Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
Pessoas podem ser consideradas um tipo de recurso nos sistemas de informação. Nesse sentido, podem ser divididas em especialistas analistas de sistemas, web designers, bibliotecários ou arquivistas e usuários finais.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.
Mesmo diante de um volume crescente de informação digital, a disseminação seletiva da informação torna-se menos importante, uma vez que os usuários têm a sua disposição mecanismos que contribuem para que eles estejam permanentemente informados a respeito daquilo que lhes interessa.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.
O serviço de referência digital requer, necessariamente, o atendimento em tempo real aos usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.
Os sistemas de recuperação da informação ainda não se desenvolveram suficientemente para que as buscas realizadas por bibliotecários ou pelos próprios usuários contemplem, além do registro, o texto completo dos documentos.
Os critérios de qualidade para avaliar fontes de referência na Internet abrangem informações de identificação, confiabilidade das informações, adequação da fonte e facilidade de uso, entre outros. O critério facilidade de uso inclui a
observância de informações como a existência de referências bibliográficas.
apresentação de resumos ou informações complementares.
disponibilidade de recursos de pesquisa como a função de busca.
oferta de informações filtradas ou com agregação de valor.
identificação da tipologia da fonte e de sua origem.
Segundo Neusa Dias de Macedo, os quesitos que o tripé bibliotecários, usuários e tecnologia precisa ter para que o Serviço de Referência e Informação online seja bem-sucedido são
disposição para trabalho em equipes multidisciplinares, apoio e atualização tecnológicos e design de páginas Web.
familiaridade com as fontes virtuais, disposição para o atendimento online e domínio da tecnologia.
disponibilidade para atuação fora do local de trabalho, disponibilidade para participação em chats e conferências virtuais e atualização tecnológica.
redes de relacionamento, partilhamento de informações e controle de conteúdo.
postura criativa e pró-ativa do bibliotecário, planejamento para o atendimento virtual e interface amigável.
Segundo Denis Grogan, reduzir o serviço de referência simplesmente ao conteúdo de obras de referência é como dizer que uma obra de referência é utilizada somente no recinto das bibliotecas. Outro equívoco que ainda persiste é que
a principal função do serviço de referência é o acesso à informação e a satisfação do usuário.
o serviço de referência limita-se a bibliotecas de referência.
as bibliotecas especializadas e universitárias devem possuir um departamento de referência separado.
o serviço de referência proporciona uma assistência pessoal direta ao consulente que lhe traz uma necessidade de informação.
a maioria dos pedidos de informação de uma biblioteca se atende com obras que não são específicas da referência.
Na aquisição de materiais de informação, a existência e utilização de formulários adequados é importante para garantir
a eficiência na busca e identificação dos materiais selecionados.
o registro das atividades da seção de aquisição.
a realização de processos de licitação.
a possibilidade de devolução dos materiais adquiridos por engano.
a terceirização do serviço.
A fase do processo de referência que se destina a definir a demanda do usuário, bem como esclarecer e identificar a quantidade, nível e material que pode atendê-la é conhecida como
seleção da resposta.
desenvolvimento da estratégia de busca.
seleção da mensagem.
busca.
negociação da questão.
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Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.
Atualmente, os serviços de referência disponíveis em uma biblioteca universitária restringem-se à disponibilização de recursos de busca e recuperação da informação via Internet.
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