Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, referentes às características e à estrutura do Diário da Justiça (DJ).
No DJ, são publicados atos dos tribunais superiores do Poder Judiciário, do MPU e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, referentes às características e à estrutura do Diário da Justiça (DJ).
O DJ é uma fonte de informação a respeito dos atos de caráter judicial disponibilizados pela Imprensa Nacional até o primeiro semestre do ano corrente.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
Para conhecer as formas de uso efetivo da biblioteca, recomenda-se realizar estudo que delimite a comunidade a ser focalizada: os usuários de modo geral como usuários da biblioteca como um todo ou os usuários e participantes de determinados serviços ou atividades como usuários de apenas parte da biblioteca.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
Os estudos de usuários são considerados instrumentos de gestão que auxiliam os bibliotecários a identificar o perfil, as necessidades e as demandas de seus usuários, com o objetivo de planejar serviços e produtos a serem desenvolvidos pela unidade de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
A diferença entre pesquisa de marketing e estudos de usuários advém, especialmente, do ambiente em que são realizados. Os estudos de usuários são elaborados em unidades de informação e a pesquisa de marketing, nos mercados reais e potenciais, em organizações diversas de bibliotecas, unidades e serviços de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
Caso se pretenda criar um perfil para uma biblioteca em alguma rede social, é necessário avaliar previamente as possibilidades de dedicação do bibliotecário na manutenção desse perfil, bem como o tempo e os recursos necessários à inserção de novos conteúdos, visto que é necessário monitorar o canal de comunicação constantemente.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
A disseminação seletiva da informação é considerada como não especializada, em virtude de não ser direcionada a perfis específicos de público usuário da informação ou de unidade de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do estudo de usuários, assinale a opção correta.
Estudos de usuários realizados com cientistas e técnicos demonstram que os canais formais são mais eficientes que os canais informais para a satisfação dos diversos tipos de necessidades de informação.
O incidente crítico é uma das técnicas utilizadas nos estudos de usuários.
Os estudos de usuários não se desenvolvem a partir de viés mercadológico, razão por que não tratam o usuário como consumidor de informação; esses estudos voltam-se essencialmente ao levantamento de grupos e ao exame de mecanismos de uso.
Esse tipo de estudo tem por finalidade compreender o comportamento dos administradores de unidade informacional, de modo a garantir a prestação de serviços de bom nível aos usuários.
Considera-se a aplicação de questionários a metodologia ideal para o levantamento das necessidades informacionais dos usuários.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As atividades de atendimento direto ou indireto ao usuário de biblioteca são denominadas
localização relativa.
desiderata.
base de dados referencial.
serviço de referência.
sistema de informação.
A afirmação de que os usuários devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes remete à lei de Ranganathan que preconiza
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...