Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A disseminação seletiva da informação desenvolvida pelo setor de referência se caracteriza como

  • A. provisão de documentos.
  • B. orientação ao usuário.
  • C. auxílio editorial.
  • D. serviço de alerta.
  • E. localização de material.

Uma política de seleção define critérios segundo os quais os documentos são julgados para se decidir a respeito de sua incorporação ao acervo. Julgue os itens a seguir, a respeito desses critérios.

Critérios muito rígidos de seleção ocasionam dificuldades relativas à disponibilidade de materiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

A troca é o conceito central do marketing e implica sempre a oferta de um produto em troca de dinheiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Estimular o gerenciamento da busca e do uso da informação, de acordo com a necessidade do usuário, incluindo o treinamento na utilização dos catálogos, no uso do acervo e no acesso à informação, são atividades importantes para medir, também, o nível de desempenho do atendimento ao público, nas bibliotecas. De acordo com a afirmativa, esses procedimentos são pertinentes ao serviço de:

  • A.

    referência.

  • B.

    circulação.

  • C.

    atendimento.

  • D.

    divulgação.

Analise as seguintes afirmativas concernentes às relações entre o serviço de referência e informação e os serviços técnicos de uma biblioteca.

I. A elaboração de instrumentos de recuperação da informação tem seu trajeto do usuário para o documento ou da necessidade informacional do usuário para a informação em potencial, que se concretiza por meio do documento.

II. O bibliotecário de referência deverá analisar a demanda do usuário, entendê-la e transformá-la dentro dos parâmetros passíveis de recuperação, ou seja, a linguagem documentária utilizada pela biblioteca.

III. O local em que ocorre a mediação entre a necessidade informacional do usuário e a informação, mediação esta concretizada a partir de todo um trabalho técnico desenvolvido por todos os setores da biblioteca, é o serviço de referência.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se aquela que “coleta dados aos pares de duas variáveis (causa/efeito) para checar a existência real da relação entre essas variáveis”. Essa ferramenta é conhecida como

  • A.

    diagrama de Pareto.

  • B.

    diagrama de Ishikawa.

  • C.

    gráfico espinha-de-peixe.

  • D.

    gráfico de dispersão.

  • E.

    histograma.

A proposta do Serviço de Referência está relacionada à figura de

  • A.

    Jesse Shera.

  • B.

    Samuel S. Green.

  • C.

    Samuel C. Bradford.

  • D.

    Gabriel Naudé.

  • E.

    D. J. Foskett.

A função primordial de um centro de documentação, de um centro de informação ou de uma biblioteca especializada está direcionada para as atividades

  • A.

    de processamento técnico.

  • B.

    da aquisição e seleção.

  • C.

    de armazenamento e preservação.

  • D.

    do serviço de referência e informação.

  • E.

    de desenvolvimento de coleções.

Entre as medidas relevantes para a conservação preventiva do acervo de bibliote-cas, NÃO se inclui:

  • A.

    elaboração de plano de ação para o caso de acidentes.

  • B.

    climatização do ambiente, monitorando os níveis de calor e umidade.

  • C.

    treinamento de pessoal técnico quanto ao manuseio correto dos livros.

  • D.

    disposição das estantes de forma a propiciar a incidência de luz natural.

Considerando os fatores que contribuem para a degradação do papel, assinale a alternativa que apresenta um agente intrínseco:

  • A.

    inseto e roedor.

  • B.

    resíduo químico.

  • C.

    radiação ultravioleta.

  • D.

    poluente atmosférico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...