Questões de Biblioteconomia do ano 2015

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. As tabelas auxiliares apresentam-se em três grandes divisões identificadas pelos algarismos romanos I, II e III: os sinais, as subdivisões auxiliares comuns e as subdivisões auxiliares especiais.

II. O asterisco * introduz a notação que não corresponde a um número autorizado do sistema.

III. Os auxiliares comuns independentes podem estar apropriadamente ligados a qualquer número das tabelas, mas podem também ser usados independentemente para formar um número de classificação completo de um documento.

IV. Os auxiliares comuns de características gerais são aplicáveis às tabelas principais quando o aspecto que representam é secundário em relação ao assunto, podendo ser utilizados de forma independente e citados no início de uma notação composta.

V. Utilizam-se três tipos de notação como subdivisões auxiliares especiais: as séries com hífen -1/-9, as séries com ponto zero .01/.09 e as séries com apóstrofo ’0/’9.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e V.

A Classificação Decimal Universal utiliza uma série de recursos para a formação de números compostos, entre os quais a

  • A. ordem de arquivamento, cuja flexibilidade é uma das grandes vantagens oferecidas pelo sistema.
  • B. ordem de citação, que é baseada em uma progressão que vai do geral para o particular.
  • C. intercalação, em que certos auxiliares podem ser inseridos nas subdivisões do número principal.
  • D. hospitalidade, a qual consiste no emprego da mesma notação para denotar um dado conceito em mais de um lugar.
  • E. divisão paralela, em que a notação numérica e decimal pode acomodar novos conceitos, onde necessário e de maneira ilimitada.

Empregando a Classificação Decimal Universal para classificar uma obra sobre direito comunitário e educação de adultos, uma bibliotecária construiu, corretamente, a seguinte notação:

  • A. 341.178 = 374.7.
  • B. 341.178 / 374.7.
  • C. 341.178 + 374.7.
  • D. 341.178 : 374.7.
  • E. 341.178 ∗ 374.7.

Considere as notações abaixo:

341.1=111

341.1(430)

341.1”1986”

341.1:338.124

341.1

A ordem de arquivamento correta, de acordo com a Classificação Decimal Universal, é:

  • A. 341.1; 341.1=111; 341.1(430); 341.1”1986”; 341.1:338.124
  • B. 341.1:338.124; 341.1; 341.1”1966”; 341.1(430); 341.1=111
  • C. 341.1=111; 341.1(430); 341.1”1986”; 341.1:338.124; 341.1
  • D. 341.1(430); 341.1”1986”; 341.1=111; 341.1; 341.1:338.124
  • E. 341.1”1986”; 341.1:338.124; 341.1(430); 341.1=111; 341.1

Na Classificação Decimal Universal, certas subdivisões auxiliares especiais podem ser intercaladas em um número principal. Esse recurso serve para alterar a ordem de citação das facetas com o objetivo de criar uma sequência mais conveniente às necessidades de organização do acervo.

A afirmativa está

  • A. correta; é possível usar apenas aquelas subdivisões auxiliares especiais cujos indicadores sejam biterminais.
  • B. incorreta; utiliza-se o recurso da intercalação em certas classes e quando expressamente indicado pelo sistema.
  • C. incorreta; as subdivisões auxiliares especiais podem apenas ser empregadas como sufixos ou prefixos de um número principal.
  • D. correta; o recurso da intercalação tem a finalidade de manter juntas nas estantes as obras de mesmo assunto.
  • E. incorreta; o recurso da intercalação aplica-se às subdivisões auxiliares independentes, como lugar e tempo.

A equipe de bibliotecários do TRT-3ª Região consultou a base de dados LexML, a fim de identificar uma amostra de 300 documentos representativos sobre o assunto “direito de greve”. Em seguida, essa amostra foi cotejada com as coleções da biblioteca do TRT como método para avaliar

  • A. a capacidade de revocação da busca on-line no TRT.
  • B. a recuperabilidade dos documentos na base.
  • C. o nível de cobertura do acervo no assunto.
  • D. o grau de precisão do sistema de recuperação do TRT.
  • E. a duplicação de documentos nos dois serviços.

Muitas vezes, o desbastamento do acervo é realizado sem o auxílio de uma política de desenvolvimento de coleções bem definida. As atividades de remanejamento e descarte são realizadas à medida da necessidade, sem que diretrizes previamente planejadas sejam seguidas. A principal consequência dessa prática é

  • A. o aumento da aquisição de obras digitais na biblioteca, garantindo a manutenção do espaço físico disponível.
  • B. o desinteresse paulatino dos usuários pela coleção, uma vez que os materiais que mais lhes interessam são sistematicamente retirados do acervo.
  • C. a perda de apoio institucional, com a diminuição da provisão de recursos financeiros para aquisição.
  • D. o desenvolvimento desigual da coleção, com algumas áreas ampliadas sem necessidade, enquanto outras minguam por falta de materiais.
  • E. a ampliação do espaço para os usuários, com a diminuição do espaço destinado ao acervo.

Considere as afirmativas abaixo, sobre o desenvolvimento de coleções:

I. Independentemente do número de bibliotecários envolvidos com a gestão da coleção, todas as atividades devem ser cuidadosamente coordenadas ou a coleção perde foco e coerência.

II. O desenvolvimento de coleções é algumas vezes chamado tanto uma arte como uma ciência. Ele combina criatividade com conhecimento empírico. A prática dá significado à teoria, refina o desempenho e constrói a maestria.

Ocorre que

  • A. I e II estão incorretas.
  • B. I e II estão corretas.
  • C. I está incorreta: a coordenação das atividades não afeta o foco e a coerência da coleção.
  • D. II está incorreta: o desenvolvimento de coleções não pode ser considerado uma ciência.
  • E. I e II estão incompletas: I não considerou o impacto da coordenação de atividades na completeza da coleção e II não especificou que o desenvolvimento de coleções, mais que arte ou ciência, é uma disciplina.

Em relação ao uso de instrumentos auxiliares à seleção de materiais de informação, é correto afirmar:

  • A. As avaliações dos materiais de informação encontradas em publicidade dos editores devem ser vistas com cautela.
  • B. Atualmente, a familiaridade com os instrumentos auxiliares de seleção já não tem tanto peso nas atividades de seleção como anteriormente.
  • C. É aconselhável utilizar resenhas como instrumento auxiliar de seleção, pois a maioria dos materiais publicados é objeto de resenhas nas diversas mídias.
  • D. Está cada vez mais difícil encontrar resenhas de materiais de informação em sites da internet.
  • E. As resenhas de textos científicos encontradas em revistas especializadas geralmente se referem a materiais bastante recentes.

No processo de formação e desenvolvimento de coleções, a seleção baseada na qualidade oferecida por um determinado editor no passado, como um indicativo de que aquela qualidade está garantida em suas edições atuais e futuras, considera a análise do conteúdo dos documentos, sob o critério da:

  • A. precisão;
  • B. contribuição potencial;
  • C. conveniência;
  • D. autoridade;
  • E. relevância.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...