Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os documentos editados em fascículos, em sequência contínua e intervalos regulares e prefixados, e por tempo indeterminado, são denominados publicações:

  • A. especiais;
  • B. oficiais;
  • C. periódicas;
  • D. monográficas;
  • E. correntes.

O modelo estratégico de disseminação, que envolve a disposição livre de literatura, viabilizando a circulação do conhecimento acadêmico e científico, sob a garantia de acesso à informação e de preservação de direitos autorais denominase

  • A. controle bibliográfico.
  • B. repositório institucional.
  • C. via dourada.
  • D. biblioteca digital.
  • E. acesso aberto.

Os documentos que relacionam literatura e fontes de informação, apresentam uma visão geral da produção bibliográfica, incluindo comentários a respeito do material citado, incluindo informações sobre instituições, produtos, publicações e serviços de uma determinada área de conhecimento, cujo objetivo principal é manter seus leitores a par da existência daquelas fontes mais importantes, saber como utilizá-las e ajudá-los na otimização de pesquisa bibliográfica corrente ou retrospectiva são chamados

  • A. manuais e tratados.
  • B. indicadores de instituições.
  • C. fontes de informação técnico-científicas.
  • D. guias de fontes de informação.
  • E. guias de referência.

Com relação às principais abordagens dos estudos das necessidades de informação, assinale a opção correta.

  • A. O princípio da incerteza, que é o estado cognitivo do usuário no início de um processo de busca, constitui a base da abordagem sense making.
  • B. Constitui pressuposto da abordagem do menor esforço que, nas atividades de busca e acesso, o usuário visa sempre o menor esforço possível para satisfazer suas necessidades de informação.
  • C. A abordagem de valor agregado foca na percepção que o usuário tem da utilidade e do valor da informação para a resolução de um problema, visando unir várias dimensões de uma mesma questão às diferentes peculiaridades da informação utilizadas para resolvê-la. Para isso, o usuário estabelece critérios de julgamento de relevância da informação.
  • D. A abordagem do estado anômalo de conhecimento pressupõe duas grandes categorias de necessidades de informação: aquelas que visam o conhecimento, derivadas do desejo de saber, e aquelas que visam a ação, derivadas de necessidades materiais advindas da realização de atividades humanas.
  • E. O foco da abordagem do processo construtivo é a constituição de sentido por parte do usuário, ou seja, como o indivíduo constrói suas necessidades de informação a partir da observação, interpretação e compreensão do mundo exterior.

A noção de Biblioteca como forma de conservação da informação é descrita desde os tempos mais antigos mas o termo documentação só surge em meados do século XX. Em biblioteconomia fala-se de documentos qualquer que seja a sua natureza ou suporte. Assim sendo podemos encontrar diversos tipos de documentos, com nomenclaturas distintas. Documentos impressos, publicados em partes sucessivas, com designação numérica e cuja publicação pressupõe uma continuidade, com periodicidade variada, classificamos como:

  • A. Material Não Livro.
  • B. Publicações Periódicas.
  • C. Monografias.
  • D. Obras de Referência.

Observe os dois agrupamentos abaixo.

1. Promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na Área de Humanidades.

2. Ser um modelo de excelência na gestão e disseminação da informação.

3. Manter o compromisso com a democratização do acesso à informação de forma equitativa, respeitando a ética e os valores humanos.

a. Missão.

b. Valores.

c. Visão.

A correlação correta entre eles é

  • A. 1a, 2b, 3c.
  • B. 1b, 2a, 3c.
  • C. 1c, 2b, 3a.
  • D. 1a, 2c, 3b.
  • E. 1b, 2c, 3a.

Está presente em diferentes níveis, nas diversas abordagens que os pesquisadores têm procurado para solucionar o problema de encontrar a informação. O conhecimento linguístico pode, principalmente através de processamentos morfossintático e semântico, trazer estratégias inteligentes para a RI (Recuperação da Informação). Tanto através de métodos estatísticos, quanto pela aplicação de conhecimento linguístico. Tem ainda muitos desafios a vencer na área de RI mas, por certo, tem muitos benefícios a oferecer. Falamos do(a):

  • A. Processamento da linguagem natural.
  • B. Processamento da linguagem universal.
  • C. Recuperação da linguagem original.
  • D. Registro da linguagem natural.

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens. A oferta de serviço de referência virtual é uma das funcionalidades imprescindíveis às ferramentas para a construção de bibliotecas digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instrumento de administração que registra todos os aspectos estruturais da biblioteca, orientando sobre os serviços e as relações existentes entre as diversas tarefas, conforme os diversos setores de trabalho, é

  • A. o regulamento do pessoal.
  • B. o manual de serviços.
  • C. o relatório técnico.
  • D. o boletim de notícias.
  • E. o estatuto da biblioteca.

As obras que, conforme a natureza da matéria de que tratam e o modo como são organizadas, não se destinam à leitura integral, mas à consulta em determinados tópicos, oferecendo determinadas informações, são identificadas, segundo sua utilidade prática como obras de

  • A. estudo.
  • B. recreação.
  • C. referência.
  • D. informação.
  • E. pesquisa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...