Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Controlar o recebimento de cópias e enviá-las ao usuário são atividades específicas de um serviço de caráter bibliográfico, caracterizado pelo fornecimento de informação não existente em seu próprio acervo.
Esse procedimento é denominadocontrole
intercâmbio
pesquisa
compilação
comutação
Dentre as atividades do setor de referência, no contexto da educação do usuário, NÃO constitui condição para o uso adequado da unidade de informação a(o):
normalização técnica de publicações visando à padronização.
visita monitorada de apresentação da unidade de informação.
capacitação para acesso e uso autônomo das bases de dados.
orientação quanto à conservação e à preservação do acervo.
treinamento para uso das instalações, do acervo e dos recursos.
Há um serviço que consiste na promoção contínua de informação através de produtos, tais como listas de novas aquisições, sumários correntes e clippings. Essa atividade específica está relacionada à assistência ao usuário na busca de informações, tanto no acervo da Unidade de Informação como em outras instituições.
Essa descrição corresponde ao serviço dealerta
referência
reformatação
extensão
ação cultural
Marketing da informação é um processo que pode contribuir para a garantia do futuro das unidades de informação.
Nesse sentido, o marketing da informação é visto como atividademantenedora da unidade de informação
corporativa de criação e inovação
de estímulo à utilização de serviços e produtos de informação
de melhoria da imagem das unidades de informação e dos bibliotecários
de ajustamento de produtos e serviços às necessidades dos usuários
Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens.
Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho. Essa categoria é aqualidade
adaptabilidade
facilidade de uso
economia de tempo
economia de custo
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Segundo Moresi (2011), na gestão do conhecimento e inteligência organizacional, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma sem a iniciativa do indivíduo e a interação que ocorre no grupo.
Esse conhecimento pode ser amplificado ou cristalizado ao nível do grupo, por meio deinteligência do processo de consultoria
conversão do conhecimento tácito em explícito
internalização e externalização do conhecimento
valoração da criação do conhecimento nas organizações
discussões, compartilhamento de experiências e observação
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
No Código de Catalogação Anglo-americano, segunda edição (AACR2R), faz-se a entrada de uma
comunicação oficial de um chefe de Estado, de Governo ou de um Organismo Internacional pelo cabeçalho individual estabelecido para a pessoa.
coletânea de comunicações oficiais de mais de um chefe de Estado pelo cabeçalho do compilador, se mencionado com destaque no item que está sendo catalogado
obra de um autor pessoal, sob cabeçalho estabelecido para essa pessoa, esteja ela mencionada ou não no item que está sendo catalogado.
obra de autoria difusa, com mais de três autores e sem responsabilidade principal atribuída, pelo nome do autor mencionado em primeiro lugar.
obra de responsabilidade compartilhada, com mais de três autores, pelo título, mesmo que um dos autores esteja destacado no leiaute da fonte principal de informação.
A definição de Ciência da Informação apresentada por Borko, um teórico da área de CI, e a definição de marketing da American Marketing Association facilitam a aceitação da possibilidade da associação de uma a outra.
Essa associação se deve ao fato de que Borko admite que a Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar relacionada ao campo dagestão
propaganda
publicidade
economia
sociologia
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O título uniforme, conforme estabelecido no AACR2R, proporciona meios para
identificar a apresentação de uma obra que seja revisão ou atualização da obra original, publicada na mesma língua.
distinguir entre duas ou mais obras de um mesmo autor, publicadas sob títulos principais distintos.
identificar uma obra quando o título principal do item que está sendo catalogado é vago ou incompleto.
reunir todas as entradas de uma obra, quando aparecerem apresentações diferentes dessa obra, sob vários títulos.
ordenar em sequência lógica, pelos títulos, todas as obras de autores de renome nacional ou internacional.
Na organização de conceitos em linguagem documentária, há um princípio que preconiza que a denominação do conceito é um termo que guarda com ele uma relação unívoca, ou seja, para cada conceito existe apenas uma denominação e cada denominação vale apenas para um conceito.
Tal princípio é o daunivocidade
uniformidade
hospitalidade
especificidade
monorreferencialidade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...