Questões de Biblioteconomia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao analisar as implicações da quinta Lei da Biblioteconomia – a biblioteca é um organismo em crescimento. Ranganathan qualificou esse crescimento como “infantil” e “adulto”. Descreveu o crescimento “infantil” como aquele que envolve o aumento do tamanho da biblioteca e que requer ações de organização e administração; e o crescimento “adulto”, como aquele em que há desenvolvimento sem aumento do tamanho total, e que requer estruturas sistêmicas de cooperação. O crescimento “infantil” e o crescimento “adulto” se complementam e caracterizam dois tipos modelares de bibliotecas voltadas, respectivamente, para a

  • A. catalogação e desenvolvimento de coleções.
  • B. conservação e prestação de serviços.
  • C. disseminação e recuperação da informação.
  • D. gestão estratégica e processamento técnico.

Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.

Na elaboração da política de desenvolvimento de coleções, no que tange à assinatura de periódicos, deve-se preferir o formato tradicional ao digital, mesmo considerando-se o aumento significativo da área do acervo destinada a esse tipo de documento em formato tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.

A aquisição de materiais pode ocorrer por meio de três modalidades: compra, doação e permuta. Entre elas, a permuta é a modalidade que requer o trabalho mais criterioso por parte do bibliotecário.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de desenvolvimento de coleções, a ação de por em execução as decisões tomadas durante o processo de seleção é denominada

  • A.

    aquisição.

  • B.

    descarte.

  • C.

    estudo de comunidade.

  • D.

    avaliação.

  • E.

    desbastamento.

Com relação ao processo de desenvolvimento de coleções em bibliotecas, assinale a opção correta.

  • A.

    Os estudos de uso de uma coleção podem ser realizados pela abordagem de todo o acervo ou por amostragens de títulos, obtidos tanto por meio de catálogo topográfico quanto por obras retiradas em um período predeterminado.

  • B.

    O desenvolvimento de coleções compõe-se de planejamento para aquisição de material bibliográfico de acordo com o interesse da biblioteca.

  • C.

    Processos como estudo da comunidade, avaliação, política de seleção, aquisição e desbastamento não integram a cadeia de valor do desenvolvimento de coleções.

  • D.

    Extrair amostras do acervo e registrar seu uso ao longo do tempo é a forma mais eficiente e, consequentemente, recomendada de subsidiar a política de desbastamento de acervo.

  • E.

    Inexistem, para aplicação em bibliotecas e centros de documentação, fórmulas estatísticas que subsidiem a avaliação quantitativa de coleções.

No desenvolvimento de coleções, o processo redutor, que utiliza a comparação como indicador de tomada de decisão para a aquisição, é denominado

  • A.

    seleção.

  • B.

    análise conceitual.

  • C.

    representação.

  • D.

    sistema de recuperação da informação.

  • E.

    disseminação.

Na política de desenvolvimento de coleções, assinale a opção que apresenta um dos critérios relacionados ao conteúdo do documento.

  • A.

    aspectos especiais

  • B.

    contribuição potencial

  • C.

    custo

  • D.

    características físicas

  • E.

    atualidade

Entre os critérios de seleção de materiais de informação, o critério denominado

  • A.

    características físicas é importante apenas para materiais de alta demanda.

  • B.

    custo procura identificar alternativas financeiramente mais compensadoras para a biblioteca.

  • C.

    cobertura/tratamento está relacionado diretamente ao usuário.

  • D.

    imparcialidade é impossível de ser atendido.

  • E.

    aspectos especiais analisa, entre outras coisas, a qualidade do papel e os caracteres tipográficos.

Considere as afirmações abaixo.

I. A principal razão para justificar a existência de um instrumento formal de política de seleção é garantir a manutenção dos critérios além da permanência física dos responsáveis pelas decisões.

II. O conhecimento, pela comunidade, dos critérios de seleção utilizados para seleção do acervo, é medida incipiente para obtenção de seu apoio em momentos críticos.

III. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.

Ocorre que

  • A.

    I e II estão corretas; a alternativa III exacerba a função dos critérios de seleção no panorama dos serviços bibliotecários.

  • B.

    I e III estão corretas; comunicar aos interessados, de modo claro, os critérios de seleção do acervo é uma boa estratégia para, em momentos críticos, conseguir o apoio da comunidade.

  • C.

    II e III estão corretas; a manutenção dos critérios de seleção para além da permanência física dos responsáveis pelas decisões não é uma preocupação da política de seleção.

  • D.

    todas estão corretas; essas afirmações refletem a realidade da atividade de seleção.

  • E.

    todas estão incorretas; pois consideram de forma inadequada o impacto da seleção na rotina bibliotecária.

Considere as afirmações abaixo:

I. Existe uma fórmula universal para elaboração do documento que conterá a política de seleção dos materiais nas bibliotecas, que deve ser sempre utilizada pelos bibliotecários.

II. O melhor indicador da qualidade de uma política de seleção é o resultado proveniente da sua utilização: a coleção em si.

III. As pressões exercidas sobre o acervo, por usuários que querem impor um direcionamento específico para ele, só serão eficientemente enfrentadas com a utilização objetiva dos critérios de seleção.

IV. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...