Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na definição de serviço de referência e informação, Neusa Dias de Macedo afirma que o objetivo deste é alcançado por meio de linhas de atividades. Dentre estas estão
o apoio ao setor de seleção e o alerta.
a resposta a questões factuais e o apoio ao processamento técnico.
o alerta e a disseminação da informação.
a disseminação da informação e o apoio ao processamento técnico.
a resposta a questões factuais e o apoio ao setor de seleção.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Com relação às aptidões do profissional bibliotecário que trabalha no serviço de referência, os seguintes itens relacionam-se com a adaptabilidade: imaginar um meio para encontrar fatos remotos; procurar simplificar e melhorar os métodos de pesquisa; procurar os assuntos em outras fontes, além dos livros.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Nos serviços de recuperação da informação, a estratégia de busca envolve três etapas principais: aceitação de uma consulta como insumo, formulada pelo usuário; comparação da consulta com cada um dos registros existentes na base de dados e resultado de um conjunto de registros recuperados, a ser submetido ao usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Nos serviços de informação automatizados, define-se linguagem de busca como sendo os termos ou códigos que podem ser utilizados como pontos de acesso em um índice.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Nos sistemas de recuperação da informação, o recurso chamado hipervínculos tem como função permitir, a quem faz a busca, escolher os campos nos quais aparecem termos de busca e rever as buscas feitas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Quanto aos serviços de informação de uma biblioteca, os itens: sumários correntes, disseminação seletiva de informação e lista de novas aquisições são chamados de serviços de busca retrospectiva.
O conceito de "cliente interno" é bastante utilizado pelas modernas teorias de administração e pode também ser aplicado em unidades de informação. Nesse ambiente organizacional, o cliente interno do bibliotecário de catalogação, por exemplo, é o
setor de informática da instituição.
funcionário da seção de pessoal.
departamento de serviços gerais.
agente de periódicos.
bibliotecário de referência.
Neusa Dias de Macedo apresenta cinco linhas de atuação para o serviço de referência. Entre elas estão
o serviço de referência propriamente dito e a análise da mensagem.
a administração/supervisão do setor e a classificação das questões de referência.
a educação do usuário e a comunicação visual.
a classificação das questões de referência e a educação do usuário.
a comunicação visual e a análise da mensagem.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As diferentes formas de condensação do conteúdo dos documentos produzem diferentes representações de conteúdo. Julgue os itens a seguir, relativos aos seguintes tipos de representação: os índices e os resumos.
Os resumos indicativos fornecem mais pontos de acesso do que os resumos informativos e, portanto, é maior o seu potencial de permitir alta revocação na recuperação de informações.
O estabelecimento de prioridades para a ação de preservação no universo digital considera os mesmos conceitos que fundamentam essa ação no âmbito de coleções bibliográficas, que são
longevidade, escolha, qualidade, integridade e acesso.
escolha, custódia, estrutura e importância social.
longevidade, qualidade, importância social e pesquisa.
pesquisa, cooperação, estrutura, tecnologia e integridade.
custódia, tecnologia, acesso, cooperação e longevidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...