Questões de Biblioteconomia do ano 2017

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Códigos de ética destinados aos profissionais da informação, nos quais se incluem os bibliotecários, são publicados pelas principais associações profissionais em vários países. Na maioria dos códigos entende-se que os direitos e deveres desses profissionais são exercidos a partir da busca do próprio crescimento como ser humano e no compromisso com os seguintes conjuntos de entidades:

  • A. A informação, a linguagem, o usuário e a coleção.
  • B. A coleção, o usuário, a organização empregadora e a profissão.
  • C. A informação, o usuário, a profissão e a organização empregadora.
  • D. A organização empregadora, a profissão, a linguagem e a informação.

O modelo de uso da informação organizacional baseado na construção do conhecimento vê a organização continuamente engajada na conversão do conhecimento. Nesse modelo, considera-se que a construção do conhecimento se dá por meio da socialização quando

  • A. acontece um processo de reflexão coletiva com o emprego de metáforas, analogias e modelos.
  • B. os membros de uma organização aprendem novas capacidades partilhando experiências por meio de treinamento.
  • C. o conhecimento é captado em documentos ou transmitido de modo que os indivíduos possam reviver indiretamente a experiência de outro.
  • D. as experiências adquiridas em outros modos de construção do conhecimento são internalizadas pelos indivíduos na forma de modelos mentais ou rotinas de trabalho.

No contexto das fontes formais do Direito, é correto afirmar que a informação jurídica interpretativa

  • A. tem validade temporal e geográfica delimitada e regras próprias de redação.
  • B. representa uma opinião particular fundamentada sobre determinado assunto.
  • C. possui caráter imperativo e é insubstituível, pois é produzida apenas pelo poder estatal competente.
  • D. esclarece conceitos gerais da norma legislativa e sua adequação às peculiaridades de casos concretos.

De modo histórico e de ligação intrínseca às bibliotecas, a Biblioteconomia é mostrada na literatura especializada a partir de marcos históricos muitas vezes isolados. Relacione corretamente esses marcos com seus respectivos tempos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 4, 2, 1.
  • B. 3, 2, 4, 1.
  • C. 4, 2, 1, 3.
  • D. 2, 1, 3, 4.

Apesar de a literatura especializada da Biblioteconomia e da Ciência da Informação afirmar que o fenômeno é complexo e plural, pode-se dizer, em síntese, que tal fenômeno trata-se de um “processo contínuo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais e de habilidades necessário à compreensão e interação permanente com o universo informacional e sua dinâmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida”. O fenômeno a que essa assertiva se refere é denominado

  • A. gestão da informação.
  • B. competência informacional.
  • C. competência informacional.
  • D. gestão do conhecimento.

Atente à seguinte descrição: “Permite automatizar parcialmente o processo de indexação. Refere-se a um artefato de engenharia, constituído por um vocabulário específico usado para descrever certa realidade, mais um conjunto de pressupostos explícitos sobre o sentido intencional das palavras do vocabulário”.

A descrição acima se refere à

  • A. indexação automatizada.
  • B. indexação semântica.
  • C. infometria.
  • D. ontologia.

A leitura constitui-se em um dos fatores decisivos do estudo e imprescindível no desenvolvimento da pesquisa escolar. Alguns autores indicam que a atividade de ler implica quatro operações básicas: 1) reconhecimento; 2) organização; 3) elaboração e 4) valoração. Dados os enunciados,

( ) Estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato e original dos símbolos gráficos utilizados no texto.

( ) Entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos etc.

( ) Cotejar os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar as afirmações ou supostas verdades.

( ) Entender o significado dos símbolos gráficos utilizados no texto.

assinale a sequência correta que associa cada uma das operações com o seu respectivo enunciado, de cima para baixo.

  • A. 1 – 2 – 4 – 3
  • B. 2– 3 – 1 – 4
  • C. 2 – 3 – 4 – 1
  • D. 3– 2 – 4 – 1
  • E. 3 – 4 – 2 – 1

Diversos empreendimentos científicos e históricos permitiram a consolidação da Ciência da Informação enquanto campo científico. É considerado marco da institucionalização da Ciência da Informação

  • A. a publicação do artigo “May as we think”, por Vanevar Bush, nos anos 1950.
  • B. o surgimento das novas tecnologias da informação (TIC), nos EUA, nos anos 1980.
  • C. a criação da Classificação Decimal de Dewey, em 1876, por Melvil Dewey, nos EUA.
  • D. a criação do Scientific Information Institute, em 1933, por Watson Davis, no Reino Unido.
  • E. a implantação, no Reino Unido, do Institute of Information Scientists, em 1958, por Jason Farradane, John Bernal e outros.

Facilidade de aprendizado; eficiência de uso; facilidade de memorização ou retenção; minimização de erros e satisfação são características constitutivas dos

  • A. grupos focais.
  • B. estudos de usuários.
  • C. atributos de usabilidade.
  • D. métodos de educação de usuários.
  • E. processos de gestão de unidades informacionais.

Dadas as afirmativas quanto à Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), nos termos do seu Estatuto,

I. É classificada como pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação sem fins econômicos;

II. Observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência;

III. Observa os princípios fundamentais de contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...