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Os principais métodos de avaliação de acervos classificam-se:
Para o planejamento e avaliação de serviços de informação, é requerido o agrupamento de uma gama de informações de diversas naturezas, inclusive referentes às necessidades dos usuários. Assim, a Unesco aponta oito aspectos ou dimensões que devem servir de base para esse planejamento e avaliação:
No Brasil, atualmente, pode-se recorrer a sistemas de recuperação da informação jurídica por meio da Informática. Dentre estes sistemas, destaca-se pela sua abrangência aquele que é identificado mais comumente pela sigla
AGRIS.
ALEPH
COMUT
PRODASEN.
IOB.
O bibliotecário, ao planejar e implementar um estudo de comunidade, deverá levar em consideração, principalmente, as demandas e necessidades de informação
das comunidades de baixa renda mais próximas da biblioteca.
dos usuários reais e potenciais da comunidade a que deverá atender.
da clientela responsável pela manutenção da Biblioteca apenas
de todos os especialistas da área residentes na Capital.
das estatísticas de freqüência de uso da Biblioteca.
A seleção de obras jurídicas deverá estar embasada em critérios, tais como
antigüidade, linearidade e seriedade.
idade, amplitude e autoridade.
concisão, correção e extensão.
abrangência, novidade e adequação.
idioma, precisão e atualidade.
São competências específicas de um dirigente da Biblioteca, no que se refere à administração dos recursos humanos,
liderança, motivação e eqüidade.
análise, avaliação e direção
controle, diagnóstico e prognóstico.
probidade, avaliação e coordenação.
planejamento, avaliação e organização.
Em relação ao processo de planejamento a ser implementado pelo dirigente da Biblioteca, a primeira etapa a ser cumprida é
a revisão da literatura.
a tomada de decisão.
o conhecimento da realidade.
o prognóstico da ação.
a definição da metodologia.
As informações sobre o uso da biblioteca, obtidas através dos instrumentos de coleta de dados, após serem tratadas estatisticamente, permitem que o bibliotecário delibere prioritariamente sobre o tipo de
relatório que será elaborado anualmente.
política administrativa a ser adotada na Biblioteca
justificativa que será oferecida à diretoria
material de informação a ser produzido.
orçamento-programa a ser adotado.
Uma das fontes formais do Direito são as Súmulas que, no Brasil, correspondem
à uniformização dos recursos recebidos por um tribunal superior.
ao conjunto de leis que tratam de um assunto determinado.
ao conjunto de pareceres emitidos por um determinado tribunal.
à uniformização da jurisprudência por um tribunal superior.
à manifestação dos jurisconsultos ante uma questão a eles apresentada.
A representação descritiva dos registros do conhecimento poderá ser realizada pelo bibliotecário, tendo como suporte os padrões identificados como
Código de Catalogação e/ou Normas para Referências Bibliográficas.
Código de Autor e/ou Número Internacional Normalizado
Código de Assunto e/ou Lista de Cabeçalhos de Assuntos.
Lista de Ordenação Alfabética e/ou Número Alfabético.
Código de Atendimento do Leitor e/ou Normas de Documentação.
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