Questões sobre Geral

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Conforme a norma da ABNT - Informação e documentação - Referências - Elaboração, NBR 6023, a indicação de NOTAS pode ser incluída ao final da referência bibliográfica:

  • A. dentro de parênteses;
  • B. sem destaque tipográfico;
  • C. em itálico;
  • D. em negrito;
  • E. dentro de colchetes.

No universo das práticas de leituras o ato de ler pode ser solidário ou partilhado "ao pé da cama ou em torno do fogo [...] quando uma cumplicidade implícita aproxima vozes, imaginários, apreensões, dúvidas e perguntas [...]. Quando ocorre a ruptura deste prazer da palavra, pode desencantar a relação com a escrita e fragilizar a prática de ler outras linguagens, ainda menos percebidas como textuais". Assim, para estimular novamente o prazer de ler nas crianças os educadores e os bibliotecários deverão lançar mão da(o):

  • A. prática casual de leitura da criança;
  • B. leitura silenciosa;
  • C. círculo de leitura;
  • D. terceira história: leitura solitária;
  • E. leitura em voz alta.

Nóbrega enfatiza que o bibliotecário de biblioteca infantil deve usar para a dinamização de seu trabalho "o tema gerador de interesse da leitura", isto é "um navegar por todos os mundos que a literatura oferece". Diante disso, propõe como primeiro passo para viabilizar a sua proposta:

  • A. formar coleção de documentos de naturezas diversas;
  • B. identificar as publicações por cores;
  • C. fazer com que as crianças saibam ler;
  • D. transformar o espaço físico da biblioteca;
  • E. formar coleção com autores da literatura brasileira.

De acordo com o AACR2, o cabeçalho de entrada principal para "Tratado entre Noruega, Suécia e Dinamarca" é:

  • A. Noruega. [Tratados etc.]
  • B. Dinamarca. [Tratados etc.]
  • C. Suécia. [Tratados etc.]
  • D. pelo título da publicação
  • E. Noruega, Suécia, Dinamarca. [Tratados etc.]

De acordo com o AACR2, o cabeçalho de entrada principal para publicação de autoria da Embaixada do Brasil na Áustria é:

  • A. Brasil (Áustria). Embaixada;
  • B. Áustria. Embaixada do Brasil;
  • C. Brasil. Embaixada (Áustria);
  • D. Áustria. Embaixada. (Brasil);
  • E. Brasil. Áustria. Embaixada.

Em 1972, Alice Príncipe Barbosa defendeu sua dissertação de mestrado acerca do projeto CALCO (Catalogação Legível por Computador), baseado no:

  • A. MARC II;
  • B. BIBLIODATA;
  • C. OPAC;
  • D. MARC I;
  • E. ACLC.

Na década de 1960 houve o desenvolvimento dos recursos computacionais. Nesse período surgiram os projetos MARC I e MARC II, pela Library of Congress (LC), base para outros formatos, como o UNIMARC. A LC criou para o MARC, uma estrutura de organização dos dados em fita magnética que se tornou, em 1973:

  • A. um programa de gerenciamento computacional de informações bibliográficas;
  • B. norma internacional, estabelecida pela ISO (Organização Internacional de Normalização), sob o código ISO 2709;
  • C. um formato de intercâmbio de informações bibliográficas com o objetivo de incentivar os catálogos coletivos internacionais;
  • D. uma rede de longa distância, em consórcio com as demais bibliotecas americanas, com o objetivo de possibilitar a comunicação segura dos dados;
  • E. um padrão para entrada de informações bibliográficas em computador.

A estrutura da Classificação Decimal Universal (CDU) é:

  • A. facetada;
  • B. semi-enumerativa;
  • C. sinalética;
  • D. enumerativa;
  • E. analítico-sintética.

A localização de tesauros pode ser feita por meio da seguinte fonte de informação:

  • A. Annual Review of Information Science and Techonology;
  • B. Analytical Guide do Selected Standardized Tools for Information Retrieval;
  • C. Library Information Science Abstract;
  • D. Bulletin Signaletique;
  • E. Library Literature.

As relações básicas dos termos de um tesauro são:

  • A. alfabética, nominal, hierárquica;
  • B. lingüística, hierárquica, genérica;
  • C. sistemática, alfabética, gráfica;
  • D. hierárquica, associativa, equivalência;
  • E. estrutural, sistemática, relacional.
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