Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto às fontes de informação jurídica, julgue os itens que se seguem.
A Bibliografia Brasileira de Direito, editada pela Escola Superior do Ministério Público da União, reúne referências bibliográficas de livros, artigos de revistas e outros textos afins, publicados no Brasil em língua portuguesa e inseridos na base de dados alimentada pelas bibliotecas que compõem a Rede Virtual de Bibliotecas.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
Estudo de usuários pode ser entendido como uma sondagem de quem diz o que para alguém por meio de que meios e com que efeito. Nesse entendimento, os termos quem, o que, alguém, meios e efeito referem-se, respectivamente, aos serviços de informação, informação, usuários, canais e impacto do uso da informação.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto às fontes de informação jurídica, julgue os itens que se seguem.
A base de dados Jurisprudência Unificada, mantida pelo Conselho Nacional de Justiça, pode ser considerada uma fonte de informação secundária do direito, pois os documentos reunidos representam um conjunto de decisões reiteradas de juízes e tribunais relativas a determinada tese jurídica e suas interpretações das leis.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
Usuários de informação podem ser classificados em três grupos principais: usuários que ainda não estão na vida ativa profissional ou são estudantes; usuários engajados na vida ativa, cujas necessidades de informação têm origem na sua vida profissional; e o cidadão, cujas necessidades de informação são gerais e relacionadas à sua vida social.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto às fontes de informação jurídica, julgue os itens que se seguem.
Instituições públicas como a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal Militar e o Ministério da Saúde são consideradas fontes de informação jurídica.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
Após o questionário, a observação indireta é o método mais utilizado para a realização de estudos de usuários e pode ser do tipo não estruturada, semiestruturada e estruturada.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
A técnica de grupo focal, que envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes acerca de determinado tema, pode ser utilizada para a realização de estudos de usuários.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
A modernização ou a reestruturação do processo produtivo, como estratégia política de gestão de pessoais, constitui elemento crítico para o alcance da qualidade nos serviços de informação, pois a rapidez na tomada de decisões, critério de qualidade tão importante no mundo atual, é possível somente com a estratégia de valorização das pessoas.
No serviço público, a gestão de pessoas está vinculada ao paradigma mecanicista de administração, tendo absorvido pouco do paradigma holístico, que abrange, com profundidade, as áreas de atuação humana.
Programas de treinamento são ações básicas para a implantação de uma política de gestão de pessoas baseada na estratégia de modernização do processo produtivo.
No âmbito das unidades de informação, a promoção de maior compartilhamento de informações, inclusive sobre os processos de trabalho, maximiza os resultados do processo de gestão de pessoas.
A tecnologia é o elemento mais importante para se aumentar a eficiência profissional.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Organizar o espaço físico de uma unidade de informação significa prepará-la para o cumprimento das funções básicas que justificam a sua existência. Nesse contexto, a função básica da organização do espaço físico de uma biblioteca é
desenvolver ferramentas e métodos de trabalho eficazes e eficientes por meio da definição da estrutura interna de operação e da obtenção e distribuição de recursos físicos e humanos compatíveis com o trabalho a ser realizado.
satisfazer os seus usuários mediante oferta de produtos e serviços de informação de qualidade compatível com o mercado.
gerar receitas com a venda de produtos e serviços e a execução de projetos suficientes para sua autossustentação e desenvolvimento continuado.
identificar e organizar fontes e informações potencialmente úteis à sua clientela.
mapear a divisão do poder com a atribuição de responsabilidades e tarefas, propiciando a montagem de uma infraestrutura de trabalho.
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