência ou informação abrangem desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As bibliotecas que dispensam localização física para disseminar informações, constituindo-se, simplesmente, em um conjunto de mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional e que interligam recursos e usuários, denominam-se bibliotecas híbridas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...