Questões de Biblioteconomia do ano 2013

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As características das escolas de Administração Científica, Recursos Humanos e Estruturalista são, respectivamente,

  • A.

    o reconhecimento dos conflitos organizacionais, a múltipla abordagem da organização e a proposição de recompensas materiais e sociais.

  • B.

    o estudo de tempos e movimentos, a divisão do trabalho e a remuneração de acordo com a produção.

  • C.

    o controle do desenvolvimento do trabalho, a ênfase nos aspectos emocionais e a organização informal.

  • D.

    a proposição de recompensas não-materiais, o comportamento social dos trabalhadores e a importância do conteúdo dos cargos e tarefas.

  • E.

    a organização racional do trabalho, o estudo de grupos informais e a burocracia.

Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na NBR 6029 e as definições a eles relacionadas:

I. Caderno.

II. Série.

III. Colofão.

IV. Encarte.

a. Folha impressa, anverso e verso, que, depois de dobrada, resulta em 4, 8, 16, 32 ou 64 páginas.

b. Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

c. Conjunto de itens, sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum.

d. Folha ou caderno, em geral de papel ou formato diferente, contendo ou não ilustrações, intercalado no miolo, sem ser incluído na numeração.

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

  • A. Ib, IIa, IIId, IVc.
  • B. Ia, IIc, IIIb, IVd.
  • C. Id, IIb, IIIc, IVa.
  • D. Ic, IId, IIIa, IVb.
  • E. Ia, IIb, IIIc, IVd.

A terminologia “bibliographic utility” é compreendida no serviço de tratamento e/ou processamento técnico da biblioteca como:

  • A. a nova denominação para catálogo topográfico.
  • B. um software para reformatar registros bibliográficos importados.
  • C. o formulário configurado pelo bibliotecário para entrada de dados bibliográficos.
  • D. uma organização que distribui registros bibliográficos para bibliotecas.
  • E. um aplicativo complementar aos sistemas de automação de biblioteca para extração e registros bibliográficos.

Cabe ao gerente da biblioteca garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Ao fazer isso, ele está exercendo a função de

  • A. programação.
  • B. organização.
  • C. direção.
  • D. desenvolvimento de pessoal.
  • E. controle.

Quando se pensa em promoção da imagem organizacional da unidade de informação, é correto afirmar que a mudança ou a fixação de imagem não é uma tarefa fácil, pois deve-se considerar que a imagem

  • A. corresponde àquilo que, em marketing, costuma ser definido como variável não controlada.
  • B. é fruto dos mecanismos de comunicação predominantes na sociedade.
  • C. é consequência do tipo de atividade desenvolvida pela unidade de informação.
  • D. depende da aplicação de políticas públicas favoráveis ao acesso à informação.
  • E. é produto da visão que o usuário tem a respeito dos serviços oferecidos.

Ferramenta que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais e a desenvolver estratégias para melhorar a eficácia e a eficiência do acervo e dos serviços e produtos.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, essa definição refere-se

  • A. ao diagnóstico.
  • B. ao planejamento.
  • C. à avaliação.
  • D. ao padrão.
  • E. ao projeto.

Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na área de planejamento de serviços de informação e suas características:

I. Metas.

II. Objetivos.

III. Políticas.

IV. Regras.

a. Devem ser expressas com clareza, iniciadas por um verbo de ação e ser mensuráveis, mutáveis e ter tempo definido.

b. Devem expressar intenções que levem ao cumprimento da missão da organização.

c. Constituem comandos diretos e objetivos de curso de ação a seguir.

d. Permitem decidir questões previamente, evitando repetição de análises.

A ordenação correta dos termos com suas características é:

  • A. Ia, IIb, IIId, IVc.
  • B. Ib, IIa, IIIc, IVd.
  • C. Ic, IId, IIIa, IVb.
  • D. Id, IIa, IIIb, IVc.
  • E. Ia, IIb, IIIc, IVd.

Conforme apontavam especialistas do CLADES/CEPAL, há uma tendência quase mecânica em estabelecer determinado padrão de serviços e produtos de informação independentemente da diversidade da demanda, o que significa

  • A. indiferença em relação aos usuários desses serviços e produtos.
  • B. pouca preocupação com a aplicação dos recursos financeiros.
  • C. subestimação da capacidade de reação do usuário ao receber serviços e produtos de baixa qualidade.
  • D. incompetência para dimensionar a demanda por serviços e produtos.
  • E. desleixo na realização das atividades de planejamento.

Quanto aos padrões em serviços de informação, é correto afirmar que

  • A. os quantitativos são mais flexíveis e mais bem fundamentados.
  • B. os estabelecidos em outros países são úteis e geralmente adequados à realidade brasileira.
  • C. os qualitativos são mais sujeitos a alterações no tempo e no espaço.
  • D. sua fragilidade está ligada ao fato de muitas vezes serem gerados de maneira empírica.
  • E. são a mesma coisa que medidas de desempenho.

Segundo James Baughman, o planejamento da coleção é o

  • A. exame e julgamento da coleção em relação aos objetivos e propósitos estipulados para seu desenvolvimento.
  • B. processo de tornar os documentos acessíveis para uso.
  • C. projeto para a acumulação de documentos afins, de maneira predeterminada pelas necessidades, propósitos, objetivos e prioridades da biblioteca.
  • D. processo de identificação e escolha de títulos individuais para composição da coleção.
  • E. processo de localização, busca e garantia de posse (ou acesso) de itens definidos como de interesse para a coleção.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...