Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo de referência, segundo Grogan, a estratégia de busca depende de duas decisões técnicas: a) como o acervo será consultado e b) quais documentos serão consultados e em que ordem. A primeira dessas decisões diz respeito
ao conhecimento íntimo das várias fontes de informação disponíveis para pesquisa, à experiência em sua utilização e à intuição do bibliotecário.
a uma análise da questão para identificar seus conceitos e relações e traduzi-los para um enunciado de busca adequado à linguagem documentária.
à maneira como as informações são geralmente organizadas na biblioteca e, mais particularmente, nas fontes de informação existentes em seu acervo.
à seleção da categoria de fonte, das fontes específicas dentro dessa categoria e, por fim, dos pontos de acesso específicos a cada fonte.
ao tipo de recursos tecnológicos usados para a organização e a recuperação de informações e as ferramentas de busca disponíveis na biblioteca.
Sobre marketing em unidades de informação, é CORRETO afirmar:
Fazer a divulgação da biblioteca e demais unidades de informação com cartazes para promover eventos, ou elaborar folhetos e marcadores de livro com informações sobre os serviços prestados é um eficiente e suficiente plano de marketing.
Marketing trata-se de uma função social e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie somente a organização.
Marketing envolve análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados. Implica em perceber as expectativas, necessidades e desejos do mercado que pretende atender.
A biblioteca tem que observar, constantemente, todas as mudanças que ocorrem no macro e no micro ambiente para evitá-las.
Leia, atentamente, os seguintes itens, acerca do serviço de referência:
I. O serviço de referência é simplesmente a utilização proficiente do conteúdo de obras de referência (ou seus equivalentes eletrônicos).
II. O sucesso de um serviço de referência dependerá, em grande medida, da competência técnica e da qualidade humana do bibliotecário responsável por esse serviço.
III. O processo de referência é o nome que se dá à sucessão de etapas através das quais o bibliotecário de referência procura obter com rapidez e pertinência as respostas para as perguntas colocadas pelos utilizadores.
IV. O serviço de referência é padronizado, isto é, os serviços oferecidos são os mesmos para todo e para qualquer tipo de biblioteca.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Acerca da preservação, conservação e restauração preventiva de documentos, é INCORRETO afirmar:
Todos os livros devem ser acomodados nas prateleiras na posição vertical, independente se forem volumosos, grandes e pesados.
É inadequado encapar com plástico volumes de muito uso.
É errado utilizar elásticos para amarrar volumes danificados. O correto é a utilização de cadarços ou barbantes largos.
Não é apropriado utilizar as prateleiras sem o auxílio de bibliocantos para amparar os volumes.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando os sistemas de recuperação da informação, analise as afirmativas a seguir:
I. Os sistemas de recuperação da informação podem ser avaliados de acordo com sua capacidade de suprir as necessidades dos usuários a partir de seus próprios recursos informacionais e suas possibilidades de se integrar a outros sistemas.
II. Os sistemas de recuperação automatizados, inicialmente, eram sistemas integrados, ou seja, desenvolvidos de modo a resolver problemas de busca de informações em acervos de várias bibliotecas.
III. Os sistemas de recuperação da informação têm sido tradicionalmente avaliados em termos de relevância e utilidade da informação e, mais recentemente, por meio de novos critérios, como qualidade, seletividade, veracidade, síntese e impacto da informação.
Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
São corretas as afirmativas I e II.
São corretas as afirmativas I e III.
São corretas as afirmativas II e III.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a principal característica de um serviço de disseminação da informação.
Direcionamento a usuários individuais ou grupo de usuários.
Especificação dos parâmetros de pesquisa.
Representação de informações/documentos.
Utilização de tecnologias de ponta.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
No que diz respeito à disseminação da informação, o Senado Federal desenvolve um trabalho especializado voltado, exclusivamente, aos seus usuários prioritários: senadores, diretores, consultores legislativos e as comissões do Senado Federal. Oferece os seguintes tipos de serviços, EXCETO:
levantamento semanal temático de notícias publicadas em jornais e revistas
pesquisas especiais e exaustivas sobre um tema específico.
treinamento no uso racional de recursos da biblioteca e das fontes de informação.
relação periódica de informações sobre a temática de interesse dos usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Profissionais com vasto conhecimento dominam e traduzem várias línguas, manuseia com propriedade várias fontes de informação, é hábil em tomar decisões. Podemos assim denominar o profissional que trabalha em uma biblioteca no setor de:
Setor de Catalogação.
Setor de Classificação.
Setor de Referência.
Setor de Circulação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em marketing , o produto deumserviço de informação é o conjunto de bens e serviços que são oferecidos para o conforto material e cultural do cliente. Assinale os canais para a promoção desses produtos.
Organização do acervo, levantamento de técnicas estatísticas e reuniões internas.
Elaboração de projetos, estudo de organogramas e uso do catálogo topográfico.
Definição de padrões de pesquisa , armazenamento de documentos e mudança no espaço físico.
Restauração de obras raras, economia dos recursos aplicados e ordenação de fichas.
Disseminação seletiva da informação, empréstimos entre bibliotecas e acesso às bases de dados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assunto específicos, denomina-se:
planejamento estratégico empresarial.
disseminação seletiva da informação.
processamento técnico de multimeios.
processo avaliativo da comunidade usuária.
política de desenvolvimento de coleção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...