Questões de Biblioteconomia do ano 2015

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam atingidos, é a de

  • A. organização.
  • B. planejamento.
  • C. controle.
  • D. previsão.
  • E. direção.

Analise os dois agrupamentos abaixo, relacionando, respectivamente, a conceitos correntemente utilizados em administração e suas definições:

I. Organização formal.

II. Organização informal.

III. Cultura organizacional.

IV. Clima organizacional.

1. formação de grupos espontâneos de pessoas que têm afinidades ou interesses ou conhecimentos comuns.

2. conjunto de hábitos, valores e crenças adotados pela organização.

3. sentimentos manifestos pelas pessoas numa orga nização.

4. normas, regulamentos, procedimentos, organogramas etc.

A correlação correta entre os dois grupos é:

  • A. I-3, II-2, III-1, IV-4
  • B. I-1, II-3, III-4, IV-2
  • C. I-2, II-4, III-3, IV-1
  • D. I-4, II-1, III-2, IV-3
  • E. I-1, II-2, III-3, IV-4

O texto

Atingir os objetivos almejados não é suficiente, busca também questioná-los quanto à sua utilidade e o grau em que atingiu o resultado desejado,

refere-se

  • A. à eficácia.
  • B. à efetividade.
  • C. à eficiência.
  • D. ao custeio.
  • E. ao custo.

A metodologia da Gestão de Qualidade se fundamenta em quatro pilares: a centralidade do cliente, a melhoria contínua, a orientação global para os problemas de qualidade e

  • A. a gestão por processos.
  • B. a gestão do conhecimento.
  • C. o controle de tempos e medidas.
  • D. a valorização das gerências intermediárias.
  • E. a gestão holística.

Segundo Sophia Galvão Baptista, “o gestor de uma unidade de informação deve incorporar a forma de raciocínio e a tomada de decisão, adotando o comportamento empresarial para assegurar a sobrevivência de seu negócio”. Daí, as organizações não lucrativas devem ter

  • A. um valor agregado facilmente discernível pelo seu mantenedor, de forma a garantir seu financiamento e manutenção no correr do tempo.
  • B. uma visão de mercado, computando custos e benefícios, bem como estabelecendo preços mínimos para produtos e serviços.
  • C. uma orientação empresarial, desenvolvendo estratégias competitivas, programas e projetos voltados para sua clientela.
  • D. uma postura pró-ativa em relação ao seu negócio, identificando inputs e outputs essenciais para seu funcionamento eficiente.
  • E. uma gestão centrada em resultados, mais do que em processos.

Segundo Philip Kotler (1999, p. 33), há sérios equívocos a respeito da real função do marketing. Nesse sentido, a transposição da filosofia do marketing para a área de i nformação

  • A. é mais incompreendida ainda.
  • B. não enfrentou a mesma resistência que em outras áreas.
  • C. ainda não foi realizada.
  • D. não se diferencia, substancialmente, do que ocorre em outras áreas.
  • E. pode ser vista tanto sob o prisma da empresa privada como sob o viés da Administração pública.

Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao diagnóstico organizacional,

I. É o processo não sistematizado de avaliação de serviços em organizações. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento.

II. Ele pode ter foco específico ou ser exploratório. O diagnóstico exploratório analisa o conjunto, mas aprofunda-se no foco selecionado, que pode ser um serviço, uma estratégia ou um produto. O de foco específico é um tipo de mapeamento que perpassa todos os componentes de uma organização.

Neste caso,

  • A. II está correta; a alternativa I incorre em erro ao afirmar que o diagnóstico organizacional utiliza conceitos e métodos das ciências sociais.
  • B. I está incorreta; a alternativa II confunde as características das duas modalidades de diagnóstico organizacional.
  • C. ambas estão corretas, pois apresentam definições precisas sobre o diagnóstico organizacional e suas duas modalidades.
  • D. ambas estão incorretas, porque confundem os objetivos e características tanto do diagnóstico organizacional como de suas duas modalidades.
  • E. II está correta; a alternativa I está incorreta ao afirmar que o diagnóstico organizacional é um processo não sistematizado.

A maioria das unidades de informação é financiada por impostos estatais ou locais ou estão subordinadas a organizações que não visam lucro, tais como faculdades ou universidades. Considerando as bibliotecas como organizações que não visam lucro, é correto afirmar:

  • A. As bibliotecas normalmente utilizam as mesmas formas de controle financeiro e contabilidade utilizadas por qualquer empresa que visa lucro.
  • B. O administrador de uma biblioteca não necessita dominar as funções gerenciais, como ocorre com o administrador de uma empresa que visa lucro.
  • C. A administração de uma biblioteca parece comparativamente mais simples, porque seus propósitos são frequentemente mais fáceis de articular.
  • D. Existem mais similaridades que diferenças entre a administração de bibliotecas e a de livrarias ou editoras.
  • E. Apenas uma pequena parte do que faz o administrador de uma biblioteca é semelhante àquilo que faz o administrador de uma loja ou supermercado.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:


I. Disciplina.

II. Unidade de comando.

III. Estabilidade do pessoal.

a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.

b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.

c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.

A correlação correta entre eles é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-b, II-a, III-c.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-c, II-a, III-b.
  • E. I-c, II-b, III-a.

O último quarto de século presenciou enormes mudanças na sociedade e nos serviços de biblioteca e informação. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à gestão de mudanças:

I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.

II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.

III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.

IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...