Questões de Biblioteconomia do ano 2012

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No processo de referência, segundo Grogan, a estratégia de busca depende de duas decisões técnicas: a) como o acervo será consultado e b) quais documentos serão consultados e em que ordem. A primeira dessas decisões diz respeito

  • A.

    ao conhecimento íntimo das várias fontes de informação disponíveis para pesquisa, à experiência em sua utilização e à intuição do bibliotecário.

  • B.

    a uma análise da questão para identificar seus conceitos e relações e traduzi-los para um enunciado de busca adequado à linguagem documentária.

  • C.

    à maneira como as informações são geralmente organizadas na biblioteca e, mais particularmente, nas fontes de informação existentes em seu acervo.

  • D.

    à seleção da categoria de fonte, das fontes específicas dentro dessa categoria e, por fim, dos pontos de acesso específicos a cada fonte.

  • E.

    ao tipo de recursos tecnológicos usados para a organização e a recuperação de informações e as ferramentas de busca disponíveis na biblioteca.

Sobre marketing em unidades de informação, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Fazer a divulgação da biblioteca e demais unidades de informação com cartazes para promover eventos, ou elaborar folhetos e marcadores de livro com informações sobre os serviços prestados é um eficiente e suficiente plano de marketing.

  • B.

    Marketing trata-se de uma função social e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie somente a organização.

  • C.

    Marketing envolve análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados. Implica em perceber as expectativas, necessidades e desejos do mercado que pretende atender.

  • D.

    A biblioteca tem que observar, constantemente, todas as mudanças que ocorrem no macro e no micro ambiente para evitá-las.

Leia, atentamente, os seguintes itens, acerca do serviço de referência:

I. O serviço de referência é simplesmente a utilização proficiente do conteúdo de obras de referência (ou seus equivalentes eletrônicos).

II. O sucesso de um serviço de referência dependerá, em grande medida, da competência técnica e da qualidade humana do bibliotecário responsável por esse serviço.

III. O processo de referência é o nome que se dá à sucessão de etapas através das quais o bibliotecário de referência procura obter com rapidez e pertinência as respostas para as perguntas colocadas pelos utilizadores.

IV. O serviço de referência é padronizado, isto é, os serviços oferecidos são os mesmos para todo e para qualquer tipo de biblioteca.

 Marque a alternativa CORRETA:

  • A.

    Apenas os itens I, II e III estão corretos.

  • B.

    Apenas os itens II e III estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens II e IV estão corretos.

  • D.

    Apenas os itens I e II estão corretos.

Acerca da preservação, conservação e restauração preventiva de documentos, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Todos os livros devem ser acomodados nas prateleiras na posição vertical, independente se forem volumosos, grandes e pesados.

  • B.

    É inadequado encapar com plástico volumes de muito uso.

  • C.

    É errado utilizar elásticos para amarrar volumes danificados. O correto é a utilização de cadarços ou barbantes largos.

  • D.

    Não é apropriado utilizar as prateleiras sem o auxílio de bibliocantos para amparar os volumes.

Considerando os sistemas de recuperação da informação, analise as afirmativas a seguir:

I. Os sistemas de recuperação da informação podem ser avaliados de acordo com sua capacidade de suprir as necessidades dos usuários a partir de seus próprios recursos informacionais e suas possibilidades de se integrar a outros sistemas.

II. Os sistemas de recuperação automatizados, inicialmente, eram sistemas integrados, ou seja, desenvolvidos de modo a resolver problemas de busca de informações em acervos de várias bibliotecas.

III. Os sistemas de recuperação da informação têm sido tradicionalmente avaliados em termos de relevância e utilidade da informação e, mais recentemente, por meio de novos critérios, como qualidade, seletividade, veracidade, síntese e impacto da informação.

Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

  • A.

    São corretas as afirmativas I e II.

  • B.

    São corretas as afirmativas I e III.

  • C.

    São corretas as afirmativas II e III.

  • D.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a principal característica de um serviço de disseminação da informação.

  • A.

    Direcionamento a usuários individuais ou grupo de usuários.

  • B.

    Especificação dos parâmetros de pesquisa.

  • C.

    Representação de informações/documentos.

  • D.

    Utilização de tecnologias de ponta.

No que diz respeito à disseminação da informação, o Senado Federal desenvolve um trabalho especializado voltado, exclusivamente, aos seus usuários prioritários: senadores, diretores, consultores legislativos e as comissões do Senado Federal. Oferece os seguintes tipos de serviços, EXCETO:

  • A.

    levantamento semanal temático de notícias publicadas em jornais e revistas

  • B.

    pesquisas especiais e exaustivas sobre um tema específico.

  • C.

    treinamento no uso racional de recursos da biblioteca e das fontes de informação.

  • D.

    relação periódica de informações sobre a temática de interesse dos usuários.

Profissionais com vasto conhecimento dominam e traduzem várias línguas, manuseia com propriedade várias fontes de informação, é hábil em tomar decisões. Podemos assim denominar o profissional que trabalha em uma biblioteca no setor de:

  • A.

    Setor de Catalogação.

  • B.

    Setor de Classificação.

  • C.

    Setor de Referência.

  • D.

    Setor de Circulação.

Em marketing , o produto deumserviço de informação é o conjunto de bens e serviços que são oferecidos para o conforto material e cultural do cliente. Assinale os canais para a promoção desses produtos.

  • A.

    Organização do acervo, levantamento de técnicas estatísticas e reuniões internas.

  • B.

    Elaboração de projetos, estudo de organogramas e uso do catálogo topográfico.

  • C.

    Definição de padrões de pesquisa , armazenamento de documentos e mudança no espaço físico.

  • D.

    Restauração de obras raras, economia dos recursos aplicados e ordenação de fichas.

  • E.

    Disseminação seletiva da informação, empréstimos entre bibliotecas e acesso às bases de dados.

A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assunto específicos, denomina-se:

  • A.

    planejamento estratégico empresarial.

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    processamento técnico de multimeios.

  • D.

    processo avaliativo da comunidade usuária.

  • E.

    política de desenvolvimento de coleção.

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