Questões de Biblioteconomia do ano 2010

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os serviços de referência das bibliotecas, estão as atividades de mostrar aos usuários como utilizar melhor seu potencial informativo, incluindo também visitas orientadas, palestras etc. Esse serviço é comumente chamado de

  • A.

    serviços formais de alerta.

  • B.

    orientação formal.

  • C.

    orientação informal.

  • D.

    instrução bibliográfica.

  • E.

    orientação para pesquisa.

No setor de referência de uma biblioteca especializada, os seguintes itens: listagem de novos materiais, sumários correntes, circulação de periódicos, boletins informativos e disseminação seletiva da informação, são atividades relacionadas

  • A.

    à orientação dos usuários.

  • B.

    à provisão de documentos.

  • C.

    aos serviços formais de alerta.

  • D.

    aos serviços de provisão de informações.

  • E.

    à provisão de auxílio bibliográfico.

Na avaliação dos resultados de uma busca bibliográfica, nos serviços de referência de uma biblioteca, o coeficiente ou índice de precisão, refere-se à

  • A.

    porcentagem de itens ou documentos recuperados, que são relevantes para o tema da busca.

  • B.

    proporção entre todos os documentos sobre um assunto que podem ser recuperados e o total de documentos conhecidos pelo usuário, antes da busca.

  • C.

    relação dos assuntos contidos em um documento e a quantidade desses assuntos que são recuperados.

  • D.

    capacitação para fazer uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para recuperar informações.

  • E.

    realização de busca cuidadosa e sistemática da literatura, visando a seleção da resposta adequada e correta.

Objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade neles existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.

A definição acima faz referência à

  • A.

    fisiologia do trabalho.

  • B.

    ergonomia.

  • C.

    engenharia do trabalho.

  • D.

    engenharia de produção.

  • E.

    haptonomia.

Não é, nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas à divulgação ou à propaganda. Suas ações não começam com os produtos e os serviços, começam com o cliente.

A definição de Sueli Angélica do Amaral refere-se

  • A.

    ao marketing.

  • B.

    ao planejamento estratégico.

  • C.

    ao empreendedorismo.

  • D.

    à gestão de relacionamento com o cliente.

  • E.

    à comunicação organizacional.

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

contemplar processos voltados exclusivamente para a qualidade intrínseca do produto ou serviço de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

orientar-se pela busca da excelência na prestação de serviços e se concentrar nas questões econômicas, a fim de melhorar a qualidade com redução de custos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.

Na referência bibliográfica de artigos, o nome da editora do periódico deve ser indicado como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se as palavras que designem a sua natureza jurídica ou comercial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.

Na referência bibliográfica de artigos, a indicação da periodicidade é feita tanto em meses quanto em estações ou divisões do ano, no idioma original da publicação e de forma abreviada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para suprir as necessidades de informação dos usuários, as atividades do setor de referência ou informação abrangem desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As bibliotecas que dispensam localização física para disseminar informações, constituindo-se, simplesmente, em um conjunto de mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional e que interligam recursos e usuários, denominam-se bibliotecas híbridas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...