Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao analisar as implicações da quinta Lei da Biblioteconomia a biblioteca é um organismo em crescimento. Ranganathan qualificou esse crescimento como infantil e adulto. Descreveu o crescimento infantil como aquele que envolve o aumento do tamanho da biblioteca e que requer ações de organização e administração; e o crescimento adulto, como aquele em que há desenvolvimento sem aumento do tamanho total, e que requer estruturas sistêmicas de cooperação. O crescimento infantil e o crescimento adulto se complementam e caracterizam dois tipos modelares de bibliotecas voltadas, respectivamente, para a
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.
Na elaboração da política de desenvolvimento de coleções, no que tange à assinatura de periódicos, deve-se preferir o formato tradicional ao digital, mesmo considerando-se o aumento significativo da área do acervo destinada a esse tipo de documento em formato tradicional.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.
A aquisição de materiais pode ocorrer por meio de três modalidades: compra, doação e permuta. Entre elas, a permuta é a modalidade que requer o trabalho mais criterioso por parte do bibliotecário.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No processo de desenvolvimento de coleções, a ação de por em execução as decisões tomadas durante o processo de seleção é denominada
aquisição.
descarte.
estudo de comunidade.
avaliação.
desbastamento.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao processo de desenvolvimento de coleções em bibliotecas, assinale a opção correta.
Os estudos de uso de uma coleção podem ser realizados pela abordagem de todo o acervo ou por amostragens de títulos, obtidos tanto por meio de catálogo topográfico quanto por obras retiradas em um período predeterminado.
O desenvolvimento de coleções compõe-se de planejamento para aquisição de material bibliográfico de acordo com o interesse da biblioteca.
Processos como estudo da comunidade, avaliação, política de seleção, aquisição e desbastamento não integram a cadeia de valor do desenvolvimento de coleções.
Extrair amostras do acervo e registrar seu uso ao longo do tempo é a forma mais eficiente e, consequentemente, recomendada de subsidiar a política de desbastamento de acervo.
Inexistem, para aplicação em bibliotecas e centros de documentação, fórmulas estatísticas que subsidiem a avaliação quantitativa de coleções.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No desenvolvimento de coleções, o processo redutor, que utiliza a comparação como indicador de tomada de decisão para a aquisição, é denominado
seleção.
análise conceitual.
representação.
sistema de recuperação da informação.
disseminação.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na política de desenvolvimento de coleções, assinale a opção que apresenta um dos critérios relacionados ao conteúdo do documento.
aspectos especiais
contribuição potencial
custo
características físicas
atualidade
Entre os critérios de seleção de materiais de informação, o critério denominado
características físicas é importante apenas para materiais de alta demanda.
custo procura identificar alternativas financeiramente mais compensadoras para a biblioteca.
cobertura/tratamento está relacionado diretamente ao usuário.
imparcialidade é impossível de ser atendido.
aspectos especiais analisa, entre outras coisas, a qualidade do papel e os caracteres tipográficos.
Considere as afirmações abaixo.
I. A principal razão para justificar a existência de um instrumento formal de política de seleção é garantir a manutenção dos critérios além da permanência física dos responsáveis pelas decisões.
II. O conhecimento, pela comunidade, dos critérios de seleção utilizados para seleção do acervo, é medida incipiente para obtenção de seu apoio em momentos críticos.
III. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.
Ocorre que
I e II estão corretas; a alternativa III exacerba a função dos critérios de seleção no panorama dos serviços bibliotecários.
I e III estão corretas; comunicar aos interessados, de modo claro, os critérios de seleção do acervo é uma boa estratégia para, em momentos críticos, conseguir o apoio da comunidade.
II e III estão corretas; a manutenção dos critérios de seleção para além da permanência física dos responsáveis pelas decisões não é uma preocupação da política de seleção.
todas estão corretas; essas afirmações refletem a realidade da atividade de seleção.
todas estão incorretas; pois consideram de forma inadequada o impacto da seleção na rotina bibliotecária.
Considere as afirmações abaixo:
I. Existe uma fórmula universal para elaboração do documento que conterá a política de seleção dos materiais nas bibliotecas, que deve ser sempre utilizada pelos bibliotecários.
II. O melhor indicador da qualidade de uma política de seleção é o resultado proveniente da sua utilização: a coleção em si.
III. As pressões exercidas sobre o acervo, por usuários que querem impor um direcionamento específico para ele, só serão eficientemente enfrentadas com a utilização objetiva dos critérios de seleção.
IV. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.
É correto o que consta APENAS em
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...