Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.
Diferentemente de bibliotecas, cada vez mais o planejamento de centros de documentação e serviços de informação leva em consideração a necessidade de atuação em rede, de modo que seus custos sejam reduzidos e que haja: aumento do acervo de informações e da qualidade, capacitação facilitada e, com isso, consequentemente, as necessidades de informação de seus usuários sejam devidamente atendidas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
A modernização ou a reestruturação do processo produtivo, como estratégia política de gestão de pessoais, constitui elemento crítico para o alcance da qualidade nos serviços de informação, pois a rapidez na tomada de decisões, critério de qualidade tão importante no mundo atual, é possível somente com a estratégia de valorização das pessoas.
No serviço público, a gestão de pessoas está vinculada ao paradigma mecanicista de administração, tendo absorvido pouco do paradigma holístico, que abrange, com profundidade, as áreas de atuação humana.
Programas de treinamento são ações básicas para a implantação de uma política de gestão de pessoas baseada na estratégia de modernização do processo produtivo.
No âmbito das unidades de informação, a promoção de maior compartilhamento de informações, inclusive sobre os processos de trabalho, maximiza os resultados do processo de gestão de pessoas.
A tecnologia é o elemento mais importante para se aumentar a eficiência profissional.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Organizar o espaço físico de uma unidade de informação significa prepará-la para o cumprimento das funções básicas que justificam a sua existência. Nesse contexto, a função básica da organização do espaço físico de uma biblioteca é
desenvolver ferramentas e métodos de trabalho eficazes e eficientes por meio da definição da estrutura interna de operação e da obtenção e distribuição de recursos físicos e humanos compatíveis com o trabalho a ser realizado.
satisfazer os seus usuários mediante oferta de produtos e serviços de informação de qualidade compatível com o mercado.
gerar receitas com a venda de produtos e serviços e a execução de projetos suficientes para sua autossustentação e desenvolvimento continuado.
identificar e organizar fontes e informações potencialmente úteis à sua clientela.
mapear a divisão do poder com a atribuição de responsabilidades e tarefas, propiciando a montagem de uma infraestrutura de trabalho.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.
definição de modelo de gestão do conhecimento e conhecimento dos profissionais gestores e de suas competências
comprometimento de lideranças e visão estratégica, com metas e objetivos claros
padronização de procedimentos e consequente racionalização de tarefas
clareza de objetivos e gestão participativa
conhecimento de normas e eficiência dos setores, independentemente de rotatividade de pessoas e(ou) eventual ausência de membro de equipe
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da importância da utilização de canais de marketing para a satisfação dos clientes de bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
O marketing das bibliotecas universitárias concentra seu foco na confecção de folders e folhetos, que são distribuídos aos alunos e professores e ficam disponíveis nos balcões de atendimento aos usuários.
Os canais de marketing aplicados ao contexto das bibliotecas universitárias dividem-se em canais geográficos, demográficos ou comportamentais.
Do ponto de vista das bibliotecas brasileiras, que praticam o marketing direto, marketing é apenas a promoção de seus produtos e serviços.
São exemplos de propaganda de bibliotecas universitárias do setor público: outdoors nos campi das universidades; anúncios nos jornais com circulação interna aos campi e nas rádios universitárias; merchandising durante as aulas; filmes; cartazes; manuais; folhetos e paineis.
Apesar dos altos custos que implicam, os canais de promoção são considerados os mais indicados para bibliotecas e unidades de informação, embora seja difícil avaliar sua eficácia quanto à quantificação.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.
Embora o planejamento seja uma modalidade de gestão que tem por função projetar o futuro, minimizar riscos, diminuir imprevistos e socializar propósitos, no contexto da administração de bibliotecas digitais, sua utilidade é reduzida.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.
As funções administrativas aplicadas em bibliotecas são influenciadas por vários fatores, e o principal deles é a qualidade da informação disponível ao bibliotecário gerente. Desse modo, no planejamento, a informação define os elementos da ação futura; na organização, demonstra a situação atual e os objetivos da biblioteca; na direção, é fundamental ao processo de decidir o que, por que, por quem e quando será feito, e o controle será realizado por meio da comparação de informações.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.
A aplicação de uma norma ISO 9000 em uma biblioteca implica o entendimento de que a gestão deve ser feita com base em políticas de acessibilidade e inclusão, foco no cliente, planejamento de interfaces adaptativas, documentação de processos, monitoramento e melhorias contínuas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.
A preservação digital, processo que envolve planejamento, alocação de recursos e aplicação de métodos e tecnologias para assegurar que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável, é um aspecto relevante a ser considerado na administração de bibliotecas digitais.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, acerca de organização e administração de bibliotecas.
Apoiar o processo decisório e situar o administrador em sua ambiência são usos básicos da informação na administração de bibliotecas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...