Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de automação de processos e serviços em unidades de informação, julgue os itens subseqüentes.
As modificações tecnológicas e as recentes concepções de gerenciamento de recursos de informação têm causado uma quebra no paradigma dos modelos tradicionais de bibliotecas, agilizando o tratamento e a disseminação de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de automação de processos e serviços em unidades de informação, julgue os itens subseqüentes.
As bibliotecas eletrônicas/virtuais não são apenas um conjunto de equipamentos e bons programas para a gerência de base de dados e telecomunicações. São, antes de mais nada, uma possibilidade de revisão dos modelos administrativos de gerenciamento de informações com altíssimo grau de utilização de tecnologias.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de automação de processos e serviços em unidades de informação, julgue os itens subseqüentes.
A missão das bibliotecas eletrônicas é crescer em relevância e em comportamento informacional, mudando seu foco nas seguintes direções: não se centrar em si mesma como instituição, mas como provedora de informação, usar as novas tecnologias para aumentar o acesso à informação e tornar-se uma rede de áreas para todos os tipos de fontes provedoras de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de automação de processos e serviços em unidades de informação, julgue os itens subseqüentes.
Uma alteração substancial observada no processo de automação de bibliotecas, no Brasil, diz respeito ao comportamento do usuário que, ao ter acesso ao sistema, pode realizar suas próprias pesquisas e, com o uso da Internet, obter maior conhecimento dos recursos informacionais das bibliotecas e utilizá-los com mais efetividade, credibilidade, confiabilidade e precisão dos dados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de automação de processos e serviços em unidades de informação, julgue os itens subseqüentes.
Os serviços de disseminação seletiva da informação e de levantamentos retrospectivos são produtos que começaram a ser oferecidos pelos serviços de indexação e resumos, a partir de bases de dados computadorizadas.
O serviço de referência e informação, atualmente denominado serviço de atendimento ao usuário, compreende uma série de atividades voltadas à mediação entre os serviços e produtos desenvolvidos pelo sistema de informação e os seus usuários. Assinale o conjunto de atividades que melhor compõem o escopo desse serviço.
Entrevista de referência, estudos de usabilidade, seleção e aquisição de acervo, empréstimos e indexação.
Processo de referência, estudos de usuários, educação de usuários, comunicação visual/interface, propaganda e marketing dos produtos e serviços.
Classificação, serviços de extensão à comunidade, gerenciamento e administração do sistema de informação como um todo.
Estudos de usuários, estudos de usabilidade, empréstimos entre bibliotecas e políticas de indexação e classificação
Os objetivos da avaliação dos serviços oferecidos por um Sistema de Informação podem ser:
I. acompanhar tendências, monitorar inovações e justificar prestações de contas;
II. planejar o processo de desenvolvimento de coleções;
III. desenvolver estudos de usuários e traçar políticas de indexação do acervo;
IV. obter os recursos necessários para o desenvolvimento de novos serviços e produtos;
V. identificar os programas e serviços necessários para atingir as metas e otimizar a alocação de recursos.
O que melhor identifica os objetivos da avaliação é o contido nos itens
I e V, apenas.
II e V, apenas.
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V.
Uma representação do Processo de Referência pode ser:
Analisando esse modelo à luz das teorias de recepção e comunicação, assinale o conjunto de atividades que compõem de forma mais completa esse processo.
Analisando esse modelo à luz das teorias de recepção e comunicação, assinale o conjunto de atividades que compõem de forma mais completa esse processo.
Auxiliar o usuário a encontrar a informação necessária e o documento de maneira mais simples e conveniente é o principal objetivo em bibliotecas digitais dos
A repetição de uma ou mais operações ou modificações introduzidas nas respostas, a fim de avaliar os resultados de alguns dos processos relacionados à recuperação da informação denomina-se:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...