Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Ao classificar uma obra que trata dos direitos humanos na forma de peça teatral, usando a Classificação Decimal Universal, um bibliotecário compôs a seguinte notação: 342.7(0:82-2). Conclui-se corretamente que
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Na Classificação Decimal Universal, as subdivisões auxiliares especiais
I. são listadas em um único lugar e, por definição, não têm aplicabilidade abrangente.
II. expressam conceitos recorrentes a uma faixa limitada de assuntos.
III. incluem, entre outras, as notações com -03, que indicam os materiais ou elementos que constituem os objetos ou produtos, -05, que especificam características relativas a pessoas, e o asterisco, usado para anteceder classificações extrínsecas à CDU.
IV. devem ser aplicadas onde indicadas, sendo que a mesma notação pode ser usada com significado diferente.
V. devem ser usadas como sufixos de outros números e não podem ser usadas independentemente.
As afirmações que constam em
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2016
Um Repositório Institucional (RI) de acesso aberto constitui um serviço de informação científica - em ambiente digital e interoperável - dedicado ao gerenciamento da produção intelectual de uma instituição. Sobre Repositórios é correto afirmar:
A tarefa de um bibliotecário é organizar fontes terciárias de informação, portanto, ele se ocupa da coleção de
Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro lista as modalidades de cooperação para o desenvolvimento de coleções e, o segundo, as características dessas modalidades:
I. Desenvolvimento cooperativo.
II. Aquisição coordenada.
III. Aquisição conjunta.
a. Duas ou mais bibliotecas concordam que cada uma terá certas áreas de responsabilidade primária de coleta e que elas permutarão tais materiais uma com a outra de forma gratuita.
b. Duas ou mais bibliotecas concordam em comprar certos materiais e/ou partilhar o(s) custo(s) a eles associado(s) e um ou mais membros em armazená-los.
c. Os membros fazem um pedido em comum por um produto ou serviço e cada membro recebe o produto/serviço.
A correlação correta dos dois agrupamentos é
Considere as afirmações abaixo.
I. As bibliotecas que participam do desenvolvimento coordenado de coleções reduzem a duplicação a fim de prover uma coleção coletiva mais forte e atingir maior satisfação do usuário.
II. Apesar de algumas poucas e isoladas iniciativas de desenvolvimento coordenado de coleções, as bibliotecas não possuem uma história notável de alterar o comportamento que tradicionalmente adotam no desenvolvimento de coleções.
Em relação ao desenvolvimento coordenado de coleções,
A direção da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região pretende avaliar o desempenho de seus indexadores. Para tanto, resolve realizar uma simulação de uma avaliação real, aplicando o seguinte método:
I. Selecionar um conjunto de documentos recém adquiridos pela biblioteca.
II. Elaborar três questões para as quais cada documento seja considerado uma resposta relevante. Uma questão deve abordar o assunto principal do documento, enquanto as outras devem abordar os assuntos secundários.
III. Solicitar a especialistas a formulação de estratégias de busca para cada questão.
IV. Encaminhar os documentos ao setor de processamento para que sejam indexados normalmente.
V. Comparar a indexação com as estratégias de busca para determinar se os documentos seriam recuperados com os termos que lhes foram atribuídos.
Nesse caso, observa-se que
No planejamento de um serviço de disseminação seletiva da informação, os bibliotecários da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pretendem identificar, numa fase conhecida como diagnóstico, o número de usuários potenciais e os recursos informacionais disponíveis na instituição.
O plano dos profissionais está
Com o avanço tecnológico da Internet, uma série de mudanças vem ocorrendo na implementação de serviços de disseminação seletiva da informação, dentre as quais incluem-se
Como responsável pelo planejamento de um serviço de disseminação seletiva de informações, a equipe de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3a Região definiu, em uma etapa denominada diagnóstico, o objetivo, o público-alvo, a periodicidade do serviço e as suas características.
Neste caso, o procedimento da equipe está
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...