Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As características das escolas de Administração Científica, Recursos Humanos e Estruturalista são, respectivamente,
o reconhecimento dos conflitos organizacionais, a múltipla abordagem da organização e a proposição de recompensas materiais e sociais.
o estudo de tempos e movimentos, a divisão do trabalho e a remuneração de acordo com a produção.
o controle do desenvolvimento do trabalho, a ênfase nos aspectos emocionais e a organização informal.
a proposição de recompensas não-materiais, o comportamento social dos trabalhadores e a importância do conteúdo dos cargos e tarefas.
a organização racional do trabalho, o estudo de grupos informais e a burocracia.
Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na NBR 6029 e as definições a eles relacionadas:
I. Caderno.
II. Série.
III. Colofão.
IV. Encarte.
a. Folha impressa, anverso e verso, que, depois de dobrada, resulta em 4, 8, 16, 32 ou 64 páginas.
b. Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.
c. Conjunto de itens, sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum.
d. Folha ou caderno, em geral de papel ou formato diferente, contendo ou não ilustrações, intercalado no miolo, sem ser incluído na numeração.
A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é
A terminologia bibliographic utility é compreendida no serviço de tratamento e/ou processamento técnico da biblioteca como:
Cabe ao gerente da biblioteca garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Ao fazer isso, ele está exercendo a função de
Biblioteconomia - Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Quando se pensa em promoção da imagem organizacional da unidade de informação, é correto afirmar que a mudança ou a fixação de imagem não é uma tarefa fácil, pois deve-se considerar que a imagem
Ferramenta que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais e a desenvolver estratégias para melhorar a eficácia e a eficiência do acervo e dos serviços e produtos.
Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, essa definição refere-seObserve os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na área de planejamento de serviços de informação e suas características:
I. Metas.
II. Objetivos.
III. Políticas.
IV. Regras.
a. Devem ser expressas com clareza, iniciadas por um verbo de ação e ser mensuráveis, mutáveis e ter tempo definido.
b. Devem expressar intenções que levem ao cumprimento da missão da organização.
c. Constituem comandos diretos e objetivos de curso de ação a seguir.
d. Permitem decidir questões previamente, evitando repetição de análises.
A ordenação correta dos termos com suas características é:
Conforme apontavam especialistas do CLADES/CEPAL, há uma tendência quase mecânica em estabelecer determinado padrão de serviços e produtos de informação independentemente da diversidade da demanda, o que significa
Quanto aos padrões em serviços de informação, é correto afirmar que
Segundo James Baughman, o planejamento da coleção é o
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...