Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à organização de bibliotecas, é incorreto afirmar:

  • A.

    O setor de seleção se responsabiliza por selecionar os livros e documentos que a biblioteca precisa e deseja para melhorar sua coleção, tanto qualitativamente quanto quantitativamente.

  • B.

    O setor de aquisição é responsável pela decisão da seleção do material, ou seja, irá efetivamente adquirir os documentos. A aquisição pode ser de 3 formas: compra, permuta ou doação.

  • C.

    PT (Produção Tecnológica) é o setor que irá tratar o documento, aplicando técnicas da biblioteconomia para classificar, indexar e catalogar em sistemas automatizados.

  • D.

    O setor de registro tem a responsabilidade de tornar os livros e documentos patrimônio da biblioteca. Cada livro/documento ira receber o seu número de tombo e vários carimbos para assegurar a propriedade do exemplar.

  • E.

    Referência é o setor responsável por atender o usuário. É o cartão de visitas da biblioteca.

A função administrativa que, mesmo nas bibliotecas, está relacionada com um problema, uma situação ou um confronto e que pode ser encarada como um elemento comum às demais funções administrativas denomina-se

  • A.

    controle.

  • B.

    gestão.

  • C.

    direção.

  • D.

    organização.

  • E.

    tomada de decisão.

Em qualquer entidade, incluindo bibliotecas, a administração é hoje vista como um processo cíclico, cujas funções são intimamente relacionadas, em interação dinâmica. A função administrativa que precede todas as demais e que estabelece os objetivos para o esforço do grupo denomina-se

  • A.

    planejamento.

  • B.

    organização.

  • C.

    direção.

  • D.

    tomada de decisão.

  • E.

    controle.

Em administração, o conjunto de funções e componentes que interagem na busca de um objetivo comum e que são responsáveis pela ativação de todas as funções meio e fim e pelo seu direcionamento e ajuste aos objetivos e metas da instituição refere-se às funções

  • A.

    de transferência da informação.

  • B.

    de apoio ao planejamento.

  • C.

    de verticalização da comunicação.

  • D.

    de avaliação administrativa.

  • E.

    gerenciais do sistema de informação.

O processo de organização de documentos para disponibilização aos usuários consiste

  • A.

    na identificação dos pontos fortes e dos fracos de uma coleção de materiais de bibliotecas, em termos de necessidades dos usuários e recursos da comunidade.

  • B.

    no diagnóstico, apresentando um perfil dos usuários, suas principais características, desejos e necessidades informacionais e hábitos de leitura.

  • C.

    no estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo, incluindo informações sobre condições ambientais ideais para cada tipo de documento.

  • D.

    na análise temática e descritiva de cada unidade documental adquirida, com o propósito de facilitar seu acesso, sua localização e sua utilização.

  • E.

    em todas aquelas atividades engajadas no propósito final da biblioteca, ou seja, no atendimento aos usuários potenciais e na dinamização do uso das coleções.

Na gestão de sistemas de informação, o processo que propicia aos dirigentes de uma organização a possibilidade de definir sua evolução futura, facilitando a tomada de decisões, aproveitando as oportunidades existentes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão, denomina-se planejamento

  • A.

    interativo.

  • B.

    quantificativo.

  • C.

    de produtos e serviços.

  • D.

    estratégico.

  • E.

    tipológico.

Ao formato resultante da implementação no MARC II, que permite a inclusão de novos tipos de documentos ou formatos não convencionais, denomina-se

  • A.

    FRBR.

  • B.

    REMARC.

  • C.

    MARC XML.

  • D.

    MARC 21.

  • E.

    MTD-BR.

Na gestão de bibliotecas, notadamente das especializadas, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, depende, diretamente,

  • A.

    dos serviços fins da biblioteca.

  • B.

    da gerência da biblioteca.

  • C.

    dos recursos gerais da biblioteca.

  • D.

    dos recursos humanos da biblioteca.

  • E.

    dos recursos tecnológicos da biblioteca.

O relatório de atividades, no planejamento dos serviços de uma biblioteca, é o instrumento que serve para

  • A.

    mensurar qualitativamente o grau de usabilidade do acervo, dos serviços e programas de uma biblioteca.

  • B.

    facilitar ou auxiliar, em grau relevante e por longo prazo, a busca pelo aprimoramento dos objetivos permanentes da biblioteca.

  • C.

    conhecer as questões referentes às necessidades dos usuários, aumentar a aceitabilidade e o sucesso dos serviços e produtos da biblioteca.

  • D.

    buscar informações por meio de representativos elementos amostrais, tornando possível a obtenção de opiniões em profundidade, para a melhoria de serviços e produtos oferecidos.

  • E.

    aprimorar os serviços da biblioteca, maximizar o uso da informação e dos documentos e ampliar o âmbito de atendimento na comunidade à qual a biblioteca se destina.

Em administração, inclusive em bibliotecas, as seguintes características: sistema fechado, ênfase na eficiência, ambiente interno, processo dedutivo, amplitude a longo prazo, análise retrospectiva, estrutura centralizada, pertencem ao planejamento

  • A.

    avançado.

  • B.

    de produção.

  • C.

    estratégico.

  • D.

    tradicional.

  • E.

    estrutural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...