Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na definição de serviço de referência e informação, Neusa Dias de Macedo afirma que o objetivo deste é alcançado por meio de linhas de atividades. Dentre estas estão

  • A.

    o apoio ao setor de seleção e o alerta.

  • B.

    a resposta a questões factuais e o apoio ao processamento técnico.

  • C.

    o alerta e a disseminação da informação.

  • D.

    a disseminação da informação e o apoio ao processamento técnico.

  • E.

    a resposta a questões factuais e o apoio ao setor de seleção.

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Com relação às aptidões do profissional bibliotecário que trabalha no serviço de referência, os seguintes itens relacionam-se com a adaptabilidade: imaginar um meio para encontrar fatos remotos; procurar simplificar e melhorar os métodos de pesquisa; procurar os assuntos em outras fontes, além dos livros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Nos serviços de recuperação da informação, a estratégia de busca envolve três etapas principais: aceitação de uma consulta como insumo, formulada pelo usuário; comparação da consulta com cada um dos registros existentes na base de dados e resultado de um conjunto de registros recuperados, a ser submetido ao usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Nos serviços de informação automatizados, define-se linguagem de busca como sendo os termos ou códigos que podem ser utilizados como pontos de acesso em um índice.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Nos sistemas de recuperação da informação, o recurso chamado hipervínculos tem como função permitir, a quem faz a busca, escolher os campos nos quais aparecem termos de busca e rever as buscas feitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Quanto aos serviços de informação de uma biblioteca, os itens: sumários correntes, disseminação seletiva de informação e lista de novas aquisições são chamados de serviços de busca retrospectiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de "cliente interno" é bastante utilizado pelas modernas teorias de administração e pode também ser aplicado em unidades de informação. Nesse ambiente organizacional, o cliente interno do bibliotecário de catalogação, por exemplo, é o

  • A.

    setor de informática da instituição.

  • B.

    funcionário da seção de pessoal.

  • C.

    departamento de serviços gerais.

  • D.

    agente de periódicos.

  • E.

    bibliotecário de referência.

Neusa Dias de Macedo apresenta cinco linhas de atuação para o serviço de referência. Entre elas estão

  • A.

    o serviço de referência propriamente dito e a análise da mensagem.

  • B.

    a administração/supervisão do setor e a classificação das questões de referência.

  • C.

    a educação do usuário e a comunicação visual.

  • D.

    a classificação das questões de referência e a educação do usuário.

  • E.

    a comunicação visual e a análise da mensagem.

As diferentes formas de condensação do conteúdo dos documentos produzem diferentes representações de conteúdo. Julgue os itens a seguir, relativos aos seguintes tipos de representação: os índices e os resumos.

Os resumos indicativos fornecem mais pontos de acesso do que os resumos informativos e, portanto, é maior o seu potencial de permitir alta revocação na recuperação de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estabelecimento de prioridades para a ação de preservação no universo digital considera os mesmos conceitos que fundamentam essa ação no âmbito de coleções bibliográficas, que são

  • A.

    longevidade, escolha, qualidade, integridade e acesso.

  • B.

    escolha, custódia, estrutura e importância social.

  • C.

    longevidade, qualidade, importância social e pesquisa.

  • D.

    pesquisa, cooperação, estrutura, tecnologia e integridade.

  • E.

    custódia, tecnologia, acesso, cooperação e longevidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...