Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todo planejamento estratégico, em unidades de informação, possui paradoxos, mas também soluções. Para o seguinte paradoxo: “possuir extensa documentação de planos e não colocá-los em prática”, a solução é

  • A.

    elaboração de planos conectados com os desafios do dia a dia.

  • B.

    procurar o alto refinamento das propostas estratégicas.

  • C.

    manter a conexão entre os planos com excelência na sua elaboração.

  • D.

    fortalecimento e integração das atividades-fins.

  • E.

    implantar novas tecnologias nas áreas de atuação.

No planejamento de uma biblioteca, os itens: peso, iluminação, piso, temperatura e umidade, acústica, segurança, proteção, referem-se

  • A.

    às áreas dos principais setores do edifício.

  • B.

    às condições gerais do espaço.

  • C.

    aos elementos estruturais do edifício.

  • D.

    ao layout interno da biblioteca.

  • E.

    aos dados sobre áreas de atividades.

No processo de planejamento de uma biblioteca, o conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios à comunidade, onde se insere a biblioteca, denomina-se

  • A.

    guia.

  • B.

    diretrizes.

  • C.

    projeto.

  • D.

    diagnóstico.

  • E.

    relatório.

A atuação do gestor de uma biblioteca, seja de que tipo for, assume algumas dimensões que acompanham a execução e o desenrolar dos trabalhos efetuados pelo grupo, a fim de garantir a sua eficiência e harmonia, entre os diversos focos de ação. Essa atuação chama-se

  • A.

    planejamento.

  • B.

    visão estratégica.

  • C.

    controle institucional.

  • D.

    gestão operacional.

  • E.

    marketing.

No planejamento da automação em bibliotecas e sistemas de informação, os itens que pertencem à automação de tarefas, são:

  • A.

    contabilidade, vendas, atendimentos realizados, treinamentos realizados, publicações editadas.

  • B.

    catalogação e indexação, compras e estocagem de material, edição e editoração eletrônica de produtos, ilustração e diagramação de publicações.

  • C.

    simuladores e analisadores de dados, linguagens computacionais, gestão de banco de dados, redes locais e correio eletrônico.

  • D.

    acervo de respostas técnicas, coleção de relatórios de visitas, estatísticas de mercado, indicadores de produção.

  • E.

    redes eletrônicas de dados, planilhas eletrônicas, agendas eletrônicas, materiais, peças e componentes.

Em relação à coleta de dados em bibliotecas, é correto afirmar:

  • A.

    A qualidade dos formulários pouco afeta a eficácia da coleta de dados.

  • B.

    É natural que se dê prioridade aos dados de entrada, ou seja, dados ligados às atividades-meio da biblioteca, como, por exemplo, a quantidade de materiais recebidos e processados.

  • C.

    A padronização dos conceitos e das formas de coleta é irrelevante frente à necessidade de obtenção de grandes volumes de dados.

  • D.

    O critério para definir o que deve ou não ser contado é a utilização ou aproveitamento que se pretende fazer desses dados.

  • E.

    São poucos os serviços e produtos realmente quantificáveis nas bibliotecas.

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

gerenciar as atividades, e os recursos a elas relacionados, como um processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

Tornar possível a ocorrência de eventos que de outro modo não aconteceriam, reduzir riscos e aumentar o aproveitamento de oportunidades, compensar incertezas e mudanças e reduzir custos são vantagens da atividade de avaliação de serviços de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

apresentar como benefícios o fortalecimento das lideranças em nível estratégico e operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

Em bibliotecas especializadas, a atividade de planejamento frequentemente ocorre no nível operacional, uma vez que o planejamento estratégico e o tático constituem prerrogativa dos níveis de direção da instituição a que pertencem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...