Questões de Biblioteconomia do ano 2013

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Em relação às tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal, considere as afirmativas abaixo. I. As subdivisões auxiliares comuns consistem de tabelas numéricas, nas quais os conceitos são enumerados e arranjados hierarquicamente. Nesse sentido, assemelham-se às tabelas principais, mas se distinguem pelos indicadores de faceta que apresentam. II. Os auxiliares comuns são listados uma única vez no esquema para que possam ser consultados e aplicados a qualquer número de classificação sempre que necessário. III. Os auxiliares independentes podem ser ligados a qualquer número da CDU, mas também usados sozinhos, como neste exemplo: −053.6 − Adolescentes. IV. As subdivisões auxiliares especiais são aplicáveis somente onde indicadas, sendo que a mesma notação pode ser usada com significados diferentes. V. Uma série de auxiliares pode ser intercalada no meio de um número de classificação, como é o caso dos auxiliares comuns de materiais e de lugar. Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e V.
  • E. I e V.

Ao classificar uma obra sobre “regulamento de horários de trabalho”, um bibliotecário consulta o índice da Classificação Decimal Universal e encontra o seguinte:

Horário de trabalho (emprego) 331.31

Horário de trabalho (direito do trabalho) 349.23

Seguindo os princípios de classificação, sua escolha dependerá

  • A. do aspecto em que o assunto é tratado na obra.
  • B. da política de classificação da biblioteca.
  • C. da ordem de preferência determinada no sistema.
  • D. dos recursos de síntese aplicáveis ao caso.
  • E. da estrutura hierárquica presente em cada classe.

Conforme a Declaração de Princípios de Catalogação da IFLA, entre outras funções, o catálogo deve permitir ao usuário I. identificar um recurso bibliográfico ou agente. II. adquirir ou obter acesso a um item descrito. III. navegar num catálogo ou para além dele. É correto afirmar que

  • A. o item I está incorreto; o catálogo deve fornecer informação que permita ao usuário distinguir entre duas ou mais entidades com características similares.
  • B. todos os itens estão incorretos; o catálogo não deve fornecer informação que permita ao usuário identificar um agente, adquirir um item ou navegar para fora dele.
  • C. todos os itens estão corretos; o catálogo deve ser um instrumento eficiente que permita ao usuário satisfazer as suas necessidades de informação.
  • D. o item II está incorreto; o catálogo deve fornecer informação que permita ao usuário acessar dados bibliográficos ou de autoridade, inclusive eletronicamente.
  • E. o item III está incorreto; o catálogo deve fornecer informação que permita ao usuário compreender as relações entre obras, expressões, manifestações e itens.

Ao consultar o catálogo de uma biblioteca, um usuário encontra formas distintas para o mesmo cabeçalho: algumas obras aparecem sob “Consolidação das Leis do Trabalho”, enquanto outras têm por ponto de acesso “CLT”. Considerando as características indispensáveis à catalogação, é correto afirmar que o catálogo apresenta falhas de

  • A. lógica, visto que a organização dos elementos não segue critérios lógicos.
  • B. integridade, porquanto a fidelidade na representação está comprometida.
  • C. clareza, porque códigos nem sempre compreensíveis aos usuários são usados.
  • D. precisão, uma vez que a veracidade da informação registrada apresenta dubiedades.
  • E. consistência, pois há soluções diferentes para informações semelhantes.

  • A. Alert Serviços de Vigilância e Segurança Ltda. − pois a regra 21.36C1 fixa entrada para ações judiciárias sob o cabeçalho da pessoa ou entidade processada.
  • B. Brasil. Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região − porque a regra 21.34A manda entrar ações de um tribunal sob o cabeçalho para esse tribunal.
  • C. Almeida, Marcia Valinhos de Melo Macedo − de acordo com a regra 21.36A1, ações civis devem ter entrada pelo cabeçalho estabelecido para o juiz relator.
  • D. Silva, João Anselmo Gonçalves da − segundo a regra 21.36C2, a entrada de ações não criminais deve ser para a pessoa ou entidade que move a ação.
  • E. Vara do Trabalho de Campinas, 2ª/TRT-15 − a regra 21.36B1 determina a entrada de quaisquer ações pela instância responsável pelas mesmas.

No processo de catalogação de recursos eletrônicos usando o AACR2, o bibliotecário percorre uma série de etapas para verificar qual a forma de acesso, as características do documento, o tipo de recurso etc. É correto afirmar que

  • A. o acesso pode ser de três formas: direto (quando há suporte físico), remoto (em rede) e híbrido (suporte compartilhado em rede).
  • B. o tipo de recurso inclui dados eletrônicos, programas eletrônicos e dados e programas eletrônicos.
  • C. seja monografia, periódico ou mapa, para descrever um recurso eletrônico basta usar o capítulo 9.
  • D. a fonte principal de informação é a fornecida pelo editor, criador e o contêiner.
  • E. a designação geral do material prevê termos como arquivo de computador, CD-ROM, DVD, disquete, disco ótico etc.

Um usuário procura o bibliotecário de referência de sua instituição com uma necessidade de informação. Depois de identificar, juntamente com o usuário, o problema de pesquisa, o bibliotecário

  • A. negocia a questão, transformando a linguagem natural em linguagem documental.
  • B. elabora a estratégia de busca, escolhendo as fontes e definindo os termos apropriados.
  • C. realiza a busca, consultando fontes e recursos informacionais disponíveis locais ou remotamente.
  • D. analisa o problema, determinando o assunto e o tipo de informação necessária.
  • E. determina a real necessidade de informação do usuário, renegociando a questão.

O serviço de referência pode ser estruturado de acordo com a natureza de suas diferentes atividades em: I. provisão de documentos: circulação, consulta local, empréstimo entre bibliotecas, comutação, preparação de traduções. II. provisão de informações: questões de referência, serviço referencial para outras fontes, acesso a bases de dados. III. provisão de auxílio bibliográfico: localização de material, verificação de referências, levantamentos bibliográficos. IV. serviço de alerta: murais, circulação de periódicos, sumários correntes, DSI. V. orientação ao usuário: cursos de orientação, guia da biblioteca, promoção dos serviços. É correto afirmar que

  • A. o item V está incorreto; a promoção dos serviços é uma função própria da atividade de marketing.
  • B. todos os itens estão incorretos; o serviço de referência é um processo, por isso, não pode ser entendido de maneira fragmentada e estanque.
  • C. o item I está incorreto; a preparação de traduções não faz parte das atribuições de um serviço de referência.
  • D. o item IV está incorreto; a circulação de periódicos é responsabilidade do serviço de provisão de documentos (circulação e empréstimo).
  • E. todos os itens estão corretos; os serviços de provisão de informações constituem o serviço de referência propriamente dito.

Ao se dirigir ao bibliotecário de referência de um tribunal do trabalho, um advogado formula sua questão: “gostaria de consultar a jurisprudência trabalhista deste tribunal”. Nesse caso, para atendê-lo de maneira satisfatória, o bibliotecário deve procurar

  • A. conhecer a terminologia empregada na consulta.
  • B. eliminar a ocorrência de ambiguidades.
  • C. especificar a necessidade de informação.
  • D. transmitir sociabilidade e interesse.
  • E. estabelecer uma interação verbal e não-verbal.

O Portal TRT-REDIJT é

  • A. um catálogo coletivo que reúne o acervo das bibliotecas dos tribunais regionais do trabalho.
  • B. uma biblioteca jurídica virtual que fornece o texto integral de documentos na área da justiça do trabalho.
  • C. um sistema de informações legislativas que indexa o texto completo de leis trabalhistas e suas alterações.
  • D. uma base de dados que provê acesso online à jurisprudência trabalhista, inclusive o inteiro teor de acórdãos.
  • E. uma rede que oferece acompanhamento de processos e decisões dos tribunais trabalhistas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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