Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um centro de informação especializado em ciências da saúde, um usuário procura o bibliotecário de referência com a seguinte questão: gostaria de conhecer o papel de Oswaldo Cruz na saúde pública brasileira. Trata-se de uma consulta de
pesquisa, que significa buscas exaustivas por parte do bibliotecário em fontes documentais que se acham disponíveis dentro e fora da instituição.
localização de fatos, que demanda assistência limitada do bibliotecário devido ao seu caráter simples e de resposta fácil.
referência rápida ou imediata, que requer do bibliotecário o fornecimento de material informacional específico encontrado em relatórios técnicos.
caráter administrativo, que pede conhecimentos básicos do bibliotecário sobre a estrutura e o funcionamento da sua área de atuação profissional.
localização de material, que exige todo o arsenal de conhecimento do bibliotecário e não apenas seus conhecimentos bibliográficos.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria utilizada para estudar as necessidades, as imagens e a satisfação dos usuários de sistemas de informação, ou o que os usuários querem dos sistemas, o que obtêm e o que pensam sobre isso, denomina-se:
knowledge analysis.
brainstorming
kowledge making.
mapmaking.
sense making.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de organização e administração de bibliotecas, julgue os itens de 87 a 90.
A técnica do grupo focal não se aplica aos estudos de usuários de bibliotecas.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 110 a 113, referentes aos estudos de usuários.
Na técnica de pesquisa denominada grupo de foco, a ferramenta utilizada é composta por diversos elementos que são dispostos em uma sequência lógica, o que identifica essa abordagem com a pesquisa qualitativa e a entrevista.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 110 a 113, referentes aos estudos de usuários.
O método de entrevista é a forma mais comum de coleta de dados primários, podendo ser utilizado para análises quantitativas e qualitativas.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 110 a 113, referentes aos estudos de usuários.
Na seleção dos participantes de uma pesquisa com usuários de uma biblioteca, é aconselhável incluir os usuários que frequentam assiduamente a biblioteca, bem como os que participam de listas de discussão ou redes sociais relacionadas à biblioteca.Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 110 a 113, referentes aos estudos de usuários.
A estrutura de uma entrevista elaborada no âmbito de uma pesquisa quantitativa apresenta as seguintes características: baixo grau de estruturas impositivas, preponderância de questões abertas e foco em situações específicas e sequências de ações do mundo do entrevistado.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção que descreve corretamente as características que devem ser identificadas na etapa de planejamento para a realização de um primeiro estudo de usuários de uma biblioteca.
Identificação dos usuários internos e externos da unidade de informação, assim como os hábitos de frequência desses usuários ao local.
O nível de interesse dos usuários tendo como base os trabalhos por eles apresentados.
Os perfis de grupos de usuários da biblioteca.
O uso do acervo pelo público que frequenta a biblioteca.
As necessidades informacionais mais específicas e os hábitos comuns do público que usa os serviços e os produtos da biblioteca.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de estudos de usuários, assinale a opção correta.
A ausência de conhecimento necessário para o prosseguimento de uma linha de ação faz que o usuário sintase impedido de buscar informação em outra fonte ou outro sistema.
O uso de questionários para a coleta de dados e o uso de métodos estatísticos para a tabulação de resultados, a fim de correlacionar dados de perfil com aspectos do comportamento informacional, são utilizados para a realização dos estudos de usuários desde os primeiros estudos divulgados.
Os usuários tendem a usar a informação mais fácil de ser obtida (mais acessível) em detrimento daquela de maior qualidade ou confiabilidade.
Nessa perspectiva, a informação deixa de ser entendida como documento ou item informacional usado ou acessado pelos usuários e passa a justificar os termos de sua relação.
A ausência dos resultados de uma avaliação de usabilidade determina o comportamento ou a opinião do usuário: aspectos relevantes para determinar o grau de eficácia e eficiência de um produto.
Considere as afirmações abaixo:
I. A aplicação da palavra usuário àqueles que os serviços de informação são direcionados significa apoiar uma ideia de passividade por parte do público, ou seja, entender que aquele que busca uma unidade de informação qualquer, o faz apenas porque não tem outra alternativa e que, por esse motivo, deve adaptar-se ao sistema da melhor forma possível.
II. A utilização de grupos de foco para obtenção de maior conhecimento sobre os clientes das unidades de informação é uma das alternativas disponíveis para responder à grande limitação das técnicas de observação direta, ou seja, a de se limitarem apenas à observação do comportamento dos clientes quando estes estão em interação direta com o serviço de informação, normalmente no próprio recinto físico onde ela ocorre.
III. Todos os estudos de usuários podem ser enquadrados no âmbito das preocupações com o marketing ou com a gestão da qualidade dos serviços de informação.
Ocorre que
apenas as afirmações I e III estão corretas; os grupos de foco não respondem à limitação das técnicas de observação direta, pois também dependem de observação do comportamento dos clientes quando estes estão em interação direta com o serviço de informação.
apenas I e II estão corretas; alguns estudos de usuários foram realizados bem antes que os jargões do marketing e das teorias da qualidade pontificassem no panorama da área.
apenas II e III estão corretas; a palavra usuário é apenas um sinônimo da palavra cliente.
as afirmações I, II e III estão corretas.
as afirmações I, II e III estão incorretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...