Questões sobre Geral

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Os principais métodos de avaliação de acervos classificam-se:

  • A. de acordo com a comparação de listas-padrão e de citações;
  • B. segundo o julgamento de especialistas e bibliografias usadas;
  • C. em quantitativos e qualitativos;
  • D. com base nas necessidades potenciais e demandas dos usuários;
  • E. conforme aferição do tamanho e crescimento da coleção.

Para o planejamento e avaliação de serviços de informação, é requerido o agrupamento de uma gama de informações de diversas naturezas, inclusive referentes às necessidades dos usuários. Assim, a Unesco aponta oito aspectos ou dimensões que devem servir de base para esse planejamento e avaliação:

  • A. adequação dos índices de seletividade da informação, qualidade da coleção de referência, facilidade de uso do sistema, relevância do documento, comunicação visual, adequação da quantidade dos tipos de serviços desejados, automação dos serviços, rapidez desejada da transferência da informação;
  • B. relevância do documento, adequação dos tipos de serviços prestados, adequação da quantidade dos tipos de serviços desejados, atualidade desejada da informação, rapidez desejada da transferência da informação, adequação dos índices de seletividade da informação, adequação dos índices de completeza da informação transmitida, facilidade de uso do sistema;
  • C. atitude e comportamento dos funcionários da biblioteca, atualidade desejada da informação, rapidez desejada da transferência da informação, relevância do documento, adequação dos tipos de serviços prestados, facilidade de uso do sistema, resistência às mudanças ambientais e de atendimento, adequação dos índices de completeza da informação transmitida;
  • D. disponibilidade dos documentos nas estantes, adequação dos tipos de serviços prestados, facilidade de uso do sistema, adequação dos índices de completeza da informação transmitida, adequação da quantidade dos tipos de serviços desejados, instalações físicas, atualidade desejada da informação, orientação de uso do acervo;
  • E. rapidez desejada da transferência da informação, atualidade desejada da informação, facilidade de uso do sistema, avaliação semestral da coleção; adequação dos índices de completeza da informação transmitida, relevância do documento, sinalização para localização da coleção, produtos elaborados pela biblioteca.

No Brasil, atualmente, pode-se recorrer a sistemas de recuperação da informação jurídica por meio da Informática. Dentre estes sistemas, destaca-se pela sua abrangência aquele que é identificado mais comumente pela sigla

  • A.

    AGRIS.

  • B.

    ALEPH

  • C.

    COMUT

  • D.

    PRODASEN.

  • E.

    IOB.

O bibliotecário, ao planejar e implementar um estudo de comunidade, deverá levar em consideração, principalmente, as demandas e necessidades de informação

  • A.

    das comunidades de baixa renda mais próximas da biblioteca.

  • B.

    dos usuários reais e potenciais da comunidade a que deverá atender.

  • C.

    da clientela responsável pela manutenção da Biblioteca apenas

  • D.

    de todos os especialistas da área residentes na Capital.

  • E.

    das estatísticas de freqüência de uso da Biblioteca.

A seleção de obras jurídicas deverá estar embasada em critérios, tais como

  • A.

    antigüidade, linearidade e seriedade.

  • B.

    idade, amplitude e autoridade.

  • C.

    concisão, correção e extensão.

  • D.

    abrangência, novidade e adequação.

  • E.

    idioma, precisão e atualidade.

São competências específicas de um dirigente da Biblioteca, no que se refere à administração dos recursos humanos,

  • A.

    liderança, motivação e eqüidade.

  • B.

    análise, avaliação e direção

  • C.

    controle, diagnóstico e prognóstico.

  • D.

    probidade, avaliação e coordenação.

  • E.

    planejamento, avaliação e organização.

Em relação ao processo de planejamento a ser implementado pelo dirigente da Biblioteca, a primeira etapa a ser cumprida é

  • A.

    a revisão da literatura.

  • B.

    a tomada de decisão.

  • C.

    o conhecimento da realidade.

  • D.

    o prognóstico da ação.

  • E.

    a definição da metodologia.

As informações sobre o uso da biblioteca, obtidas através dos instrumentos de coleta de dados, após serem tratadas estatisticamente, permitem que o bibliotecário delibere prioritariamente sobre o tipo de

  • A.

    relatório que será elaborado anualmente.

  • B.

    política administrativa a ser adotada na Biblioteca

  • C.

    justificativa que será oferecida à diretoria

  • D.

    material de informação a ser produzido.

  • E.

    orçamento-programa a ser adotado.

Uma das fontes formais do Direito são as Súmulas que, no Brasil, correspondem

  • A.

    à uniformização dos recursos recebidos por um tribunal superior.

  • B.

    ao conjunto de leis que tratam de um assunto determinado.

  • C.

    ao conjunto de pareceres emitidos por um determinado tribunal.

  • D.

    à uniformização da jurisprudência por um tribunal superior.

  • E.

    à manifestação dos jurisconsultos ante uma questão a eles apresentada.

A representação descritiva dos registros do conhecimento poderá ser realizada pelo bibliotecário, tendo como suporte os padrões identificados como

  • A.

    Código de Catalogação e/ou Normas para Referências Bibliográficas.

  • B.

    Código de Autor e/ou Número Internacional Normalizado

  • C.

    Código de Assunto e/ou Lista de Cabeçalhos de Assuntos.

  • D.

    Lista de Ordenação Alfabética e/ou Número Alfabético.

  • E.

    Código de Atendimento do Leitor e/ou Normas de Documentação.

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