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O diagnóstico organizacional em unidades de informação
utiliza conceitos e métodos originalmente desenvolvidos pelas Ciências Exatas.
precede a elaboração do planejamento.
deve ser feito por consultores externos, pois os membros da equipe não têm o distanciamento crítico necessário para realização da auto-análise.
começa com a coleta de dados.
reúne informações para aprofundar conhecimento e pode ter foco específico ou ser exploratório.
A claridade está para a escuridão assim como o planejamento está para
a mudança institucional.
a avaliação.
a burocracia.
a improvisação.
as diretrizes institucionais.
Na organização e administração de bibliotecas, as atividades de aquisição de materiais em órgãos da administração pública devem ser realizadas em geral por meio de licitação. Nesse sentido, a Lei 10520, de 17 de julho de 2002, instituiu o pregão como mais uma modalidade de licitação na área pública. A principal característica do pregão é o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. A legislação prevê uma fase preparatória, na qual a autoridade competente
analisa os documentos dos interessados no pregão, definindo aqueles que, segundo a legislação e os termos do edital, poderão participar do certame.
realiza a convocação e acreditação dos interessados.
realiza e preside a sessão pública para recebimento das propostas.
define o prazo fixado para a apresentação das propostas, não inferior a 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da publicação do aviso.
designa, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio.
Em bibliotecas da administração pública, aquisições de grandes lotes de livros podem atingir valores substanciais. Quando isto acontece, deve-se abrir um processo de licitação, que tem várias modalidades. A de tomada de preços ocorre entre
quaisquer interessados que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até a data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3, pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.
quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
quaisquer interessados do ramo pertinente ao seu objeto, escolhidos e convidados pela unidade administrativa ou que manifestarem seu interesse até a hora da apresentação das propostas.
A NBR 6023 determina que
quando não existir título, deve-se atribuir uma palavra ou frase que identifique o conteúdo do documento, entre colchetes.
o título e o subtítulo devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por ponto e vírgula.
quando o título aparecer em mais de uma língua, registra-se o primeiro; opcionalmente, registra-se o segundo, separando-o do primeiro pelo sinal de hífen.
quando se referenciam periódicos no todo, o título deve ser sempre o primeiro elemento da referência, devendo figurar em letras minúsculas.
Para fins de planejamento, os dados sobre o acervo que constam no relatório da biblioteca devem distinguir o acervo processado e não processado. Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, isso é fundamental para
garantir ao bibliotecário completo entendimento sobre a situação do acervo e para possibilitar a implementação de projetos de conversão retrospectiva.
priorizar o processamento de áreas específicas do acervo e para mostrar às autoridades que o acervo vem recebendo tratamento adequado por parte dos bibliotecários.
possibilitar a implementação de um planejamento que considere os pontos fortes e fracos da unidade de informação no que diz respeito a seus recursos informacionais.
chamar a atenção do bibliotecário para a necessidade de se desenvolverem projetos de tratamento desses documentos e para alertar as autoridades para o fato e para a necessidade de mais recursos para a biblioteca.
proporcionar maior liberdade de ação ao bibliotecário na definição de suas prioridades e para evidenciar ao público o atraso no processamento de materiais e assim garantir apoio político às solicitações de mais recursos para a biblioteca.
Do ponto de vista das atividades, ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em várias categorias, sendo que a
de recursos refere-se aos produtos e serviços que se pretende oferecer ao público.
de operações abrange os processos de produção e distribuição de produtos e serviços.
organizacional define as formas de acompanhamento e avaliação dos processos.
global abrange o esboço da estrutura que permita que sejam alcançados os objetivos previstos.
sistêmica garante o processo pelo qual todos os planos internos se integram ao seu planejamento estratégico.
Seu principal objetivo é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.
Trata-seda política de ação.
do diagnóstico organizacional.
do relatório.
da coleta de dados.
da avaliação.
O planejamento compensa incertezas e mudanças e não deixa o futuro ao acaso. Com isso, traz três benefícios relevantes:
praticidade, coerência e ponderação.
rapidez nas decisões, impacto social e continuidade.
economia de recursos, estabilidade e maior resultado.
permanência das decisões, equilíbrio e melhor desempenho.
perspectiva estratégica, oportunidade e agilidade organizacional.
A estrutura administrativa de uma biblioteca específica não admite a tomada de decisões por funcionários administrativos de baixo escalão, que atuam em frente de atendimento aos clientes, devendo estes se reportar a seus superiores em cada caso. É correto afirmar que, nesta biblioteca, impera uma estrutura
centralizada.
descentralizada.
colegiada.
comissional.
flexível.
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