Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de seleção e aquisição, o bibliotecário viu- -se diante da necessidade de verificar a ocorrência e o número de itens sobre determinado assunto, na biblioteca sob sua gestão. Considerando que a biblioteca adota o sistema de localização relativa, mesmo para os diferentes tipos de materiais, o bibliotecário utilizou, para aquela verificação, o catálogo

  • A. decisório
  • B. topográfico
  • C. biobibliográfico
  • D. de assuntos
  • E. de registro

Há uma atividade do Serviço de Referência presencial ou virtual de determinada biblioteca, que consiste na promoção contínua, por meio de clippings e sumários correntes, de informações relativas ao seu acervo, que são baseadas em interesses verificados em perfis de usuários reais. Essa atividade denomina-se

  • A. aquisição planificada
  • B. comutação bibliográfica
  • C. recuperação da informação
  • D. serviço de alerta
  • E. levantamento bibliográfico

Saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível, apresentar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade são características do profissional de referência relativas às

  • A. habilidades técnicas
  • B. competências técnicas
  • C. competências teóricas
  • D. atitudes e à personalidade
  • E. qualidades intelectuais e comportamentais

Na construção de um plano de marketing, a definição do público-alvo, o dimensionamento do produto/serviço e o estabelecimento dos canais de comunicação estão relacionados à

  • A. revisão do plano
  • B. definição de metas
  • C. definição do plano tático
  • D. determinação do mercado
  • E. determinação das estratégias

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/ clientes e da sociedade. A afirmação acima refere-se ao conceito de

  • A. rede de marketing
  • B. marketing societal
  • C. composto de marketing
  • D. pesquisa de mercado
  • E. variáveis comportamentais

O que é sistema de informação?

  • A. Campo da ciência que visa classificar a vida, através de uma lista organizada de palavras.
  • B. Modelo de recuperação da informação no qual os termos de busca são ligados através dos conectores “e”, “ou” e “não”.
  • C. Instrumento de controle da terminologia, usado para transferir descritores da linguagem natural da documentação para um sistema linguístico.
  • D. Todo e qualquer sistema composto por dados ou informações de entrada cujo objetivo final é gerar informações de saída para atender determinadas necessidades.

Um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição, é a política de

  • A. sinergia.
  • B. estratégia.
  • C. referência.
  • D. bibliografia.

Assinale a alternativa que define corretamente o termo “remissivas”.

  • A. Pontos de acesso que indicam outros pontos de acesso.
  • B. Todos os termos constantes em documentos e que podem ser considerados termos de indexação.
  • C. Elemento de excelência para encontrar artigos curtos e condensados sobre os mais diversos assuntos.
  • D. Indexação não controladas que permitem às relações de gênero espécie serem identificadas e mapeadas em áreas do conhecimento.

O serviço de referência presencial possui características institucionais. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas características.

  • A. Público, interno ou externo, é um elemento fundamental que orienta as escolhas e as atividades.
  • B. Natureza da coleção de referência seja em papel ou em meio digital, espaço de consulta, espaço para o acervo de referência.
  • C. Varia de acordo com a quantidade de profissionais especializados ou conforme as tarefas atribuídas ao serviço e à quantidade potencial de usuários.
  • D. Tecnologias utilizadas, programas para tratamento de material bibliográfico e documentário, informática documentária, consulta a bancos de dados em linha em CDs, DVDs e Internet.

“Embora tratado como um serviço à parte, o serviço de referência _______________ é tido como um prolongamento do serviço de referência _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. digital / manual
  • B. manual / virtual
  • C. presencial / digital
  • D. virtual / presencial
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...