Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.

Diferentemente de bibliotecas, cada vez mais o planejamento de centros de documentação e serviços de informação leva em consideração a necessidade de atuação em rede, de modo que seus custos sejam reduzidos e que haja: aumento do acervo de informações e da qualidade, capacitação facilitada e, com isso, consequentemente, as necessidades de informação de seus usuários sejam devidamente atendidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

  • A.

    A modernização ou a reestruturação do processo produtivo, como estratégia política de gestão de pessoais, constitui elemento crítico para o alcance da qualidade nos serviços de informação, pois a rapidez na tomada de decisões, critério de qualidade tão importante no mundo atual, é possível somente com a estratégia de valorização das pessoas.

  • B.

    No serviço público, a gestão de pessoas está vinculada ao paradigma mecanicista de administração, tendo absorvido pouco do paradigma holístico, que abrange, com profundidade, as áreas de atuação humana.

  • C.

    Programas de treinamento são ações básicas para a implantação de uma política de gestão de pessoas baseada na estratégia de modernização do processo produtivo.

  • D.

    No âmbito das unidades de informação, a promoção de maior compartilhamento de informações, inclusive sobre os processos de trabalho, maximiza os resultados do processo de gestão de pessoas.

  • E.

    A tecnologia é o elemento mais importante para se aumentar a eficiência profissional.

Organizar o espaço físico de uma unidade de informação significa prepará-la para o cumprimento das funções básicas que justificam a sua existência. Nesse contexto, a função básica da organização do espaço físico de uma biblioteca é

  • A.

    desenvolver ferramentas e métodos de trabalho eficazes e eficientes por meio da definição da estrutura interna de operação e da obtenção e distribuição de recursos físicos e humanos compatíveis com o trabalho a ser realizado.

  • B.

    satisfazer os seus usuários mediante oferta de produtos e serviços de informação de qualidade compatível com o mercado.

  • C.

    gerar receitas com a venda de produtos e serviços e a execução de projetos suficientes para sua autossustentação e desenvolvimento continuado.

  • D.

    identificar e organizar fontes e informações potencialmente úteis à sua clientela.

  • E.

    mapear a divisão do poder com a atribuição de responsabilidades e tarefas, propiciando a montagem de uma infraestrutura de trabalho.

Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.

  • A.

    definição de modelo de gestão do conhecimento e conhecimento dos profissionais gestores e de suas competências

  • B.

    comprometimento de lideranças e visão estratégica, com metas e objetivos claros

  • C.

    padronização de procedimentos e consequente racionalização de tarefas

  • D.

    clareza de objetivos e gestão participativa

  • E.

    conhecimento de normas e eficiência dos setores, independentemente de rotatividade de pessoas e(ou) eventual ausência de membro de equipe

Acerca da importância da utilização de canais de marketing para a satisfação dos clientes de bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing das bibliotecas universitárias concentra seu foco na confecção de folders e folhetos, que são distribuídos aos alunos e professores e ficam disponíveis nos balcões de atendimento aos usuários.

  • B.

    Os canais de marketing aplicados ao contexto das bibliotecas universitárias dividem-se em canais geográficos, demográficos ou comportamentais.

  • C.

    Do ponto de vista das bibliotecas brasileiras, que praticam o marketing direto, marketing é apenas a promoção de seus produtos e serviços.

  • D.

    São exemplos de propaganda de bibliotecas universitárias do setor público: outdoors nos campi das universidades; anúncios nos jornais com circulação interna aos campi e nas rádios universitárias; merchandising durante as aulas; filmes; cartazes; manuais; folhetos e paineis.

  • E.

    Apesar dos altos custos que implicam, os canais de promoção são considerados os mais indicados para bibliotecas e unidades de informação, embora seja difícil avaliar sua eficácia quanto à quantificação.

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Embora o planejamento seja uma modalidade de gestão que tem por função projetar o futuro, minimizar riscos, diminuir imprevistos e socializar propósitos, no contexto da administração de bibliotecas digitais, sua utilidade é reduzida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.

As funções administrativas aplicadas em bibliotecas são influenciadas por vários fatores, e o principal deles é a qualidade da informação disponível ao bibliotecário gerente. Desse modo, no planejamento, a informação define os elementos da ação futura; na organização, demonstra a situação atual e os objetivos da biblioteca; na direção, é fundamental ao processo de decidir o que, por que, por quem e quando será feito, e o controle será realizado por meio da comparação de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A aplicação de uma norma ISO 9000 em uma biblioteca implica o entendimento de que a gestão deve ser feita com base em políticas de acessibilidade e inclusão, foco no cliente, planejamento de interfaces adaptativas, documentação de processos, monitoramento e melhorias contínuas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A preservação digital, processo que envolve planejamento, alocação de recursos e aplicação de métodos e tecnologias para assegurar que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável, é um aspecto relevante a ser considerado na administração de bibliotecas digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de organização e administração de bibliotecas.

Apoiar o processo decisório e situar o administrador em sua ambiência são usos básicos da informação na administração de bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...