Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Serviço de referência é a interface entre a biblioteca e o usuário, tendo à frente o bibliotecário de referência que realiza um atendimento pessoal. Sendo assim, pode-se afirmar que
no serviço de referência virtual, a mediação deve ser feita por profissionais de tecnologia da informação.
o empréstimo e a devolução são atividades do serviço de referência.
o Serviço de Referência Virtual (SRV) prescinde da intervenção do bibliotecário.
seleção e gestão das obras de referência são procedimentos realizados no serviço de referência.
a definição é compatível com o Serviço de Referência Virtual (SRV) que utiliza ferramentas como e-mail, blog, twiter.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre a recuperação da informação, pode-se afirmar que
estratégia de busca é um mecanismo de interação usuário sistema de informação em ambiente virtual.
revocação (a razão do número de documentos úteis recuperados sobre o total de documentos recuperados) e precisão (a razão do número de documentos úteis recuperados sobre o total de documentos úteis disponíveis na base de dados) medem a qualidade do sistema de informação.
expressões booleanas formadas por termos ligados por operadores lógicos são utilizadas para buscas em sistemas pré-coordenados de recuperação.
operadores lógicos AND (união entre dois conjuntos ou termos: gatos e cachorros); OR (escolha de um dos conjuntos: gatos ou cachorros) e NOT (exclusão de um dos conjuntos: animais não cachorros) são utlizados na estratégia de busca.
há dois modos de busca: a busca por item conhecido (known-item search) quando já se sabe o autor e/ou o título da obra, por exemplo, e a busca por assunto (subject search).
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre a Disseminação Seletiva da Informação (DSI) ou Selective Dissemination of Information (SDI), é correto afirmar que
é um serviço implementado e operacionalizado pelo setor de circulação e empréstimo da biblioteca.
se verificam mudanças nos serviços de DSI devido a ferramentas como os blogs e tecnologias como o RSS (Rich Site Summary, Really Simple Syndication ou RDF Site Summary).
o serviço foi concebido por Samuel Bradford, bibliotecário inglês, conhecido pela lei da dispersão (Lei de Bradford).
no Brasil, o DSI é introduzido a partir da década de 1990, com o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação que viabilizam o serviço.
tem sido substituída pelo Serviço de Atendimento ao Usuário realizado pessoalmente na própria biblioteca e/ou virtualmente por correio eletrônico.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Biblioteca 2.0 está relacionada com
aplicação do software Web 2.0 nas unidades de informação, facilitando o armazenamento e agilizando a recuperação em ambiente virtual.
serviço de referência via Chat, mídia interativa (streaming media) em bases de dados, leitor RSS, sistemas wikis.
listas de correio eletrônico, FAQs, esquemas de classificação controlada, tutorial em texto digital.
perfis em redes sociais como Facebook, Google Bookmarks, LSI (Integração em Grande Escala), Twitter.
criação de ambientes digitais, catálogo eletrônico, atendimento por correio eletrônico.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao serviço de referência, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas DSI e RSS, sempre que utilizadas, referem-se, respectivamente, a disseminação seletiva da informação e rich site summary.
O serviço RSS utiliza a linguagem XML (extensible markup language), uma linguagem de marcação e descrição de dados em páginas web.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao serviço de referência, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas DSI e RSS, sempre que utilizadas, referem-se, respectivamente, a disseminação seletiva da informação e rich site summary.
As leis de Ranganathan, poupe o tempo do usuário e para cada leitor seu livro, representam o conceito de DSI.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao serviço de referência, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas DSI e RSS, sempre que utilizadas, referem-se, respectivamente, a disseminação seletiva da informação e rich site summary.
O serviço de referência é considerado uma atividade intermediária dos serviços de uma biblioteca, tal como a catalogação e a indexação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao serviço de referência, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas DSI e RSS, sempre que utilizadas, referem-se, respectivamente, a disseminação seletiva da informação e rich site summary.
Os serviços de DSI nas bibliotecas digitais não estão restritos a documentos tradicionais.
Marketing da informação é um processo que pode contribuir para a garantia do futuro das unidades de informação.
Nesse sentido, o marketing da informação é visto como atividademantenedora da unidade de informação
corporativa de criação e inovação
de estímulo à utilização de serviços e produtos de informação
de melhoria da imagem das unidades de informação e dos bibliotecários
de ajustamento de produtos e serviços às necessidades dos usuários
Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens.
Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho. Essa categoria é aqualidade
adaptabilidade
facilidade de uso
economia de tempo
economia de custo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...