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Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Em relação à organização de bibliotecas, é incorreto afirmar:
O setor de seleção se responsabiliza por selecionar os livros e documentos que a biblioteca precisa e deseja para melhorar sua coleção, tanto qualitativamente quanto quantitativamente.
O setor de aquisição é responsável pela decisão da seleção do material, ou seja, irá efetivamente adquirir os documentos. A aquisição pode ser de 3 formas: compra, permuta ou doação.
PT (Produção Tecnológica) é o setor que irá tratar o documento, aplicando técnicas da biblioteconomia para classificar, indexar e catalogar em sistemas automatizados.
O setor de registro tem a responsabilidade de tornar os livros e documentos patrimônio da biblioteca. Cada livro/documento ira receber o seu número de tombo e vários carimbos para assegurar a propriedade do exemplar.
Referência é o setor responsável por atender o usuário. É o cartão de visitas da biblioteca.
A função administrativa que, mesmo nas bibliotecas, está relacionada com um problema, uma situação ou um confronto e que pode ser encarada como um elemento comum às demais funções administrativas denomina-se
controle.
gestão.
direção.
organização.
tomada de decisão.
Em qualquer entidade, incluindo bibliotecas, a administração é hoje vista como um processo cíclico, cujas funções são intimamente relacionadas, em interação dinâmica. A função administrativa que precede todas as demais e que estabelece os objetivos para o esforço do grupo denomina-se
planejamento.
organização.
direção.
tomada de decisão.
controle.
Em administração, o conjunto de funções e componentes que interagem na busca de um objetivo comum e que são responsáveis pela ativação de todas as funções meio e fim e pelo seu direcionamento e ajuste aos objetivos e metas da instituição refere-se às funções
de transferência da informação.
de apoio ao planejamento.
de verticalização da comunicação.
de avaliação administrativa.
gerenciais do sistema de informação.
O processo de organização de documentos para disponibilização aos usuários consiste
na identificação dos pontos fortes e dos fracos de uma coleção de materiais de bibliotecas, em termos de necessidades dos usuários e recursos da comunidade.
no diagnóstico, apresentando um perfil dos usuários, suas principais características, desejos e necessidades informacionais e hábitos de leitura.
no estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo, incluindo informações sobre condições ambientais ideais para cada tipo de documento.
na análise temática e descritiva de cada unidade documental adquirida, com o propósito de facilitar seu acesso, sua localização e sua utilização.
em todas aquelas atividades engajadas no propósito final da biblioteca, ou seja, no atendimento aos usuários potenciais e na dinamização do uso das coleções.
Na gestão de sistemas de informação, o processo que propicia aos dirigentes de uma organização a possibilidade de definir sua evolução futura, facilitando a tomada de decisões, aproveitando as oportunidades existentes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão, denomina-se planejamento
interativo.
quantificativo.
de produtos e serviços.
estratégico.
tipológico.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Ao formato resultante da implementação no MARC II, que permite a inclusão de novos tipos de documentos ou formatos não convencionais, denomina-se
FRBR.
REMARC.
MARC XML.
MARC 21.
MTD-BR.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Na gestão de bibliotecas, notadamente das especializadas, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, depende, diretamente,
dos serviços fins da biblioteca.
da gerência da biblioteca.
dos recursos gerais da biblioteca.
dos recursos humanos da biblioteca.
dos recursos tecnológicos da biblioteca.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
O relatório de atividades, no planejamento dos serviços de uma biblioteca, é o instrumento que serve para
mensurar qualitativamente o grau de usabilidade do acervo, dos serviços e programas de uma biblioteca.
facilitar ou auxiliar, em grau relevante e por longo prazo, a busca pelo aprimoramento dos objetivos permanentes da biblioteca.
conhecer as questões referentes às necessidades dos usuários, aumentar a aceitabilidade e o sucesso dos serviços e produtos da biblioteca.
buscar informações por meio de representativos elementos amostrais, tornando possível a obtenção de opiniões em profundidade, para a melhoria de serviços e produtos oferecidos.
aprimorar os serviços da biblioteca, maximizar o uso da informação e dos documentos e ampliar o âmbito de atendimento na comunidade à qual a biblioteca se destina.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Em administração, inclusive em bibliotecas, as seguintes características: sistema fechado, ênfase na eficiência, ambiente interno, processo dedutivo, amplitude a longo prazo, análise retrospectiva, estrutura centralizada, pertencem ao planejamento
avançado.
de produção.
estratégico.
tradicional.
estrutural.
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