Questões de Biblioteconomia do ano 2013

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Analise as seguintes proposições acerca dos catálogos e da catalogação:

I. Ao realizar a catalogação, o bibliotecário deve considerar características como: integridade, clareza, precisão, lógica e consistência.

II. A catalogação na fonte, também chamada de catalogação na publicação, consiste no registro que contém informações da obra, e está localizado no verso da capa do livro.

III. As partes da catalogação compreendem: descrição bibliográfica, pontos de acesso e dados de localização.

IV. O catálogo coletivo visa identificar e localizar publicações existentes colaborando para o intercâmbio entre bibliotecas.

V. O cerne da representação descritiva deixou de ser o item e passou a ser o usuário, visando permitir-lhe as tarefas de encontrar, identificar e selecionar a informação.

Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as proposições estão CORRETAS:

  • A. Apenas IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III, IV e V.
  • D. I, IV e V.
  • E. Somente I e V.

Após a conclusão da descrição bibliográfica, o bibliotecário procede à segunda etapa da catalogação, que é a determinação dos pontos de acesso. Estes se dividem em principal e secundário.

Acerca dos pontos de acesso, escolha a alternativa CORRETA.

  • A. O ponto de acesso principal é aquele que encabeça a entrada, também sendo conhecido por cabeçalho de entrada principal.
  • B. Os pontos de acesso secundários são todos os pontos de acesso além do principal, sendo indicados no primeiro bloco de informações.
  • C. O ponto de acesso principal, ou seja, aquele que encabeça a entrada é também chamado de pista.
  • D. Em obras com até três autores, a entrada se dá pelo autor principal seguido da expressão et al.
  • E. O ponto de acesso principal pelo título da obra dar-se-á quando houver quatro ou mais autores, mesmo que um desses seja indicado como principal.

“Constitui a base do modelo de organização bibliográfica que predominou a partir da década de 70, tendo sido sistematizada em congresso organizado pela UNESCO com a colaboração da IFLA. Tem enfoque na bibliografia nacional, que é considerada instrumento-chave”. As informações se tratam do conceito de

  • A. Catálogo Coletivo.
  • B. Classificação Decimal de Dewey.
  • C. Classificação Decimal Universal.
  • D. Catalogação cooperativa.
  • E. Controle Bibliográfico Universal.

Em relação ao formato MARC, é CORRETO afirmar que

  • A. ele foi desenvolvido pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutitions) na década de 70.
  • B. é um sistema de classificação simplificado para a organização de pequenos acervos bibliográficos.
  • C. neste, o campo 022 corresponde ao ISBN.
  • D. este possibilita que as bibliotecas substituam um sistema de automação por outro, garantindo a compatibilidade de seus dados.
  • E. este não constitui padrão de interoperabilidade dos registros bibliográficos.

“É a descrição das características dos documentos que formam as coleções das bibliotecas e bases de dados”(MEY, 2003). Esse processo da Biblioteconomia é denominado de

  • A. catalogação.
  • B. controle bibliográfico.
  • C. indexação.
  • D. classificação.
  • E. taxonomia.

O Conselho Internacional para Informação Científica e Técnica (ICSTI) é uma organização sem fins lucrativos, incluindo representantes de todos os integrantes da comunidade de informação, cujo endereço eletrônico é www.icsti.org. O ICSTI destaca as seguintes ações para a informação científica e tecnológica: a geração, distribuição, armazenamento, disponibilização em linguagens múltiplas da informação, o suporte, a promoção da qualidade e da normatização, a proteção de direitos da informação, promoção do uso da informação em programas educativos, especialmente nas regiões menos desenvolvidas, a preservação e o arquivo dos registros científicos. Será indispensável acompanhar as ações do ICSTI, e delas participar ativamente para acelerar o processo de inserção do Brasil no grupo dos países desenvolvidos. De fato, a corrente para o desenvolvimento e uso de sistemas de classificação especializados em âmbito internacional é um fato irreversível. De acordo com as ações do ICSTI, cabe aos bibliotecários, cientistas e gestores da informação, a organização da informação científica e tecnológica através de

  • A. avaliação mensal das atividades do ICSTI.
  • B. geração de renda dos menos favorecidos.
  • C. classificação, indexação e metadados.
  • D. adaptação, reconhecimento e avaliação.
  • E. introdução, desenvolvimento e acompanhamento.

Novas abordagens da indexação automática tornam cada vez mais tênue a fronteira entre ciência da informação e inteligência artificial. Abordagens estas, outrora exclusivas da filosofia (ontologia), da linguística (semântica, semiótica), ou da matemática, da física e da estatística (matrizes, vetores, clusters, infometria), abrem, expandem e consolidam novos espaços para a ciência da informação em benefício de todos, ou melhor, de todos os que não querem continuar adormecidos pela saudade de uma realidade que não existe mais. Em outra ordem de ideias, cabe lembrar a abordagem da linguística computacional, para análise automática de textos completos. Com o auxílio do computador, esta realiza uma análise sintática e semântica das sentenças para estudar as estruturas e o significado da linguagem do texto, no processo de indexação automática. A análise sintática identifica a função da palavra na sentença, ou seja, sua classe gramatical, assim como a relação entre as palavras da sentença. Diante disso, é CORRETO afirmar que a

  • A. análise semântica ajuda a estabelecer relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem o mesmo significado.
  • B. análise sintática estabelece relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem significados diferentes.
  • C. análise sintática e a semântica não estabelecem relações de classe entre termos associados a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se apenas de identificar a estrutura de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem significados diferentes.
  • D. análise lexical ajuda a estabelecer relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas nas estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem significados diferentes.
  • E. análise morfológica estabelece relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem o mesmo significado.

“O mais importante instrumento para recuperação da informação, cujo processo é equivalente à seleção de várias categorias a partir de um esquema de classificação, ou de vários descritores a partir de uma lista de cabeçalhos de assunto ou de um tesauro”. As afirmações acima se referem ao

  • A. capítulo.
  • B. índice.
  • C. descritor.
  • D. genérico.
  • E. termo.

Assinale a alternativa correta, quanto ao tratamento da informação, o qual não é uma função isolada mas, ao contrário, depende de várias outras funções que ocorrem nas bibliotecas. Dentre essas funções, cabe destacar a de

  • A. cordialidade.
  • B. sinalização.
  • C. seleção.
  • D. retrovisão.
  • E. circulação.

Marque a alternativa que define a função da biblioteca digital que compreende as atividades de armazenagem da informação em suportes digitais, a manutenção das coleções, o acesso permanente e a difusão de documentos digitais. Administra, portanto, o ciclo de vida do documento digital, com ênfase no acesso de longo prazo à informação digital para

  • A. retroalimentação.
  • B. restauração.
  • C. estabilidade.
  • D. participação.
  • E. preservação.
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