Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Controlar o recebimento de cópias e enviá-las ao usuário são atividades específicas de um serviço de caráter bibliográfico, caracterizado pelo fornecimento de informação não existente em seu próprio acervo.

Esse procedimento é denominado

  • A.

    controle

  • B.

    intercâmbio

  • C.

    pesquisa

  • D.

    compilação

  • E.

    comutação

Dentre as atividades do setor de referência, no contexto da educação do usuário, NÃO constitui condição para o uso adequado da unidade de informação a(o):

  • A.

    normalização técnica de publicações visando à padronização.

  • B.

    visita monitorada de apresentação da unidade de informação.

  • C.

    capacitação para acesso e uso autônomo das bases de dados.

  • D.

    orientação quanto à conservação e à preservação do acervo.

  • E.

    treinamento para uso das instalações, do acervo e dos recursos.

Há um serviço que consiste na promoção contínua de informação através de produtos, tais como listas de novas aquisições, sumários correntes e clippings. Essa atividade específica está relacionada à assistência ao usuário na busca de informações, tanto no acervo da Unidade de Informação como em outras instituições.

Essa descrição corresponde ao serviço de

  • A.

    alerta

  • B.

    referência

  • C.

    reformatação

  • D.

    extensão

  • E.

    ação cultural

Marketing da informação é um processo que pode contribuir para a garantia do futuro das unidades de informação.

Nesse sentido, o marketing da informação é visto como atividade

  • A.

    mantenedora da unidade de informação

  • B.

    corporativa de criação e inovação

  • C.

    de estímulo à utilização de serviços e produtos de informação

  • D.

    de melhoria da imagem das unidades de informação e dos bibliotecários

  • E.

    de ajustamento de produtos e serviços às necessidades dos usuários

Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens.

Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho.

Essa categoria é a

  • A.

    qualidade

  • B.

    adaptabilidade

  • C.

    facilidade de uso

  • D.

    economia de tempo

  • E.

    economia de custo

Segundo Moresi (2011), na gestão do conhecimento e inteligência organizacional, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma sem a iniciativa do indivíduo e a interação que ocorre no grupo.

Esse conhecimento pode ser amplificado ou cristalizado ao nível do grupo, por meio de

  • A.

    inteligência do processo de consultoria

  • B.

    conversão do conhecimento tácito em explícito

  • C.

    internalização e externalização do conhecimento

  • D.

    valoração da criação do conhecimento nas organizações

  • E.

    discussões, compartilhamento de experiências e observação

No Código de Catalogação Anglo-americano, segunda edição (AACR2R), faz-se a entrada de uma

  • A.

    comunicação oficial de um chefe de Estado, de Governo ou de um Organismo Internacional pelo cabeçalho individual estabelecido para a pessoa.

  • B.

    coletânea de comunicações oficiais de mais de um chefe de Estado pelo cabeçalho do compilador, se mencionado com destaque no item que está sendo catalogado

  • C.

    obra de um autor pessoal, sob cabeçalho estabelecido para essa pessoa, esteja ela mencionada ou não no item que está sendo catalogado.

  • D.

    obra de autoria difusa, com mais de três autores e sem responsabilidade principal atribuída, pelo nome do autor mencionado em primeiro lugar.

  • E.

    obra de responsabilidade compartilhada, com mais de três autores, pelo título, mesmo que um dos autores esteja destacado no leiaute da fonte principal de informação.

A definição de Ciência da Informação apresentada por Borko, um teórico da área de CI, e a definição de marketing da American Marketing Association facilitam a aceitação da possibilidade da associação de uma a outra.

Essa associação se deve ao fato de que Borko admite que a Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar relacionada ao campo da

  • A.

    gestão

  • B.

    propaganda

  • C.

    publicidade

  • D.

    economia

  • E.

    sociologia

O título uniforme, conforme estabelecido no AACR2R, proporciona meios para

  • A.

    identificar a apresentação de uma obra que seja revisão ou atualização da obra original, publicada na mesma língua.

  • B.

    distinguir entre duas ou mais obras de um mesmo autor, publicadas sob títulos principais distintos.

  • C.

    identificar uma obra quando o título principal do item que está sendo catalogado é vago ou incompleto.

  • D.

    reunir todas as entradas de uma obra, quando aparecerem apresentações diferentes dessa obra, sob vários títulos.

  • E.

    ordenar em sequência lógica, pelos títulos, todas as obras de autores de renome nacional ou internacional.

Na organização de conceitos em linguagem documentária, há um princípio que preconiza que a denominação do conceito é um termo que guarda com ele uma relação unívoca, ou seja, para cada conceito existe apenas uma denominação e cada denominação vale apenas para um conceito.

Tal princípio é o da

  • A.

    univocidade

  • B.

    uniformidade

  • C.

    hospitalidade

  • D.

    especificidade

  • E.

    monorreferencialidade

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...