Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A atuação do bibliotecário de referência envolve interação direta com o usuário, por meio da entrevista de referência. Julgue os itens seguintes com relação a esse processo de referência.
No serviço de referência, o bibliotecário deve adotar um comportamento ético de neutralidade, isto é, não deve emitir opiniões de cunho político, religioso ou moral em relação às informações que fornece nem questionar o usuário acera do que será feito com a informação adquirida.
Utilizado em referência ao patrimônio de bens culturais, o termo é também aplicado em bibliotecas, compreendendo o registro individual, em numeração progressiva, de cada item que é incorporado ao seu acervo. Atividade básica do preparo técnico dos livros, trata-se
do tombamento.
da catalogação.
da classificação.
da etiquetagem.
do fichamento.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O desenvolvimento de coleções foi uma das áreas da biblioteconomia mais afetadas pelo surgimento dos documentos eletrônicos. Julgue os itens que se seguem, relativos a critérios para seleção desses documentos em bibliotecas.
Um dos aspectos relacionados à aplicação do critério de precisão na seleção de documentos eletrônicos diz respeito à análise da tendenciosidade da informação divulgada nesses documentos.
Consiste na gestão das condições ambientais em que as coleções se encontram e em que podem ser consultadas. Trata-se
do descarte.
da recuperação física.
da conservação a posteriori.
da restauração.
da conservação preventiva.
Materiais bibliográficos, em geral, podem ser alvos de diversas forças destrutivas. Elas podem ser classificadas em três grupos: físicas, químicas e biológicas. Pertencem, respectivamente, a esses grupos,
o calor, a umidade e as bactérias.
os roedores, a luz solar e os gases.
os agentes poluentes, os fungos e a poeira.
os insetos, a areia e o calor.
os gases, a luz solar e os fungos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.
O atendimento ao usuário via correio eletrônico não necessita de investimentos vultosos em tecnologia e sua implementação se dá pelo e-mail básico e por formulário web, caracterizando, assim, um serviço de referência digital assíncrono.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos centros de documentação e aos serviços de informação.
Os dados coletados dos ambientes interno e externo dos sistemas de informação são insuficientes para a definição de estratégias, do papel social e da oferta de produtos e serviços de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos centros de documentação e aos serviços de informação.
Serviço de auxílio ao leitor é o mesmo que serviço de extensão bibliotecária.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos centros de documentação e aos serviços de informação.
No contexto do planejamento em centros de documentação, a aferição da satisfação do usuário é um indicador para a determinação de funções, produtos e serviços dessas unidades.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.
O levantamento do perfil de interesse do usuário é uma providência fundamental na operacionalização do sistema de disseminação seletiva da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...