Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

O uso de um acervo (em número de itens emprestados) sempre aumenta proporcionalmente à taxa de crescimento das coleções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

As técnicas que podem ser utilizadas no planejamento de bibliotecas são cenários evolutivos, análise de problema potencial, diagnóstico e informetria.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os próximos itens.

O planejamento estratégico, a análise de decisão e o controle são funcionalidades requeridas de um sistema de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os próximos itens.

Na elaboração do planejamento estratégico do centro de documentação e informação, o bibliotecário deve definir os recursos necessários para o desenvolvimento e a implantação de projetos, bem como os procedimentos básicos a serem adotados para a sua consecução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a alternativa que define a função da biblioteca digital que compreende as atividades de armazenagem da informação em suportes digitais, a manutenção das coleções, o acesso permanente e a difusão de documentos digitais. Administra, portanto, o ciclo de vida do documento digital, com ênfase no acesso de longo prazo à informação digital para

  • A. retroalimentação.
  • B. restauração.
  • C. estabilidade.
  • D. participação.
  • E. preservação.

Cabe ao gerente da biblioteca garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Ao fazer isso, ele está exercendo a função de

  • A. programação.
  • B. organização.
  • C. direção.
  • D. desenvolvimento de pessoal.
  • E. controle.

O processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações é denominado de

  • A. atributo organizacional
  • B. qualitativo e quantitativo.
  • C. serviços prestados.
  • D. programação institucional.
  • E. diagnóstico organizacional.

Pressupõe o impulso de atividades cooperativas entre as bibliotecas partícipes, promovendo a administração central de bases de dados de publicações eletrônicas como parte de um sistema de bibliotecas compartilhado e visível por todos, irradiando facilidades de acesso. Trata-se

  • A. da gestão de documentos.
  • B. da aquisição cooperativa.
  • C. da gestão de conteúdos.
  • D. do repositório de publicações.
  • E. do consórcio de bibliotecas.

Com o advento da tecnologia da informação, novos serviços têm sido oferecidos aos usuários de bibliotecas, dentre eles: consulta aos catálogos online, acesso a bases de dados como Capes e BDTD, entre outros. Nesse contexto, a qualidade dos serviços prestados está atrelada não somente aos funcionários e à estrutura da biblioteca, como também aos recursos computacionais existentes. Marque a alternativa CORRETA quanto à qualidade dos serviços de biblioteca.

  • A. A identificação dos pontos fortes e fracos dos vários tipos de serviço em uma organização não serve de base para a melhoria contínua da qualidade dos serviços.
  • B. Para identificar as dimensões e critérios que melhor se ajustem à avaliação da qualidade dos serviços prestados em bibliotecas, devemos considerar apenas a opinião dos funcionários.
  • C. Para mensurar a qualidade dos serviços devemos considerar critérios irrelevantes, a fim de captar dos usuários suas expectativas em relação ao desempenho do serviço executado.
  • D. Ao propor abordagens e metodologias para avaliar a qualidade de serviços em bibliotecas, não se faz necessária a identificação do perfil dos usuários.
  • E. Diversos estudos têm sido desenvolvidos a fim de avaliar a qualidade dos serviços em bibliotecas, com foco na opinião dos usuários (estudantes, funcionários e professores).

Considere as afirmativas abaixo, sobre planejamento.

I. O tempo empregado no processo de planejamento nem sempre é menor e mais produtivo do que o tempo gasto com processos improvisados, em que as decisões estejam sujeitas a soluções imediatistas. Isso vai depender de circunstâncias que o bibliotecário tem plenas condições de conhecer e dominar.

II. O interesse pelo planejamento existiu desde o início do século XX, mas inicialmente estava voltado ao controle de métodos, padrões, capacidade e incentivos de produção.

III. As pressões das organizações no sentido de manter ou cortar custos e ampliar e melhorar a qualidade de serviços e programas tornaram o planejamento indispensável ao exercício da administração. No entanto, em muitas bibliotecas ou serviços de informação, essa função não é exercida, ou não o é de forma rigorosa e adequada.

IV. Com a incorporação da prática do planejamento, limitam- se ações arbitrárias, diminuem-se riscos, ao mesmo tempo em que se dá rentabilidade máxima aos recursos, tirando-se proveito de oportunidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...