Questões de Biblioteconomia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens subsequentes.

Um exemplo de disseminação seletiva da informação consiste no serviço de alerta utilizado para dar destaque à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe as assertivas a seguir.

I. Receber listas dos Coordenadores de Curso e realizar levantamento dos títulos e verificar a existência destes no acervo evitando duplicações desnecessárias.

II. Verificar se algum dos itens solicitados já não se encontra em processo de aquisição anterior objetivando evitar duplicações.

III. Enviar listas para cotação para pelo menos três fornecedores e a compra deverá ser feita a quem oferecer o menor preço e melhores condições de entrega.

IV. Recebimento do material e conferência de notas fiscais, lista de pedido, bem como formalizar possíveis falhas.

Em bibliotecas e centros de informação, estas são atividades de

  • A.

    processamento técnico dos materiais.

  • B.

    referência.

  • C.

    compra e aquisição.

  • D.

    circulação.

  • E.

    estudo de usuários.

Dados os seguintes itens quanto ao processo de formação e desenvolvimento da coleção de uma biblioteca,

I. As necessidades da comunidade usuária.

II. Os recursos disponíveis.

III. Os instrumentos para criação, organização e manutenção de catálogos.

IV. Política de seleção.

V. O público a que se destina.

verifica-se que

  • A.

    todas estão corretas.

  • B.

    apenas I e III estão corretas.

  • C.

    I, II e IV estão corretas.

  • D.

    apenas I, II, IV e V estão corretas.

  • E.

    I, III e IV estão corretas.

Em uma unidade de informação, qualquer mudança, possível e necessária, pode ser realizada depois de uma correta

  • A.

    catalogação.

  • B.

    classificação.

  • C.

    indexação.

  • D.

    padronização.

  • E.

    avaliação.

Seleção em bibliotecas e centros de informação é um processo complexo que exige do bibliotecário ações sistemáticas que devem envolver a sua comunidade. Na seleção de documentos eletrônicos, são considerados os seguintes aspectos:

  • A.

    conteúdo, acesso, suporte e custo.

  • B.

    acesso, abrangência, manuseio e idioma.

  • C.

    conteúdo, qualidade, eficácia e editor.

  • D.

    conteúdo, qualidade, eficácia e editor.

  • E. acesso, cobertura, conveniência e custo.

São muitos os tipos de projeto que podem ser desenvolvidos numa unidade de informação, tais como: estruturação ou reestruturação, formação e desenvolvimento de acervo, tratamento da informação, informatização e modernização. Nesse sentido, quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado o projeto, maior

  • A.

    o seu impacto social.

  • B.

    o seu custo operacional.

  • C.

    a sua abrangência.

  • D.

    a sua probabilidade de sucesso.

  • E.

    o seu tempo para implementação.

Em bibliotecas, as atividades de seleção de materiais de informação levam em consideração alguns critérios que abordam o conteúdo dos documentos e outros que enfatizam a adequação ao usuário. Entre os primeiros estão os de

  • A.

    relevância e interesse.

  • B.

    idioma e estilo.

  • C.

    autoridade e atualidade.

  • D.

    aspectos especiais e contribuição potencial.

  • E.

    custo e características físicas.

Um documento formal de política de seleção justifica-se por seu caráter administrativo, de relações públicas e político, a saber:

I. administrativo, ao proporcionar um instrumento para resistência ou gerenciamento dos conflitos e pressões em torno da coleção.

II. político, com a finalidade de garantir a continuidade dos critérios além da presença física de seus elaboradores.

III. de relações públicas, ao tornar a biblioteca simpática aos olhos da comunidade.

Das afirmações apresentadas,

  • A.

    II está incorreta, pois os critérios de seleção sempre têm continuidade, independentemente da presença física de seus elaboradores.

  • B.

    apenas a I está incorreta, uma vez que o caráter administrativo do documento de política não compreende o gerenciamento de conflitos.

  • C.

    I e II estão corretas; a afirmação III simplesmente não tem qualquer significado.

  • D.

    apenas a II está correta; as afirmações I e III expressam objetivos não contemplados pela política de seleção.

  • E.

    apenas a III está correta, pois as definições das afirmativas I e II estão trocadas.

Os padrões são considerados recursos importantes para o planejamento de serviços e para sua avaliação. Na área da Biblioteconomia, eles

  • A.

    são conhecidos como diretrizes.

  • B.

    necessitam ainda ser validados por organismos internacionais.

  • C.

    não existem, devido à dificuldade de obter consenso sobre os diversos tipos de materiais de informação.

  • D.

    são apenas quantitativos e, por isso, mais sujeitos a alterações no tempo e no espaço.

  • E.

    podem servir como guias tanto para a implantação de novas bibliotecas ou serviços de informação como para a melhoria dos existentes.

O principal benefício de um documento formal de política de desenvolvimento de coleções é

  • A.

    orientar os novos funcionários sobre as características do acervo.

  • B.

    funcionar como instrumento de relações públicas da biblioteca.

  • C.

    garantir que todas as atividades ocorram de maneira racional.

  • D.

    proporcionar à administração superior a certeza de que os recursos financeiros estão sendo bem aplicados.

  • E.

    trazer o ponto de vista dos usuários nas tomadas de decisão sobre o acervo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...