Questões de Biblioteconomia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existe um dispositivo na Classificação Decimal Universal que consiste no uso de uma mesma notação para representar um determinado conceito em mais de um lugar das tabelas. A aplicação desse dispositivo, indicado pelo sinal ≅, resulta em uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos expressos por uma mesma sequência de algarismos. Esse dispositivo é conhecido por

  • A.

    “subdividir como” e significa que o número que segue o sinal pode ser subdividido de maneira semelhante à do número que o antecede.

  • B.

    “remissiva ver também” e denota conceitos específicos e recorrentes no âmbito do conceito mais geral discriminado pelo sinal.

  • C.

    “hospitalidade” e possibilita a repetição de subdivisões sempre que o sinal está indicado sem alterar o valor original da sequência de notações.

  • D.

    “divisão paralela” e indica que o número que precede o sinal pode ser subdividido de maneira semelhante à do número que o segue.

  • E.

    “extensibilidade” e reproduz os números que aparecem após o sinal para recombinação ou síntese de conceitos em outra classe.

O avanço apresentado pela Classificação Decimal Universal em relação à Classificação Decimal de Dewey se deve, basicamente, a três fatores:

I. a possibilidade de representar assuntos complexos por meio de mecanismos de combinação;

II. a incorporação da análise por facetas;

III. a adoção do princípio da divisão do conhecimento em disciplinas.

O que consta em

  • A.

    I, II e III está correto; esses três fatores representaram importantes inovações e um grande diferencial no desenvolvimento da CDU frente à CDD.

  • B.

    I está incorreto; trata-se, na verdade, do aumento da capacidade de síntese, em que é possível relacionar assuntos que estão em classes diferentes.

  • C.

    II está incorreto; na realidade, a análise por facetas é um recurso utilizado por ambas as classificações em um nível bastante desenvolvido.

  • D.

    III está incorreto; de fato, as duas classificações são baseadas em disciplinas, as quais correspondem aos grandes ramos do conhecimento.

  • E.

    I, II e III está incorreto; o avanço da CDU se deu graças à criação dos auxiliares especiais, do mecanismo de inversão e do conceito de relação.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. Os auxiliares comuns assumem significados diversos dentro das tabelas principais, conforme o contexto em que aparecem.

II. As subdivisões auxiliares comuns dividem-se em dependentes e independentes. Os independentes são assim chamados porque podem ser empregados sozinhos para formar um número de classificação para um documento.

III. Os auxiliares comuns e especiais são usados para construir números de classificação compostos. Esses números são sempre construídos por meio da síntese de elementos de mais de um lugar das tabelas.

IV. Os auxiliares com função de coordenação, extensão, relação e ordenação podem ser empregados com qualquer número das tabelas e até mesmo em inversão com a notação principal, tomando a posição de primeiro ponto de acesso ao conteúdo dos documentos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Na Classificação Decimal Universal, as tabelas principais contêm a classificação de assuntos e representam o aspecto sintético do sistema. Por sua vez, as tabelas auxiliares comportam as características comuns e recorrentes dos assuntos, algumas das quais são aplicáveis a todos os assuntos, enquanto outras são aplicáveis apenas a determinados assuntos. A afirmativa acima está

  • A.

    incorreta; as tabelas auxiliares só podem ser aplicadas a determinados assuntos.

  • B.

    incorreta; as tabelas principais expressam o aspecto enumerativo do sistema.

  • C.

    incorreta; as tabelas auxiliares comportam a estrutura notacional do sistema.

  • D.

    correta; as tabelas auxiliares representam diversas facetas do conhecimento.

  • E.

    correta; as tabelas principais são baseadas na classificação decimal de Dewey.

A biblioteca de um tribunal que adota a Classificação Decimal Universal pretende organizar a sua coleção de dicionários especializados de acordo com o idioma das obras. A solução para o problema é

  • A.

    optar pela classe 030 para obras de referência seguida dos auxiliares de língua.

  • B.

    justapor à notação de assunto as subdivisões de língua seguidas das subdivisões de forma.

  • C.

    dar prioridade à notação de forma para dicionários na composição do número de classificação.

  • D.

    acrescentar ao número do assunto as subdivisões de forma seguidas das subdivisões de língua.

  • E.

    utilizar os auxiliares comuns de língua como primeiro ponto de acesso da notação.

  • A.

    os campos de estudo se encontram subordinados a conceitos simples, o que facilita a recuperação da informação.

  • B.

    o esquema enfatiza as facetas mais gerais dos assuntos, recurso que é usado para evitar notações muito complexas.

  • C.

    um mesmo assunto pode ser representado por notações distintas e todas válidas, independente do seu contexto.

  • D.

    um conceito pode aparecer em várias classes, cada uma representando um aspecto diferente em que é abordado.

  • E.

    as disciplinas refletem o princípio de síntese do sistema, permitindo a reunião de classes para formar um assunto composto.

Considere as afirmativas abaixo sobre Classificação Decimal Universal (CDU).

I. A CDU possui dois tipos de tabelas auxiliares: comuns e especiais. É com a ajuda dessas tabelas que os números compostos são construídos.

II. Um número composto é sempre construído por meio da síntese de elementos de mais de um lugar nas tabelas. Por exemplo: 342.81 e 02(031).

III. Os auxiliares comuns são de uso obrigatório e dividem-se em três grupos: auxiliares de relação, auxiliares independentes e auxiliares dependentes.

IV. Os auxiliares especiais têm aplicação limitada no sistema, não podendo ser empregados fora da classe em que aparecem listados, pois seu significado é restrito a determinados contextos.

V. Os auxiliares especiais não são de uso obrigatório, sendo divididos em: auxiliares de pessoas, auxiliares de propriedades e auxiliares de relações, processos e operações.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e V.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    I, III e IV.

Em relação à Classificação Decimal Universal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os auxiliares comuns pertencem a dois grupos: auxiliares de relação e auxiliares independentes.

  • B.

    O sinal de extensão liga o primeiro e o último de uma série de números consecutivos para indicar um assunto amplo ou uma série de conceitos. É representado pelo sinal de igualdade .

  • C.

    Os dois pontos duplos :: podem ser empregados para fixar a ordem dos números componentes em um número composto, principalmente quando se utiliza um sistema de informação informatizado.

  • D.

    O sinal de coordenação ou adição liga dois ou mais números não consecutivos e é representado pelo dois pontos :

  • E.

    Os colchetes [ ] são indicadores de relação e fixam a ordem dos números na composição em um número composto.

A Classificação Decimal Universal se originou da Classificação Decimal de Dewey e, de muitas maneiras, ambas são idênticas, como na estrutura enumerativa e hierárquica. Entretanto, a CDU difere da CDD de diversos modos, como no caso

  • A.

    dos auxiliares especiais e dos mecanismos de síntese.

  • B.

    das subdivisões independentes e da linguagem universal.

  • C.

    do sistema notacional e das edições em vários idiomas.

  • D.

    da divisão por assuntos e da inversão na ordem de citação.

  • E.

    da organização por disciplinas e do conceito de relação.

Ao classificar uma obra sobre persuasão usando a Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário encontra os seguintes números na tabela: persuasão associada à lógica está classificada em 168, a influência psicológica da persuasão se encontra em 153.852, persuasão na acepção da retórica aparece em 808 e persuasão relacionada às ciências políticas está em 320.014. A escolha do número dependerá

  • A.

    do foco disciplinar em que o assunto é tratado.

  • B.

    da política de classificação da unidade de informação.

  • C.

    da ordem de preferência para temas relacionados.

  • D.

    da tabela de último recurso para tópicos de múltiplos aspectos.

  • E.

    da forma e da abordagem presentes na obra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...